Início Esportes Olesc: Atletas não treinam para os jogos

Olesc: Atletas não treinam para os jogos

Rafael Andrade
Tubarão

A Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc), marcada para ocorrer de 14 a 23 de agosto deste ano, em Tubarão, ainda é incerta. A definição ocorrerá nos próximos dias. Os atletas de Tubarão não participam de treinamento específico para os jogos. A cidade sediaria a competição em agosto do ano passado, mas tudo foi cancelado devido ao surto de Gripe A.

O prefeito Manoel Bertoncini, a secretária de cultura, esporte e turismo da prefeitura, Alba Lígia Koëning Pires, e o secretário estadual de cultura, esporte e turismo, Gilmar Knaesel, se reunirão para decidir sobre as verbas necessárias para a realização dos jogos. Segundo Alba Lígia, já foi enviado o relatório final das condições das praças esportivas e instalações escolares – para alojamento – a Knaesel, em março.

“O estado tem interesse que ocorra em Tubarão. Também é a vontade do prefeito Manoel. A prefeitura tem que entrar com uma contrapartida financeira, mas estamos aguardando a verba estadual. Tem que vir este mês”, explica Alba Lígia.
Os atletas tubaronenses aguardam a definição para iniciar os treinamentos. Vicente Schlickmann Rottgers, professor de educação física, supervisor das escolinhas esportivas da prefeitura e palestrante esportivo, alerta para a necessidade de iniciar os treinamentos urgentemente. “Os jogos envolvem milhares de pessoas. Precisamos nos preparar imediatamente. Falta pouco tempo hábil. Não se prepara uma equipe competitiva em 90 dias, principalmente nas modalidades coletivas”, justifica Vicente.

Ginásios estão fechados

Os Ginásios José Warmuth Teixeira, em Oficinas, e Jacob May, bairro Humaitá, estão fechados para reforma. No entanto, não há operários nos locais. As equipes coletivas de Tubarão nas modalidades de basquete, vôlei, futsal e handebol precisam dos espaços para treinar.

Os outros ginásios municipais são o Francisco Salgado Filho, o Salgadão, também em Oficinas, e o Otto Feuerschuette, no Aeroporto. O Salgadão não pode ser utilizado pelas equipes porque foi disponibilizado para a Unisul Futsal. “Neste local, faremos uma proposta ao prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini, e à Unisul para também utilizarmos o ginásio. Precisamos de lugar próprio para as equipes e o Salgadão é o único ginásio municipal em funcionamento”, frisa a secretária de cultura, esporte e turismo da prefeitura de Tubarão, Alba Lígia Koëning Pires.

Ainda segundo Alba, o Otto será demolido e outro ginásio será construído. “Lá, tem amplo espaço. Faremos uma quadra oficial com pista atlética. Não será neste ano, mas já está pronto o projeto. Vamos atrás das verbas agora”, explica Alba.

Sair da versão mobile