Início Política Lula e Xi Jinping discutem ampliação do comércio bilateral

Lula e Xi Jinping discutem ampliação do comércio bilateral

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o líder chinês Xi Jinping conversaram por telefone, na noite desta segunda-feira (11), sobre o fortalecimento do comércio entre Brasil e China e alinharam posições contra o aumento de tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Durante cerca de uma hora, os chefes de Estado abordaram estratégias para identificar novas oportunidades de negócios e aprofundar a Parceria Estratégica Global. A China é atualmente o maior parceiro comercial do Brasil.

Segundo a agência estatal chinesa Xinhua, Xi Jinping destacou a importância de “unidade e autossuficiência” entre os países do Sul Global e pediu resistência conjunta ao unilateralismo e ao protecionismo. Lula e Xi reforçaram o papel do G20 e do Brics na defesa do multilateralismo e na construção de consensos internacionais.

Tarifas americanas e impacto no Brasil

O diálogo ocorreu em meio à escalada da guerra comercial iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em abril, com tarifas proporcionais ao déficit comercial. Embora inicialmente o Brasil tenha recebido a menor taxa (10%), o percentual subiu para 50% em julho, atingindo 35,9% das mercadorias enviadas ao mercado norte-americano, cerca de 4% das exportações brasileiras.

As medidas foram justificadas pela Casa Branca como retaliação a decisões que, segundo Trump, prejudicaram big techs norte-americanas, além de resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O governo brasileiro prepara um plano de contingência com linhas de crédito e ampliação das compras públicas para amparar os setores afetados.

Novos setores e negociações

De acordo com nota do Planalto, Lula e Xi celebraram avanços na integração dos programas nacionais de desenvolvimento e se comprometeram a expandir a cooperação para áreas como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites.

Na semana anterior, Lula já havia adiantado que buscaria, junto ao líder chinês, a retomada das exportações de pé de frango após a recuperação do status de país livre de gripe aviária, um mercado estratégico, visto que a China é a principal compradora da proteína brasileira.

Conjuntura internacional e agenda climática

Os presidentes também trocaram impressões sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, em curso há mais de três anos, e os esforços pela paz.

Lula reforçou a importância da participação chinesa na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA) em novembro. Xi confirmou presença de uma delegação de alto nível e disse que trabalhará junto ao Brasil pelo sucesso do evento.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile