Maria Julia Goulart
Tubarão
A música começou a correr nas veias do cantor Alyson Oliveira desde a infância. Tudo iniciou quando ele passou a assistir os concertos da Lira Tubaronense, na qual o seu bisavô era maestro. A partir disso, o interesse pela arte começou a fomentar e hoje é a paixão que move o músico.
“Desde o tempo que eu acompanhava o ‘biso’, eu já queria ser músico. Aos 15 anos tive a minha primeira experiência como cantor. Participei de uma banda de garagem com os amigos e nós tocávamos rock”, relembra Alyson.
Contudo, o rock não foi o ritmo escolhido para seguir a carreira. A influência do tom brasileiro prevaleceu, vinda do pai, intérprete de samba- enredo. “As minhas composições e o meu repertório tem influência do samba, da MPB. Para mim isso foi uma redescoberta do Brasil”, destaca Alyson.
O músico chegou a seguir outros caminhos. As aventuras começaram com a tentativa de cursar jornalismo, a faculdade de telecomunicações e também o viés empreendedor ao montar uma loja de instrumentos musicais, mas a arte tocou mais forte e hoje faz parte do dia a dia de Alyson.
O cantor, natural de Joinville, escolheu a Cidade Azul para viver e faz shows no estado e também fora dele. “Faço cerca de cinco shows por semana, é um sonho realizado para mim. Sigo me dedicando sempre à música, estudo sempre e busca devolver o respeito e dedicação ao que a arte me proporciona”, afirma. O próximo evento será amanhã, na apresentação no lançamento do Anuário Econômico, em Criciúma, evento que irá mostrar as principais forças econômicas da Cidade Carbonífera.
O estilo musical liga o ritmo brasileiro com batidas da música eletrônica. “Meu ritmo está ligado extremamente à mistura de instrumentos como o violão com bateria e percussão. Tudo está ligado à natureza, algo como o surfe e a capoeira, minhas outras paixões”, finaliza.
Cultura
As composições próprias ainda são poucos divulgados na região. Porém, Alyson afirma que o Sesc é um dos órgãos que movimenta a cultura no sul. “Tenho um álbum gravado em parceria com a proposta ‘Palco Giratório’ e estou trabalhando em um CD comercial”, informa.
Para o cantor, o Sesc é um sopro de vida para a cultura catarinense. “A Fundação de Cultura da prefeitura da Cidade Azul também alavanca a arte na região”, enfatiza Alyson.

