Olá meu pessoal querido que gosta do mundo da fisioterapia e da estética multidisciplinar! Pessoal, trago pra vocês um assunto que vem crescendo dentre a área e os profissionais da saúde!
O Lipedema… Se você não ouviu falar dele… Agora vai saber! Eitalasqueira!
É importante aqui deixar uma ressalva, não é gordura e nem retenção de líquidos! O Lipedema se caracteriza por ser uma desordem crônica e progressiva, podemos aqui descrever, para você entender mais facilmente, como um acúmulo muito maior do que a normalidade de tecido adipocitário (tecido e células de gordura) na região de pernas, culote e quadril.
O tecido se apresenta doloroso, resistente a eliminação, possui presença de edema moderado a grave, e muita, mas muita alteração de sensibilidade, podendo ser doloroso ao toque de forma moderada a grave.
E olha só que curioso! Boa parte das pessoas não sabem que tem o tal do Lipedema… Até mesmo porque, a sua abordagem de forma mais estudada e atualizada, somente começou recentemente… Muitas pessoas que tem dificuldade de eliminar a gordura localizada podem sofrer de Lipedema, e nem sabem!
Não tem relação com falta de exercícios e de dieta (cá pra nós, real oficial…) É aquela gordura persistente que a gente sempre acha que não dá pra tirar, ou que falam que é só fazer direito a dieta e os exercícios que vai sair! Pero no és verdad!
Vamos entender as causas aqui e agora! Vem comigo!
A origem exata ainda é investigada, quando é assim, dizemos que a doença ou desordem é, idiopática, que não sabemos ao certo a causa, mas que temos alguma ideia de agravantes. O famoso hormônio e a genética, claro que não estariam de fora dessa participação especial…
Isto significa que ele terá quadros de piora na puberdade, gestação e menopausa! E ai? Já está fazendo alguma análise de si?! Diagnosticar que é Lipedema não é tarefa fácil, nem pode ser leviana!
Repare nestes sintomas:
- Acúmulo de gordura simétrico (normalmente nas pernas, com preservação dos pés).
- Dor ao toque ou pressão, mesmo que leves!
- Inchaço que piora ao longo do dia (importante considerar que o salto alto inutiliza biomecanicamente a panturrilha, e o sangue não volta, isso gera estase veno-linfática contra a gravidade), é bom ficar ligado!
- Sensação de peso ou queimação nas pernas. Cuidado para não confundir também com problemas vasculares! Já deu pra notar a complexidade? Faça um acompanhamento com um angiologista para descartar algumas hipóteses!
- Surgimento fácil de hematomas, também relacionado a problemas vasculares. Todavia, o edema retido fragiliza os vasos e estes podem romper-se com muita facilidade.
Diagnóstico
O diagnóstico é clínico e multidisciplinar (médico com várias especialidades ou fisioterapeuta e profissional da estética e saúde da mulher especializados).
Tratamento
É impossível tratar essa bomba aí sozinho. Entra em ação o profissional da fisioterapia, o médico, o esteticista, o educador físico, o biomédico, o enfermeiro, o massoterapeuta e toda a raça da saúde, hehehe!
Recursos principais são de fato as terapias manuais (Drenagem Linfática Manual – DLM) e as práticas regulares de exercícios físicos, em priori atividade física de baixo impacto.
Ainda assim, pode ser necessário a intervenção cirúrgica com o médico vascular e o plástico com a lipoaspiração!
A criolipólise dinâmica (Criodermastringo) tem sido utilizada de forma bastante eficiente acompanhada com a DLM.
Os objetivos terapêuticos vão se concentrar na analgesia, controle de edema, manutenção da mobilidade e auxiliar na autoestima dos pacientes. Então se você se atentou, é importante buscar uma avaliação especializada para podermos avançar o quanto antes com os tratamentos e a prevenção da evolução do quadro. Levante o “popô da cadeira” e vá buscar auxílio se esta leitura fez alguma relação com o seu quadro!
NÃO DEIXE PRA DEPOIS!
Qualquer coisa me chama lá no instagram que a gente troca uma ideia: @profe_ildo
Abraços e até semana que vem!