FOTOS APAE Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 5 minutos
A APAE de Tubarão elegeu, por aclamação, na noite desta quarta-feira (19/11), a nova diretoria que conduzirá a instituição no triênio a partir de 2 de janeiro de 2026. O empresário Marciano Michels (Farol Móveis) foi escolhido como novo presidente em uma eleição com chapa única, marcada pela ampla participação da comunidade e pela aprovação unânime dos associados presentes.
A eleição também definiu os demais cargos da diretoria, do conselho fiscal e do conselho consultivo. A APAE de Tubarão chega ao seu 59º ano de história, consolidada como uma das instituições mais estruturadas da região no atendimento à pessoa com deficiência. O novo presidente assumiu o compromisso de focar nas fontes de recursos para a Apae.
Estrutura robusta e atendimento especializado
Atualmente, a APAE atende 315 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A equipe é formada por 92 colaboradores, incluindo profissionais de saúde, educação e assistência social, além de equipes de apoio, transporte, administração e captação de recursos. Entre os profissionais da saúde, a entidade conta com:
Terapeuta Ocupacional
Fonoaudióloga
Fisioterapeuta
Psicóloga
Assistente Social
Médico
Psicopedagoga
A instituição também conta com 7 servidores concursados do Estado, atualmente atuando na APAE.
Frota ampliada para garantir mobilidade e segurança
A APAE Tubarão mantém uma frota de veículos própria, essencial para o transporte diário dos usuários:
4 ônibus próprios
1 ônibus com cessão de uso da Prefeitura
2 carros pequenos
1 utilitário adaptado
1 caminhonete Frontier recém-doada pelo IBGE
Essa estrutura permite atender alunos e pacientes com segurança, especialmente aqueles que dependem de transporte acessível.
Financiamento e ações de sustentação
O orçamento da APAE de Tubarão em 2025 alcançou R$ 6,268 milhões, ultrapassando R$ 7 milhões ao somar convênios, projetos e promoções.
As fontes de financiamento incluem:
Convênios públicos e privados
Leis de incentivo
Projetos institucionais
Editais independentes
Eventos próprios
Entre os eventos de maior destaque estão:
Lugar de Homem é na Cozinha – projeto iniciado pelo Notisul
Frango na Brasa
Café Colonial com Bingo
Noite de Caldos e Sopas para Mulheres
Nova diretoria eleita
A diretoria que assume em 02/01/2026 é composta por:
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Marciano Michels
Vice-presidente: Leila Saleh
1º Secretário: Dilney Vechi
2º Secretário: Carlos Eduardo Casagrande
1º Diretor Financeiro: Márcio Uliano Niehues
2º Diretor Financeiro: Luiz Alberto Silvério
Diretor de Patrimônio: Riberto Lima
Diretor Social: Ivan Campelli
CONSELHO DELIBERATIVO
Caio – Star; Márcio Mendes; Eliane Fernandes; Maria Apolinário Lardizabal (Dedé); Richard Azambuja Rodrigues; Rute Michels Meneghel; Adelaide Mina; Maria de Fátima Mendes.
CONSELHO FISCAL
1º Fiscal: Vera Lúcia Mendes
2º Fiscal: Pedro Paulo Rodrigues
3º Fiscal: Marcelo – Vida Cotidiana
Suplentes: Adriana Mendes Fernandes Mateus; Fernanda Karla Freitas Canceleir; Regiane F. Rodrigues.
CONSELHO CONSULTIVO (ex-presidentes)
Dilney Vechi; Richard Azambuja Rodrigues; Leila Saleh Goulart.
Marciano Michels destacou o compromisso da nova gestão com o fortalecimento da entidade e a ampliação dos serviços prestados.
“A APAE é um patrimônio social de Tubarão. Nossa missão é seguir construindo inclusão, autonomia e qualidade de vida para cada pessoa atendida. Vamos trabalhar com responsabilidade e união para honrar essa história de 59 anos.”
A posse oficial ocorrerá no dia 2 de janeiro de 2026.


