Programa desenvolvido pela Junta Comercial do Estado será lançado nesta quarta-feira.
Tubarão
Tornar-se um empreendedor no Brasil não é uma tarefa fácil, principalmente para quem deseja abrir o próprio negócio. A dificuldade mais enfrentada é o excesso de burocracia para registrar uma empresa: são diversas as inscrições e licenças necessárias para que possa iniciar as atividades e cada uma deve ser obtida em um órgão diferente.
Em contrapartida, o número de micro e pequenas empresas tem crescido em proporções cada vez maiores no país. O aumento do poder de compra da população, somado ao surgimento de novas áreas comerciais e de prestação de serviços têm impulsionado a criação de novos negócios. Com a proposta de incentivar a formalização das empresas, empreendedores catarinenses contarão com um novo sistema para abrir, alterar ou fechar uma empresa.
O novo sistema vai simplificar a abertura e outros serviços de atos empresariais feitos pela internet, com o Programa Jucesc Digital, desenvolvido pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. O sistema será apresentado nessa quarta-feira, no auditório da sede em Florianópolis.
O presidente da Junta Comercial, Julio Cesar Marcellino Jr., explica que quem pretende empreender em Santa Catarina, abrir o próprio negócio ou já tem o seu negócio e quer ampliar ou transformar, vai ter uma grande vantagem com esse novo sistema. “Vai ter muito mais comodidade, velocidade, eficiência, segurança e economia. Basta imaginar que a empresa poderá ser aberta de qualquer lugar do país ou do mundo e que a pessoa tenha um computador, acesso a internet e o certificado digital”, explica.
O presidente diz que a Junta Comercial vive um momento especial exatamente por poder inovar no âmbito processual. “A inauguração do sistema Junta Digital nada mais é do que permitir e possibilitar os nossos empresários e contabilistas a possibilidade de deflagrar a abertura de processos, alterações de atos mercantis e encerramento de empresas diretamente com o protocolo digital”, ressalta.
De acordo com Julio, o certificado digital é uma tecnologia de assinatura digital. “Para você abrir um processo, precisa assinar o contrato social, a alteração contratual ou a alteração do sócio da empresa, sem haver a necessidade de se deslocar a um dos balcões da Junta Comercial para fazer a abertura de processo via papel como acontece nos dias de hoje”, detalha.