Livro infantil ensina sobre diversidade com poesia e ilustrações vibrantes

FOTOS Reprodução Notisul

Obra do professor Allan Pevirguladez, lançada pela Cortez Editora, propõe uma reflexão poética e acessível sobre inclusão, antirracismo e respeito às diferenças. O título O mundo não é igual em nenhum lugar busca formar desde cedo uma geração mais consciente, sensível e plural.

Obra promove respeito às culturas, religiões e identidades

Com linguagem leve e rimas envolventes, o livro apresenta às crianças a importância da convivência respeitosa com as diferenças. O autor destaca a pluralidade brasileira em sua composição étnica, religiosa e cultural, com atenção especial à inclusão de pessoas com deficiência (PCDs).

  • Tema central: diversidade e inclusão
  • Público-alvo: crianças e educadores
  • Destaque para a representatividade racial e cultural
  • Valoriza a convivência pacífica e o respeito mútuo

O livro busca ser mais que uma leitura: é uma ferramenta de formação cidadã desde a infância.

Ilustrações despertam empatia e identificação

As imagens de Ricardo Sacih ampliam a força das palavras de Pevirguladez. Com traços expressivos e cores intensas, o artista retrata personagens de diferentes etnias, corpos e histórias, possibilitando que cada leitor se reconheça ou descubra o outro de forma acolhedora e respeitosa.

Autor é referência nacional na pedagogia antirracista

Allan Pevirguladez atua há 17 anos na rede pública, é consultor do Instituto Vini Jr. e integra a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Criador do programa MPBIA – Música Popular Brasileira Infantil Antirracista –, é reconhecido por sua atuação formativa com educadores e pelo uso da música como ferramenta pedagógica.

“O mundo não é igual em nenhum lugar. Pessoas diferentes você vai encontrar. Cada um com a sua crença, cultura, identidade. A isso nós chamamos de diversidade…”
(p. 4 – O mundo não é igual em nenhum lugar)

Conheça a obra

Ficha técnica

  • Título: O mundo não é igual em nenhum lugar
  • Autor: Allan Pevirguladez
  • Ilustrador: Ricardo Sacih
  • Editora: Cortez Editora
  • ISBN: 978-65-5555-571-4
  • Páginas: 22
  • Preço: R$ 42,00

A obra está disponível nas principais livrarias e no site da editora.