O governo de Santa Catarina anunciou nesta segunda-feira (19) que Luciane Bisognin Ceretta foi convidada pelo governador Jorginho Mello para assumir a Secretaria de Estado da Educação. A mudança ocorre após Aristides Cimadon deixar o cargo por motivos de saúde. A nomeação oficial deve ser feita nos próximos dias, com a expectativa de que a nova secretária dê prioridade às melhorias nas instalações físicas das escolas estaduais.
Luciane Ceretta é reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e presidente da Associação das Fundações Educacionais Catarinenses (Acafe). Com mais de 30 anos dedicados ao magistério superior, ela possui formação em Enfermagem e Administração, além de mestrado e doutorado nas áreas de saúde. Sua trajetória acadêmica é marcada por quatro MBAs, oito especializações e uma pós-graduação recente em Educação em Saúde pela FMUSP. Ela também atua como Conselheira Estadual e Nacional de Educação e é vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Com um extenso portfólio acadêmico, Luciane tem mais de 300 pesquisas, 150 artigos científicos, quase 30 livros e cerca de 20 produtos tecnológicos desenvolvidos.
Para assumir a Secretaria de Educação, Luciane se licencia da reitoria da Unesc e da presidência da Acafe. Na universidade, quem assume interinamente é Gisele Coelho, enquanto Kaio Amarante, reitor da Uniplac, assume a presidência da Acafe. O governador Jorginho Mello espera que, com sua vasta experiência, Luciane possa focar em aprimorar a estrutura física das escolas para garantir um melhor ambiente de aprendizado aos estudantes catarinenses.