FOTO Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
A APAE de Tubarão realiza na próxima segunda-feira (5) o ato oficial de posse da nova diretoria para a gestão 2026/2028. O empresário Marciano Michels assume a presidência da instituição após ter sido eleito por aclamação em assembleia realizada no dia 19 de novembro.
Eleição por aclamação e compromisso com a instituição
A eleição foi marcada por chapa única, ampla participação da comunidade e aprovação unânime dos associados presentes. A nova diretoria assume oficialmente a partir do dia 2 de janeiro de 2026, conduzindo a APAE de Tubarão no triênio 2026/2028.
Marciano Michels destacou que uma das prioridades da nova gestão será o fortalecimento das fontes de recursos da entidade, garantindo a continuidade e a ampliação dos serviços prestados.
“A APAE é um patrimônio social de Tubarão. Nossa missão é seguir construindo inclusão, autonomia e qualidade de vida para cada pessoa atendida. Vamos trabalhar com responsabilidade e união para honrar essa história de 59 anos”, afirmou.
Estrutura robusta e atendimento especializado
Atualmente, a APAE de Tubarão atende 315 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A equipe é formada por 92 colaboradores das áreas de saúde, educação e assistência social, além de profissionais de apoio, transporte, administração e captação de recursos.
Entre os profissionais da saúde estão terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, médico e psicopedagoga. A instituição também conta com sete servidores concursados do Estado atuando diretamente na entidade.
Frota própria
Para garantir mobilidade e segurança no atendimento diário, a APAE mantém frota própria composta por quatro ônibus, um ônibus cedido pela Prefeitura, dois carros pequenos, um utilitário adaptado e uma caminhonete Frontier recentemente doada pelo IBGE.
As receitas orçamentárias da instituição vêm de convênios públicos e privados, leis de incentivo, projetos institucionais, editais independentes e promoções próprias.
Entre os eventos tradicionais de arrecadação estão o Lugar de Homem é na Cozinha, projeto iniciado pelo Notisul e doado por Nazareno Schmoeler à Apae, além do Frango na Brasa, Café Colonial com Bingo e a Noite de Caldos e Sopas para Mulheres.
Nova diretoria – gestão 2026/2028
Diretoria Executiva
Presidente: Marciano Michels
Vice-presidente: Leila Saleh
1º Secretário: Dilney Vechi
2º Secretário: Carlos Eduardo Casagrande
1º Diretor Financeiro: Márcio Uliano Niehues
2º Diretor Financeiro: Luiz Alberto Silvério
Diretor de Patrimônio: Riberto Lima
Diretor Social: Ivan Campelli
Conselho Deliberativo
Caio – Star; Márcio Mendes; Eliane Fernandes; Maria Apolinário Lardizabal (Dedé); Richard Azambuja Rodrigues; Rute Michels Meneghel; Adelaide Mina; Maria de Fátima Mendes.
Conselho Fiscal
Vera Lúcia Mendes; Pedro Paulo Rodrigues; Marcelo – Vida Cotidiana.
Suplentes: Adriana Mendes Fernandes Mateus; Fernanda Karla Freitas Canceleir; Regiane F. Rodrigues.
Conselho Consultivo (ex-presidentes)
Dilney Vechi; Richard Azambuja Rodrigues; Leila Saleh Goulart.

