quinta-feira, 5 fevereiro , 2026

Menino de 13 anos nada por 4 horas no mar e salva mãe e irmãos na Austrália

Um menino australiano de apenas 13 anos protagonizou um resgate que impressionou autoridades e socorristas ao nadar por cerca de quatro horas em mar aberto para buscar ajuda e salvar a vida de sua mãe e de dois irmãos. Apesar disso, Austin Appelbee rejeita o rótulo de herói. “Eu não me achei um herói — apenas fiz o que precisava ser feito”, afirmou em entrevista à BBC.

O caso aconteceu durante férias da família em Geographe Bay, na costa oeste da Austrália, e terminou com todos resgatados após cerca de 10 horas de tensão no mar.

Dia de lazer virou luta pela sobrevivência

Austin estava com a mãe, Joanne, de 47 anos, e os irmãos Beau, de 12, e Grace, de oito, usando pranchas de stand-up paddle e um caiaque em águas rasas. Segundo Joanne, a situação mudou rapidamente quando o vento aumentou.

“Eles foram um pouco longe demais. Perdemos os remos e fomos sendo levados para mais longe. Tudo deu errado muito rápido”, relatou.

Com a família à deriva e sem meios de voltar à costa, Joanne decidiu que alguém precisava buscar ajuda. Austin tentou retornar à praia usando o caiaque, sem saber que ele estava danificado.

Caiaque virou e travessia precisou ser a nado

Durante o trajeto, o caiaque começou a virar e Austin perdeu um dos remos. “Comecei a remar com o braço”, contou. Após o caiaque virar definitivamente, ele percebeu que precisaria nadar.

Sozinho no mar, ele acabou perdendo de vista a mãe e os irmãos. Mesmo usando colete salva-vidas, decidiu abandoná-lo quando percebeu que atrapalhava o avanço. A partir dali, nadou cerca de quatro quilômetros até a praia.

“Eu estava muito assustado. Pensava na minha mãe, no Beau e na Grace. Rezava e cantava músicas para continuar”, disse.

Medo e desespero no mar

Enquanto Austin nadava, Joanne acreditava que o filho pudesse não ter sobrevivido. Ela e as crianças foram arrastadas para cerca de 14 quilômetros da costa, enfrentando ondas cada vez maiores, frio e o cair da noite.

“Presumi que ele tivesse chegado muito antes do que realmente chegou. Nenhum barco aparecia. Eu pensava: e se ele não conseguiu?”, relatou.

Todos usavam coletes salva-vidas, mas estavam sem água e comida, e com dificuldade para se manter nas pranchas.

Pedido de socorro e grande operação de resgate

Ao chegar exausto à praia por volta das 18h, Austin encontrou a bolsa da mãe e conseguiu ligar pedindo socorro. Logo após a chamada, ele desmaiou e foi levado ao hospital.

A ligação deu início a uma grande operação de busca marítima, segundo informou a polícia local. Pouco tempo depois, equipes de resgate localizaram Joanne e as crianças no mar.

“Foi um momento que nunca vou esquecer”, disse Austin ao receber a notícia de que a família estava viva.

Resgate dramático e final feliz

Mesmo com a aproximação do barco, o resgate ainda foi tenso. As crianças caíram na água, e Joanne precisou lutar para mantê-las próximas.

“Foi um verdadeiro pesadelo”, descreveu.

Todos foram levados ao hospital com ferimentos leves. Austin, que ficou com fortes dores nas pernas, já retornou à escola, usando muletas.

Reconhecimento das autoridades

Socorristas e policiais elogiaram a atitude do garoto. O comandante do Grupo de Resgate Marítimo Voluntário de Naturaliste, Paul Bresland, classificou o esforço como “sobre-humano”.

O policial James Bradley afirmou que a coragem de Austin “não pode ser elogiada o suficiente” e que suas ações salvaram a vida da mãe e dos irmãos.

Austin, no entanto, prefere dividir o mérito. “A equipe da ambulância foi maravilhosa e a resposta foi muito rápida”, disse.

Continue lendo

Câmara aprova supersalários que furam o teto constitucional e podem chegar a R$ 77 mil

No primeiro dia de votações após a retomada dos trabalhos legislativos em 2026, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que reestrutura a carreira...

Relator da CPI do Crime Organizado quer convocar esposa de Alexandre de Moraes

O relator da CPI do Crime Organizado no Senado Federal, Alessandro Vieira (MDB-SE), protocolou nesta quarta-feira (5) pedidos de convocação da advogada Viviane Barci...

Alesc aprova projeto que autoriza contratação emergencial de leitos de UTI em SC

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (4), o projeto de lei que autoriza o Estado a contratar...

Tubarão oferece castração gratuita para cães e gatos

IMAGEM Freepik Divulgação Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O Programa de Castração do Bem-Estar Animal da Prefeitura de Tubarão garante atendimento gratuito para cães e...

Alesc aprova desconto no IPVA para bons motoristas em Santa Catarina

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, na tarde desta quarta-feira (4), um projeto de lei que concede desconto no IPVA...

Monumento ao Povoamento Açoriano é reinaugurado em Florianópolis

FOTO Allan Carvalho Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 2 minutos O Monumento ao Povoamento Açoriano, localizado na cabeceira continental da Ponte Colombo Salles, em Florianópolis, foi...

GAECO deflagra Operação Ubiquidade para apurar crimes contra a administração pública em Criciúma e Balneário Rincão

Na manhã desta quinta-feira (5), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a Operação Ubiquidade, em apoio à 11ª...

Consulta ao Abono Salarial 2026 começa nesta quinta-feira

IMAGEM Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 4 minutos Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial 2026, referente ao ano-base...