quarta-feira, 21 janeiro , 2026

Lula critica ações dos EUA na Venezuela e defende multilateralismo

Em artigo publicado neste domingo (18) no jornal The New York Times, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou os bombardeios dos Estados Unidos em território venezuelano e a captura do presidente da Venezuela, ocorridos no início de janeiro. Segundo Lula, os episódios representam “mais um capítulo lamentável da contínua erosão do direito internacional e da ordem multilateral estabelecida após a Segunda Guerra Mundial”.

No texto, o presidente brasileiro afirma que ações unilaterais de grandes potências enfraquecem a Organização das Nações Unidas (ONU) e o papel do Conselho de Segurança, colocando em risco a estabilidade global.

Críticas ao uso da força e à aplicação seletiva das normas

Lula destaca que o uso da força para resolver disputas internacionais não pode se tornar regra. Para ele, quando isso ocorre, “a paz, a segurança e a estabilidade globais ficam ameaçadas”.

O presidente também critica a aplicação seletiva do direito internacional. Segundo o artigo, esse comportamento compromete o sistema global e gera insegurança.

“Se as normas são seguidas apenas de forma seletiva, instala-se a anomia, que enfraquece não apenas os Estados individualmente, mas o sistema internacional como um todo”, escreveu.

De acordo com Lula, sem regras acordadas coletivamente, torna-se inviável construir sociedades livres, inclusivas e democráticas.

Democracia e limites das ações unilaterais

No artigo, Lula reconhece que chefes de Estado ou de governo, “de qualquer país”, podem ser responsabilizados por violações à democracia e aos direitos fundamentais. No entanto, ressalta que essa responsabilização não pode ser feita de forma unilateral por outro Estado.

Segundo o presidente, ações desse tipo “ameaçam a estabilidade em todo o mundo, desorganizam o comércio e os investimentos, aumentam o fluxo de refugiados e enfraquecem a capacidade dos Estados de enfrentar o crime organizado e outros desafios transnacionais”.

América Latina e Caribe no centro da preocupação

Lula afirma ser “particularmente preocupante” que esse tipo de prática esteja sendo aplicado à América Latina e ao Caribe. Para ele, a região busca a paz por meio da igualdade soberana das nações, da rejeição ao uso da força e da defesa da autodeterminação dos povos.

O presidente ressalta que, em mais de 200 anos de história independente, esta é a primeira vez que a América do Sul sofre um ataque militar direto dos Estados Unidos.

Ao tratar da região, Lula afirma que a América Latina e o Caribe, com mais de 660 milhões de habitantes, têm interesses próprios a defender. Em um mundo multipolar, segundo ele, nenhum país deveria ter suas relações externas questionadas por buscar a universalidade.

Agenda regional e cooperação

No texto, Lula defende a construção de uma agenda regional positiva, capaz de superar diferenças ideológicas. Entre as prioridades citadas estão investimentos em infraestrutura física e digital, geração de empregos, aumento da renda e ampliação do comércio regional e internacional.

O presidente destaca que a cooperação é fundamental para combater problemas como fome, pobreza, tráfico de drogas e mudanças climáticas.

Sobre a Venezuela, Lula afirma que o futuro do país deve permanecer nas mãos de seu povo. Segundo ele, “apenas um processo político inclusivo, liderado por venezuelanos, levará a um futuro democrático e sustentável”.

Relação com os Estados Unidos

Ao abordar a relação bilateral, Lula afirma que Brasil e Estados Unidos são as duas democracias mais populosas do continente americano. Para o presidente, a cooperação entre os dois países deve se concentrar em investimentos, comércio e combate ao crime organizado.

“Somente juntos podemos superar os desafios que afligem um hemisfério que pertence a todos nós”, conclui.

Continue lendo

Coleta de Lixo em Tubarão: empresa classificada em primeiro na licitação desiste e segunda colocada apresenta documentos

O processo de licitação para a contratação definitiva da empresa responsável pela coleta de lixo em Tubarão teve novos desdobramentos nesta quarta-feira (21). A...

PODCAST – Notisul Digital – Episódio 019 – Entrevista com José Silva Machado (Ted)

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/BHm0xLYkuhs?si=lBMDSwg1TTFfzeEE" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe>

Pelo Estado – Os nomes que irão concorrer ao Governo do Estado em 2026 

 A lista de nomes que pretendem ocupar a cadeira de governador em Santa Catarina só engorda. Nomes que, em 2025, não haviam sido divulgados,...

Moraes determina que penitenciárias de SC informem se há vagas para receber Silvinei Vasques

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que penitenciárias de Santa Catarina informem se há vagas para receber o ex-diretor...

Câmara de Tubarão aprova piso salarial de ACS e ACE

FOTO CMT Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 4 minutos A Câmara Municipal de Tubarão apreciou, em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (21), o Projeto de Lei...

Serviços Gerais da Saúde passam por treinamento institucional em Tubarão

FOTOS PMT Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos As profissionais do setor de Serviços Gerais participaram, na terça-feira (20), de um treinamento institucional com o...

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes começa dia 24 em Laguna

FOTOS Arquivo Notisul Tempo de leitura: 4 minutosA cidade de Laguna se prepara para viver mais uma edição de uma de suas mais tradicionais celebrações...

Flamengo é intimado a depositar R$ 16 milhões ao Atlético Tubarão pela venda de Wesley à Roma

O Flamengo está sendo intimado pela Justiça a depositar pouco mais de R$ 16 milhões referentes à venda do lateral Wesley ao clube italiano...