Morreu nesta segunda-feira (9) o professor e advogado Fábio Zabot Holthausen, referência na educação superior catarinense, com forte atuação nas áreas de inovação, pesquisa e empreendedorismo. A morte foi comunicada oficialmente por meio de nota de pesar.
Advogado desde 1998 — licenciado da advocacia a partir de 2019 — e professor universitário desde 1999, Fábio Holthausen era graduado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Ao longo de mais de duas décadas de atuação acadêmica, construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a qualificação do ensino superior e o fortalecimento do ecossistema de inovação em Santa Catarina. O livro Inversão do Ônus da Prova, onde o professor Fábio trata do Direito do Consumidor, virou referência em decisões do Judiciário por todo o Brasil, em diversas instâncias nos julgamentos das relações do consumidor com o sistema bancário.
Trajetória acadêmica e atuação institucional
Além da graduação, possuía Especialização em Liderança e Gestão de Instituições de Ensino Superior (Unisul), MBA em Gestão Empresarial (Unesc) e Mestrado em Direito Constitucional (Unisul).
Na Unisul, foi cocriador da Agência de Inovação e Empreendedorismo (Agetec), onde atuou como consultor jurídico, gerente do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e gerente do Escritório de Projetos e Prestação de Serviços Tecnológicos. Também coordenou a Incubadora de Empresas CRIE e o Parque Científico e Tecnológico da Unisul (UniParque).
Contribuição para a inovação em Santa Catarina
Reconhecido como entusiasta da pesquisa, inovação e empreendedorismo, Fábio Holthausen atuou como conselheiro e secretário do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tubarão (2017–2019), conselheiro do Conselho de Administração da Fundação Unisul (2017–2019), membro do Comitê de Implantação do Centro de Inovação da Amurel (2013–2019) e membro da Câmara de Inovação da ACAFE (2017–2019).
Também participou da organização de eventos estaduais e nacionais, como o Startup Weekend Tubarão, Innovation Summit SC 2018, Seminário Nacional de Inovação e o Congresso Brasileiro de Propriedade Intelectual, entre outros.
Reconhecimento e legado
Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios e homenagens, com destaque para o Prêmio Stemmer de Inovação (2012, 2014 e 2017 – Fapesc), o Prêmio Finep de Inovação (2011), o Prêmio Nacional de Inovação na Gestão Universitária Professor João David Ferreira Lima 2017 (INPEAU/UFSC) e a homenagem pelos 20 anos de advocacia, concedida pela OAB/SC em 2018.
Em nota, foi destacado que sua trajetória deixa um legado de compromisso, inovação e transformação para a educação superior catarinense.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.

