Início Segurança No DF: Após 10 dias internada, morre mulher de 28 anos que...

No DF: Após 10 dias internada, morre mulher de 28 anos que se engasgou com pedaço de carne

A jovem de 28 anos que se engasgou com um pedaço de carne morreu após 10 dias internada em um hospital particular. Thayna Bittencourt de Souza Mendes, 28 anos, não resistiu à parada cardiorrespiratória. Ela engasgou com um pedaço de carne em uma churrascaria, no dia 14 de julho, em Taguatinga Sul. A notícia foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital.

 

A vítima estava almoçando com familiares quando engasgou. As pessoas tentaram socorrê-la enquanto aguardavam o Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, quando a equipe chegou para atender a ocorrência, a vítima estava tendo uma parada cardio-respiratória.

 

Os bombeiros e a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fizeram manobras de reanimação. Após o atendimento no local, a vítima foi levada para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e no mesmo dia transferida para a unidade particular, onde morreu 10 dias depois.

———–

Como uma pessoa morre engasgada?

Na verdade, a morte ocorre por asfixia: a laringe ou a traqueia (dependendo da altura do corpo estranho) fica obstruída pelo objeto ou alimento com o qual a pessoa se engasgou. O ar não consegue chegar aos pulmões, e portanto há uma morte por asfixia.

———–

Morrer engasgado é mais comum do que se imagina, diz médico

“Isso é muito comum, muita gente morre assim. A pessoa coloca um pedaço muito grande de carne na boca e engole. Quando ele chega no encontro do esôfago com a traqueia, não consegue mais descer e a pessoa sufoca”, explica o clínico geral Alaor Pavesi.

Segundo Alaor, nesses casos, a ajuda de quem estiver por perto é importante para tentar salvar a pessoa. “É mais fácil fazer a pessoa colocar o alimento para fora do que engolir. Se isso não der certo, você pode soprar dentro da boca dela para tentar mantê-la viva até chegar ao hospital”.

De acordo com o médico, há ainda outra alternativa, mais radical, mas que funciona. “É possível salvar essa pessoal fazendo um cortezinho na traqueia, abaixo do pomo de adão, e introduzindo ali o corpo vazio de uma caneta”. O ideal é que isso seja feito por um médico ou outro profissional da área da saúde, mas, segundo Alaor, até mesmo uma pessoa leiga com algum treinamento é capaz de realizar esse procedimento.

Entrevista do Tribuna On Line 

 

Sair da versão mobile