Tubarão
O Espaço Integrado de Artes da Unisul (Bolha) recebeu 180 jovens no workshop Conexão Jovem durante a manhã do último sábado. O evento faz parte do Movimento SC pela Educação, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), e foi realizado simultaneamente em 16 cidades do Estado para debater propostas que tornem a educação mais eficiente.
Entre os palestrantes do evento estava o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, que abordou os temas “Competências necessárias para o profissional do século 21” e o “Cenário educacional e seus desafios”.
Durante sua didática, Heerdt destacou a necessidade de o aluno estar cada vez mais atendo às ferramentas que cada instituição de ensino oferece e ressaltou a importância de o jovem aluno procurar ir sempre além. Buscar incansavelmente o conhecimento, para assim aumentar o leque de resultados.
Em todas as cidades, os jovens acompanharam discussões acerca do futuro da educação e puderam opinar sobre o tema, participando de debate e respondendo pesquisa que subsidiará o documento “A visão do jovem catarinense sobre educação”.
Já no evento em Florianópolis, o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, foi categórico ao afirmar que, em sua visão, os “jovens devem liderar o processo de desenvolvimento do país”.
“Precisamos que os jovens assumam a liderança do processo de desenvolvimento do país. Por isso, queremos fazer um pacto com vocês: nós criamos as oportunidades que vocês devem aproveitar com responsabilidade, porque o bem mais precioso que vocês têm é o tempo. Estudem e se preparem para assumir a liderança em Santa Catarina”, completou Côrte.
Nas 16 regionais da Fiesc, em Santa Catarina, o evento reuniu mais de 3,7 mil jovens.
