Brasília (DF)
“Mantemos a nossa disposição em contribuir com o melhor da nossa capacidade para a saúde pública, mas sem compactuar com propostas improvisadas e eleitoreiras que não solucionarão os graves problemas do SUS, conquista maior da sociedade”. Dessa forma termina o manifesto aprovado na plenária de encerramento do Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem), realizado em caráter extraordinário e encerrado neste sábado, em Brasília.
O documento, aprovado por aclamação, sai em repúdio aos vetos à Lei do Ato Médico e à Medida Provisória 621/2013, que instituiu o Programa Mais Médicos’. “A resistência às agressões, mais do que nunca, prova o nosso compromisso com o cidadão”, afirmam os médicos.
No manifesto, os representantes da categoria médica de todo o país alertam a sociedade e ao governo para o futuro nebuloso resultante dos rumos adotados. Comprometidos com a saúde pública e com a oferta de serviços qualificados, as lideranças médicas apontaram alguns encaminhamentos junto ao Congresso Nacional, ao Poder executivo e à sociedade brasileira.
Milhares de médicos estrangeiros já se cadastraram no programa para atuar no Brasil. No entanto, cidades pequenas e afastadas de grandes centros como no Acre e Macapá, estão com déficit de inscrições.
