Foto: CEPTAS/Divulgação/Notisul
No campus da UniSul em Tubarão, o compromisso com a saúde animal se reflete em duas frentes que impactam diretamente a comunidade e o meio ambiente: o Centro de Pesquisas e Triagem de Animais Silvestres (CEPTAS) e o Complexo Médico-Veterinário. Juntos, os projetos já transformaram a vida de milhares de animais e de famílias da região.
Desde sua inauguração em 2022, o CEPTAS atua no resgate, reabilitação e reintrodução de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, atendendo mais de 40 municípios do estado. A estrutura é resultado de parcerias com o Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA), a Polícia Militar Ambiental e outros órgãos ambientais. Somente em 2024, foi responsável por 911 atendimentos de animais, entre eles, 655 aves, 235 mamíferos, 20 répteis e um anfíbio. Em 2025, no primeiro semestre, foram 339 atendimentos ao todo. Um exemplo foi o resgate, tratamento e devolução à natureza de uma coruja-do-mato em fevereiro deste ano.
Já o Complexo Médico-Veterinário também se destaca pelo forte impacto social. Com atendimentos à população e estrutura completa de clínicas, laboratórios e centro cirúrgico, a unidade realiza atendimentos de clínica médica, cirurgias, exames laboratoriais e serviços de bem-estar animal. Em 2024, foram mais 900, reforçando o papel da universidade como agente transformador da realidade local.

Segundo Rodrigo, estes diferenciais oportunizam que os alunos possam ingressar na carreira mais preparados. ‘’Tanto no Complexo Médico Veterinário quanto no CEPTAS os estudantes colocam em prática todo o aprendizado da sala de aula, além de entender a rotina da profissão junto aos animais”, explica o professor.
“São projetos como esses que nos permitem auxiliar e desenvolver profissionais mais experientes, capacitados e prontos para enfrentar o mercado de trabalho formando uma visão ética e integrada da profissão, unindo conhecimento técnico à sensibilidade com o outro, seja ele humano ou animal”, completa.

O Complexo Médico Veterinário realiza atendimentos à comunidade através de estudantes monitorados por professores médicos veterinários da UniSul e por médicos veterinários excepcionalmente contratados para o exercício da função.
Os agendamentos podem ser feitos e segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 14 às 17h através do telefone: (48) 3621-3012 e WhatsApp: (48) 3621-3221.
Se interessou pelo curso de Medicina Veterinária? Inscreva-se através do site: unisul.br/graduacao/medicina-veterinaria/