O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, os candidatos terão até o dia 27 de junho para efetuar o pagamento e garantir a participação no exame.
A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa, que custa R$ 85. O valor pode ser pago por meio de boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco.
Para quem optar por pagar via Pix, basta escanear o QR Code disponível no próprio boleto.
Estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2025 são isentos da taxa, e por isso não precisam gerar boleto.
Provas
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No entanto, nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o exame será realizado em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30) na região.
Certificação do ensino médio
Uma novidade desta edição é que o Enem voltará a ser usado para certificação de conclusão do ensino médio ou proficiência parcial para participantes maiores de 18 anos. Para obter a certificação, é necessário atingir 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.