Com a chegada do frio, a Prefeitura de Lages intensificou a vacinação noturna em junho. A ação ocorre em várias unidades de saúde e com o Carro da Vacina, para facilitar o acesso de quem trabalha ou estuda durante o dia.
Vacinação noturna em Lages amplia cobertura imunológica
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou neste mês de junho um reforço na vacinação noturna, visando aumentar a cobertura vacinal no período mais frio do ano, quando as infecções respiratórias tendem a crescer. Entre os dias 3, 5 e 6 de junho, a Central de Imunização funciona das 18h às 22h. Além disso, a UBS do bairro Coral terá vacinação de segunda a quinta-feira, das 17h às 21h, e a UBS do Vila Mariza abrirá nos dias 10 e 24 de junho, também das 17h às 21h.
A iniciativa busca atender principalmente quem não consegue se vacinar em horário comercial, ampliando o acesso e fortalecendo a proteção coletiva. “Buscamos ampliar o acesso aos imunizantes com ações que visam facilitar o acesso a todos aqueles que trabalham ou estudam e não conseguem ir até os locais de vacinação durante o dia”, destacou a secretária da Saúde, Susana Zen.
Carro da Vacina percorre CEIMs durante junho
Outra ação importante para aumentar a imunização é a presença do Carro da Vacina em frente a Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) durante o mês de junho, sempre das 14h às 18h. Confira as datas e locais:
- 03/06/2025 – Ceim Maria de Castro Arruda – Rua Sergipe, nº 73, São Cristóvão
- 05/06/2025 – Ceim Guadalajara – Rua Inocência Alves de Brito, nº 151, Conta Dinheiro
- 10/06/2025 – Ceim Ivo Pacheco de Andrade – Rua Ernesto Ranzolin, nº 100, Tributo
- 12/06/2025 – Ceim Elvas Flávio Lenzi – Rua João Maria de Souza, s/n, Penha
- 17/06/2025 – Ceim Moranguinho – Rua Eleutério da Silva Furtado, nº 738, Centenário
- 24/06/2025 – Ceim Girassol – Rua Esporte Clube Corinthians, nº 850, Santa Mônica
- 26/06/2025 – Ceim Gente Miúda – Rua Joinville, s/n – Petrópolis
Essa estratégia visa facilitar ainda mais o acesso de pais e responsáveis que acompanham seus filhos nas creches municipais.
Dia da Multivacinação acontece no sábado, 7 de junho
No próximo sábado, dia 7 de junho, será realizado o Dia da Multivacinação, com 14 pontos de vacinação abertos das 13h às 17h, reforçando a campanha de imunização. As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Penha, Promorar, Guarujá, Várzea, Habitação, Vila Mariza, São Pedro, São Miguel, Santa Helena, Petrópolis e Coral estarão funcionando, assim como o Centro de Referência Especializado Saúde da Criança e Adolescente (Cresça), o Hospital e Maternidade Tereza Ramos e a Central de Imunização (Vigilância Epidemiológica).
Prefeitura reforça compromisso com a saúde coletiva
A Prefeitura de Lages reforça seu compromisso com a saúde pública ao facilitar o acesso às vacinas, especialmente durante o inverno, quando a imunização é essencial para reduzir os riscos de infecções respiratórias. A população é incentivada a aproveitar os horários estendidos e os pontos extras de vacinação.