Laguna realiza 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com foco em políticas públicas inclusivas

Foto PMLSC divulgação, Notisul

Evento reuniu representantes da sociedade civil e poder público na UDESC, com objetivo de fortalecer a participação social e garantir direitos

A Prefeitura de Laguna promoveu nesta segunda-feira (2) a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nas dependências da UDESC. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, reunindo representantes do poder público, sociedade civil, lideranças comunitárias, conselheiros e instituições que atuam com políticas voltadas ao envelhecimento.

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, a conferência teve como objetivo fortalecer a participação social na formulação de políticas públicas que assegurem um envelhecimento com dignidade, equidade e inclusão.

Participação ampla e debates sobre políticas públicas

Durante a programação, os participantes debateram propostas e encaminhamentos essenciais para o futuro das pessoas idosas no município e no estado. A conferência contou com momentos de escuta ativa, construção coletiva e diálogo entre diversos setores da sociedade.

O destaque do evento foi a palestra magna da assistente social Karla Cardoso Borges, profissional com mais de 20 anos de atuação na Política de Assistência Social, que abordou os desafios e perspectivas na garantia dos direitos da pessoa idosa.

Grupos de trabalho debateram cinco eixos temáticos

Os participantes também se dividiram em grupos de trabalho para aprofundar discussões sobre cinco eixos:

  • Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;

  • Fortalecimento de políticas de proteção à vida, saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa;

  • Enfrentamento às violências contra a pessoa idosa, incluindo abandono social e familiar;

  • Participação social e protagonismo na perspectiva das múltiplas velhices;

  • Fortalecimento dos Conselhos de Direitos como política de Estado.

Propostas serão encaminhadas aos poderes públicos

Ao final da conferência, foram aprovadas propostas que serão enviadas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com a finalidade de contribuir para a formulação e o aprimoramento das políticas públicas municipais destinadas à pessoa idosa.

Além disso, foram eleitos dois delegados – um representante do setor público e outro da sociedade civil – que irão representar Laguna na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.