A pavimentação da Serra do Corvo Branco, localizada entre Urubici e Grão-Pará, chegou a 40% de conclusão, segundo a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina. A obra, esperada há décadas, está dividida em três segmentos e conta com investimento total de R$ 50 milhões do Governo do Estado. Os trabalhos mais avançados estão nos segmentos 1 e 3, onde drenagem e terraplenagem já foram praticamente concluídas.
Segmentos 1 e 3 estão quase finalizados
O trecho entre o início do trecho não pavimentado e o corte em rocha em Urubici (segmento 1), e o trecho que vai do pé da serra até o início do asfalto em Grão-Pará (segmento 3), estão bem adiantados:
Quase 100% das obras de drenagem e terraplenagem já finalizadas.
No segmento 3, 1,5 km de base e imprimação estão prontos, faltando apenas o asfalto final.
Além disso, foi instalada uma usina de concreto no local, e um britador está em fase de instalação, o que deve agilizar ainda mais os serviços.
Segmento 2 está em ritmo acelerado com interdição
O segmento 2, entre o corte em rocha e o pé da serra, está com obras aceleradas após a interdição do tráfego desde 10 de março. Os serviços nesta parte incluem:
Limpeza da vegetação e remoção de rochas soltas.
Alargamento da estrada.
Contenção de encostas com técnicas como solo grampeado, cortinas atirantadas e telas de alta resistência.
A interdição abrange cerca de 2,5 km, do km 102,5 ao km 105. Ainda não há previsão para a reabertura total da via, que pode permanecer fechada até o primeiro semestre de 2026.
Acesso ao turismo permanece liberado
Apesar das obras, o acesso ao famoso “corte” da serra e às áreas turísticas mais altas continua liberado para visitação. Nos outros trechos em obras, o tráfego opera em sistema “pare e siga”, conforme a necessidade.
Segundo o governador Jorginho Mello, a revitalização vai transformar a serra em uma nova rodovia, com mais segurança e melhor estrutura:
“Vamos acelerar o trabalho. Essa estrada aqui era só uma buracada e agora a gente tá revitalizando. São mais de nove quilômetros de asfalto novo e parte de concreto.”