Por suas características geográficas, a cidade é considerada ideal para o uso de bicicletas no dia a dia.
Laguna
A bicicleta é um meio de transporte ideal para cidades com menos de 50 mil habitantes e para percorrer distâncias entre dois e dez quilômetros. Quando o relevo é plano, como nas regiões litorâneas, a atratividade aumenta ainda mais.
Laguna tem todas estas características e já possui ciclovias e ciclofaixas implantadas em algumas localidades. A região central da cidade, por exemplo, pode ser interligada com o balneário Mar Grosso, passando por bairros estratégicos como o Portinho e Magalhães, que são rotas de trabalhadores, universitários e turistas.
Esse “anel viário” de ciclovia em Laguna, conhecido como ciclorrota, é bem possível, pois metade do trecho tem ciclovia e ciclofaixa. Seria a interligação Centro Histórico – Laguna Internacional – Mar Grosso – Magalhães. Deste trecho, a orla do Centro Histórico e do Mar Grosso já possuem ciclofaixa. A ciclovia do Laguna Internacional foi construída recentemente. As regiões que precisariam da implantação de ciclofaixas seriam o bairro Magalhães e a interligação entre o Centro Histórico e Laguna Internacional.
No caso da ligação entre o Magalhães e o Centro, uma das soluções seria adequar umas das três avenidas que cortam o bairro e destinar espaço para ciclofaixa.
O engenheiro e especialista em mobilidade urbana Guilherme Medeiros diz que a avenida Colombo Machado Salles, que dá acesso ao sambódromo, é um eixo que pode ser aproveitado para fazer a ligação entre Laguna Internacional e o Centro.
Trânsito no Mar Grosso deverá ser modificado
Está em andamento um projeto para alterações no tráfego e mobilidade das avenidas Senador Galotti e João Pinho, no Mar Grosso. “Pretendemos transformar essas avenidas em mão única, aumentar a calçada e implantar ciclofaixa”, diz o engenheiro civil e assessor do gabinete do governo municipal, Anselmo Fábio de Moraes.
“A prefeitura está aberta a propostas e pretende implantar ciclofaixas em alguns bairros, como no Magalhães, por exemplo”, complementa o assessor.