O ex-jogador de futebol Leandro Machado, com passagens por Flamengo, Internacional, Santos e pela seleção brasileira, é investigado pela Polícia Civil de Santa Catarina por suspeita de crime sexual contra uma adolescente. O caso é apurado em sigilo em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis.
A Polícia Civil confirmou a existência da investigação, mas não divulgou detalhes em razão do segredo de Justiça. Até a última atualização, não havia informações oficiais sobre indiciamento ou denúncia formal apresentada ao Judiciário.
Conselho Tutelar e apuração em sigilo
O Conselho Tutelar de Santo Amaro da Imperatriz informou, em nota à NSC TV, que não foi oficialmente comunicado sobre o caso. Segundo o órgão, a atuação só ocorre após o recebimento de denúncia formal.
Exoneração de cargo público
Em meio à investigação, Leandro Machado foi exonerado do cargo de secretário municipal de Esportes de Santo Amaro da Imperatriz, função que ocupava havia cerca de um ano. A exoneração ocorreu em 31 de janeiro.
Em nota, a prefeitura afirmou que a saída não foi relacionada diretamente às denúncias, mas destacou que o Poder Executivo não tolera irregularidades e que a gestão pública deve permanecer pautada pelo interesse coletivo.
“Quaisquer atos ou condutas atribuídos ao ex-secretário são de sua exclusiva responsabilidade, devendo ser apurados pelas autoridades competentes, sob o crivo do devido processo legal”, diz o comunicado.
Carreira no futebol
Leandro Machado tem 59 anos e iniciou a carreira nas categorias de base do Avaí, no fim da década de 1980. A estreia profissional ocorreu pelo Internacional, em 1994. Dois anos depois, foi convocado para a seleção brasileira, disputando dois jogos em 1996 e marcando um gol contra o Canadá, na Copa Ouro.
No mesmo ano, transferiu-se para o Valencia, da Espanha, e também atuou por clubes como Sporting (Portugal), Tenerife (Espanha) e Dínamo de Kiev (Ucrânia). Em 1999, retornou ao Brasil para defender o Flamengo, onde fez quase 100 partidas e marcou 39 gols.
A carreira incluiu ainda passagens por Santos e Sport, além de clubes do México, Paraguai e Coreia do Sul. Ele se aposentou dos gramados em 2008.
A investigação segue em andamento.

