terça-feira, 27 janeiro , 2026

Novo laudo da estrutura será emitido

Angelica Brunatto
Tubarão

Mesmo com o perigo iminente, muita dente parece não estar nem aí. O acidente com o empresário Beto Lima, na semana passada, que caiu de bicicleta da ponte de Congonhas, ainda não conscientizou a maioria dos condutores, que continuam a utilizar a passagem para ir e vir.

A passagem está interditada pelo lado da Cidade Azul há mais de dois anos, mas no local não há nada que impeça a passagem. Segundo o prefeito de Jaguaruna, Inimar Felisbino Duarte, a travessia pelo lado da cidade litorânea está restrita apenas a veículos mais pesados, entretanto, qualquer um pode passar, sem qualquer restrição.
O bairro de Congonhas é uma importante rota para quem deseja chegar às praias com mais “tranquilidade”. É o caso do tintureiro Jânio de Souza, que usa a ponte para chegar mais rápido no Camacho e também para a pesca. Mas ele próprio confessa que tem medo. “A ponte está péssima, balança muito”, justifica.

Só depois do “susto” que o empresário Beto Lima tomou, as autoridades da região voltaram a discutir sobre o assunto. Em reunião na manhã de ontem, ficou decidido que a ponte continua como está, pelo menos até segunda-feira.
“Vamos estar reunidos com engenheiros, de Tubarão, da Amurel e de Jaguaruna, que vão nos dar novo laudo a respeito da situação da ponte”, adianta o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini.
Mas a Cidade Azul já tem um laudo emitido, com o qual foi constatada a necessidade de interdição da travessia. Segundo o prefeito, só a partir do novo laudo novas decisões serão tomadas.

Convênio será assinado em breve

Para o secretário de desenvolvimento regional em Tubarão, Haroldo Silva, o Dura, com o novo laudo, a “novela” da ponte de Congonhas deixará de ser uma questão política para se tornar técnica. Na terça-feira, o secretário vai a Florianópolis, juntamente com os deputados Zé Nei Ascari e Dóia Guglielmi, para se reunir com o secretário estadual de infraestrutura, Valdir Cobalchini.
“Vamos levar todas as reportagens, para que ele se sensibilize e possa assinar o convênio, porque o governador Raimundo Colombo já autorizou”, ressalta Dura.
Cada município deverá investir R$ 150 mil e o estado outros R$ 600 mil. O convênio já era para ter sido assinado, mas houve atraso.
“Nem eu e nem o Manoel (Bertoncini) sozinhos temos condições financeiras de construir a ponte e precisamos do governo do estado”, relata o prefeito de Jaguaruna Inimar Felisbino Duarte. A expectativa é que o convênio seja assinado em, no máximo, 15 dias.

O ‘hit’ do momento

A campanha “Cai Aqui, Beto” ganha repercussão maior a cada dia. O trabalho que começou na internet ganha espaço também fora da rede. E esse é um dos objetivos do criador Philippe Alexandrino: fazer com que a campanha seja vista fora das redes sociais. Outro é ajudar a comunidade a resolver os seus problemas fincando placas com a logomarca da campanha para chamar atenção das autoridades.

Tudo começou como uma brincadeira, que aos poucos torna-se séria. A intenção é que todo esse trabalho dê resultados. A ideia surgiu na quarta-feira à tarde, quando Philippe lançou a criação em seu perfil do Facebook. “Queria medir a febre”, explica. Claro que tudo foi feito com autorização do empresário tubaronense Beto Lima. “Achei um humor honesto, um humor sadio”, salienta Beto.

No outro dia pela manhã, a campanha já tinha até uma página própria no Facebook. O empresário acredita que ele pôde expressar a indignação do povo. A campanha “foi uma maneira de dar o grito que eles não tinham como fazer”, avalia.
Beto conta que o telefone não para de tocar e que as pessoas o param na rua para dizer onde ele ‘deve cair’. “Já recebi ligações de Joinville, do Rio, de São Paulo…”, relata. “Achei que ia ficar local e entre os jovens que acessam a internet”, afirma.

Campanha é sucesso dentro e fora da internet.

Do virtual para o real

As mídias sociais são instrumentos cada vez mais frequentes quando se fala em comunicação. É onde todos discutem vários assuntos ao mesmo tempo e geram discussões até mesmo ‘acaloradas’.
Muito ‘hits’ saem do mundo virtual e tomam o mundo real em ‘um piscar de olhos’. O caso mais recente é o da “Luiza, que foi para o Canadá”, e virou famosa em todo o Brasil.
Esses ‘hits’ ganham força, mesmo, quando saem da internet, na hora em que fazem as pessoas discutirem em casa, na rua ou no trabalho. Em Tubarão, o novo hit da internet que ganhou a boca do povo é a campanha ‘Cai Aqui, Beto’.

“O caso do Beto teve uma aceitação muito grande e foi parar em veículos tradicionais”, explica o professor universitário Gutemberg Alves Geraldes Júnior. Isso, segundo o professor, dá direito às pessoas que não têm acesso à rede de saberem o que está acontecendo.
Conforme o criador da campanha tubaronense, Philippe Alexandrino, esta foi uma ideia diferente na região. Eles não querem que a campanha “esfrie” e que a população realmente seja ajudada com respostas e soluções. “A gente quer fazer a cidade melhor”, conta o criador.

Continue lendo

Árbitro de Laguna está entre os 20 primeiros profissionais da história da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (27) a profissionalização da arbitragem brasileira, um projeto inédito que começa a ser implantado em...

Pelo Estado – MDB está fora oficialmente fora do governo Jorginho 

 O MDB desembarcou oficialmente do governo Jorginho na noite desta segunda-feira, 26. O presidente estadual do partido, Carlos Chiodini, já entregou o cargo antes mesmo...

QUANDO ADIAR É TAMBÉM UMA FORMA DE SILÊNCIO 

A coluna atrasou. Fazia tempo que eu não agia assim, mas sou feita de carne e osso — e admitir isso já me exime de...

A caminhada de Nikolas e a pauta mais brochante da história

Desde a derrota eleitoral de Jair Bolsonaro, uma parte do eleitorado vive em permanente estado de espera. Sempre faltam 72 horas. Nunca acontece nada....

Laguna abre seleção para diretores escolares da rede municipal

IMAGEM PML Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos A Prefeitura de Laguna, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, abriu nesta segunda-feira (26)...

Polícia Civil divulga avanços das investigações do caso do cão Orelha na Capital

A Polícia Civil de Santa Catarina apresentou, na tarde desta terça-feira (27), os avanços das investigações relacionadas ao caso de maus-tratos contra o cão...

Arrancada Truck abre temporada 2026 em Morro da Fumaça

FOTO PMF Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos A Arrancada Truck dá a largada para a temporada 2026 com a realização da primeira etapa do...

Santa Catarina identifica casos de influenza A (H3N2) subclado K sem gravidade

IMAGEM SESC Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) identificou casos de influenza A (H3N2), subclado...