Tubarão
As obras de prolongamento da rede de água na rua João Adolfo Corrêa, na localidade de Passo do Gado, iniciadas no começo de março, devem ser concluídas no fim deste mês. A previsão é um alívio para a dona de casa Terezinha da Silva Januário.
Ela não reclama dos transtornos da obra, pelo contrário. Diz que não se importa. O alívio fica por conta da certeza de que daqui para frente não faltará mais água. “Já queimei duas vezes a máquina de lavar. A água chegava com pouco força, agora, com a obra tudo vai melhorar”, comemora Terezinha.
O serviço proporcionará grandes melhorias no abastecimento não somente na casa de dona Terezinha, mas de toda a região do Passo do gado e adjacências. O transtorno, afirma o prefeito Manoel Bertoncini, é temporário. “O importante é que o benefício será permanente”, valoriza Bertoncini.
A obra, orçada em mais de R$ 380 mil, tem uma extensão de aproximadamente 1,6 quilômetros e compreende o trecho entre as ruas Adolfo Hülse e Recife. No local, é instalada uma rede de 200 milímetros, bem maior do que a que é removida.
“A rede existente atualmente não supre as necessidades, já que é muito antiga e está cheia de incrustações. Isto dificulta a vazão da água e o reflexo é falta do líquido para a comunidade todo praticamente”, explica o superintendente técnico da Agência reguladora das Águas, engenheiro Marcelo Fernandes Matos.
Trânsito
A tubulação antiga está fora dos padrões e será eliminada. Aos motoristas e pedestres fica o alerta para atentarem para as constantes modificações no trânsito em virtude das obras. Alguns trechos estão interditados ou funcionam em meia pista.