quarta-feira, 20 agosto , 2025

Olimpíadas: veja o que esperar do atletismo brasileiro e os 43 atletas que disputarão a modalidade em Paris

O atletismo brasileiro chega às Olimpíadas de Paris 2024 com grande expectativa de medalha. O país, dono de 17 pódios na modalidade, tem uma história rica no atletismo olímpico, com momentos memoráveis que marcaram gerações. Desde Adhemar Ferreira da Silva, que conquistou o ouro no salto triplo em Helsinque 1952 e Melbourne 1956, até Maurren Maggi, que brilhou no salto em distância em Pequim 2008.

Atletas brasileiros em destaque

Entre os destaques brasileiros está Alison dos Santos, o “Piu”, que é uma das maiores esperanças de medalha no atletismo. Especialista nos 400 metros com barreiras, Alison já conquistou o bronze em Tóquio 2020 e vem de uma temporada espetacular, dominando as principais competições internacionais.

Outro nome de peso é Thiago Braz, campeão olímpico no salto com vara nos Jogos do Rio 2016. Após uma campanha sólida em Tóquio, onde conquistou a medalha de bronze, Thiago busca mais um pódio em Paris, consolidando sua posição entre os melhores do mundo.

Confira todos os atletas brasileiros já qualificados para o atletismo em Paris

  1. Alison dos Santos – 400 m com barreiras e revezamento 4×400 m – Piu “treinou” nos 400m rasos durante a Liga Diamante de Silesia, na Polônia e conquistou o índice olímpico em 16 de julho de 2023. Cinco dias depois, garantiu a vaga nos 400 m com barreiras. O atleta entretanto só vai competir a prova que é sua especialidade, os 400 m com barreiras, e o revezamento 4 x 400 m.
  2. Almir Júnior – salto triplo – Com 17,24 m, 2 cm a mais do que o índice olímpico, Almir Júnior foi medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano e garantiu vaga nos Jogos de Paris-2024.
  3. Caio Bonfim – marcha atlética 20 km e revezamento maratona – Caio Bonfim conseguiu o índice ao vencer a Korzeniowski Warsaw, na Polônia, com o tempo de 1h19min42s.
  4. Daniel Nascimento – maratona – Danielzinho foi o primeiro brasileiro a conquistar o índice para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 no atletismo. Dia 23 de abril de 2023, ele terminou em quarto lugar na Maratona de Hamburgo com o tempo de 2h07min06s.
  5. Darlan Romani – arremesso de peso – O “Senhor Incrível” conseguiu o índice olímpico no Troféu Brasil de Atletismo em 7 de julho de 2023 ao arremessar o peso a 21,58 m.
  6. Érica Sena – marcha atlética – No dia 3 de junho, no Grand Prix de La Coruña de marcha atlética, Érica Sena terminou a prova em sétimo lugar, com 1h28min53, marcando índice olímpico para os Jogos de Paris-2024,  quase 30 segundos abaixo da marca estipulada. Esta será a terceira participação olímpica de Érica Sena.
  7. Erik Cardoso – 100 m rasos e revezamento 4 x 100 m – O atleta fez história ao cravar 9s97 no Campeonato Sul-Americano e se tornou o primeiro brasileiro a correr abaixo dos 10s. Com o resultado, Erick Cardoso conquistou o índice para os Jogos Olímpicos.
  8. Felipe Bardi – 100 m rasos e Revezamento 4 x 100 m – O atleta de Americana quebrou o recorde de Erik Cardoso e conseguiu índice para os Jogos Olímpicos de Paris-2024
  9. Lucas Carvalho – 400 m rasos e revezamento 4 x 400 m – Conquistou a vaga na semifinal do Campeonato Sul-Americano com a marca de 44s79.
  10. Rafael Pereira – 110 m com barreiras – Rafael Pereira ficou em quarto lugar na disputa dos 110m com barreiras no Meeting de Lucerna, na Suíça. Com um tempo de 13s26, garantiu a primeira cota do brasil na prova em Paris-2024.
  11. Viviane Lyra – marcha atlética e revezamento maratona – A atleta conquistou a vaga ao terminar em oitavo lugar na prova dos 20 km do Mundial de atletismo de 2023.
  12. Matheus Lima – 400 m rasos e 400 m com barreiras – Matheus Lima correu os 400m rasos em 44s52, em prova do 3º Encontro de Atletismo da Federação Paulista (FPA), no Centro Olímpico em São Paulo, e se tornou o 12º atleta brasileiro a conseguir índice no atletismo. Em abril de 2024, o atleta garantiu o índice também nos 400 m com barreiras.
  13. Izabela Silva – lançamento do disco – com o lançamento para 64,66m na etapa de Xangai da Diamond League, a finalista olímpica em Tóquio se classificou para Paris-2024.
  14. Eduardo de Deus – 110 m com barreiras – o atleta bateu o índice olímpico na disputa do Troféu Brasil de atletismo
  15. Luiz Maurício – lançamento de dardo – Bateu o recorde sul-americano e fez o índice olímpico no último dia do Troféu Brasil.
  16. Vitória Rosa – 100 m feminino – classificada pelo ranking mundial
  17. Ana Carolina Azevedo – 100m e 200m feminino – classificada pelo ranking mundial
  18. Lorraine Martins – 200 m feminino – classificada pelo ranking mundial
  19. Tiffani Marinho – 400 m feminino – classificada pelo ranking mundial
  20. Flávia Maria de Lima – 800m feminino – classificada pelo ranking mundial
  21. Chayenne da Silva – 400 m com barreiras feminino – classificada pelo ranking mundial
  22. Tatiane Raquel da Silva – 3000 m com obstáculos feminino – classificada pelo ranking mundial
  23. Valdileia Martins – salto em altura feminino – classificada pelo ranking mundial
  24. Juliana Campos – salto com vara feminino – classificada pelo ranking mundial
  25. Eliane Martins – salto em distância feminino – classificada pelo ranking mundial
  26. Lissandra Campos – salto em distância feminino – classificada pelo ranking mundial
  27. Gabriele Santos – salto triplo feminino – classificada pelo ranking mundial
  28. Andressa de Morais – lançamento de disco feminino – classificada pelo ranking mundial
  29. Jucilene de Lima – lançamento de dardo feminino – classificada pelo ranking mundial
  30. Ana Caroline Silva – arremesso de peso feminino – classificada pelo ranking mundial
  31. Gabriela Muniz – marcha atlética 20 km feminino – classificada pelo ranking mundial
  32. Paulo André – 100 m masculino e revezamento 4 x 100 m – classificado pelo ranking mundial
  33. Renan Gallina – 200 m masculino e revezamento 4 x 100 m – classificado pelo ranking mundial
  34. Fernando Ferreira – salto em altura masculino – classificado pelo ranking mundial
  35. Lucas Marcelino – salto em distância – classificado pelo ranking mundial
  36. Wellington Morais – arremesso de peso – classificado pelo ranking mundial
  37. Pedro Henrique Nunes – lançamento de dardo – classificado pelo ranking mundial
  38. Matheus Corrêa – marcha atlética 20 km masculino – classificado pelo ranking mundial
  39. José Fernando Santana – decatlo – classificado pelo ranking mundial
  40. Gabriel Garcia – revezamento 4 x 100 m masculino
  41. Douglas Hernandes Mendes – revezamento 4 x 400 m masculino
  42. Lucas Vilar – revezamento 4 x 400 m masculino
  43. Jadson Erick Lima – revezamento 4 x 400 m masculino

Além deles, mais três nomes podem entrar na lista de convocados. Max Batista (marcha atlética), Livia Avancini (arremesso de peso) e Hygor Soares (revezamento 4x100m) não apareceram nesta convocação por conta de um imbróglio relacionado a testes antidoping. Eles estão elegíveis tecnicamente, mas a World Athletics exige uma determinada quantidade de teste no período do ciclo olímpico e, por isso, os tiraram da lista de classificados. De acordo com a CBAt, os atletas fizeram os testes e estão aptos para ir aos Jogos. A Confederação deve recorrer da decisão no CAS (Corte Arbitral do Esporte) para assegurar a vaga dos brasileiros. 

 

Continue lendo

O que torna um óculos ‘de luxo’ de fato luxuoso?

FOTO Freepik Reprodução Notisul Óculos são, para muitos, mais do que uma necessidade visual: são uma extensão da personalidade, um acessório de estilo e, em...

Pelo Estado – Esquemas de corrupção em prefeituras do Estado ainda dão o que falar

E os escândalos de corrupção nas prefeituras catarinenses ganharam mais um capítulo. Nesta terça-feira,19, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas...

4Nerd |#11 | 4Nerd + Notisul – O Início da Parceria!

No nosso primeiro programa junto ao Notisul, abrimos os trabalhos com estilo: trazendo as últimas notícias nerds, apresentando nossos quadros fixos (Update Nerd, Locadora...

Professor é indiciado por racismo contra estudante em Laguna

A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu o inquérito que investigava denúncias de racismo contra uma aluna de 13 anos em Laguna. O professor...

Musk x Altman: disputa vai dos chatbots aos implantes cerebrais

A rivalidade entre Elon Musk e Sam Altman acaba de ganhar um novo capítulo, desta vez no mercado de implantes cerebrais. Altman, CEO da...

Governo Lula envia ao Congresso PL das big techs com proteção a influenciadores

O Palácio do Planalto decidiu enviar ao Congresso dois projetos de lei sobre big techs. Um trata da regulação de conteúdo nas plataformas digitais...

TCE cria norma para licitações de obras em praias de SC

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) anunciou a elaboração de uma norma técnica para orientar licitações de obras de alargamento...

Série de Harry Potter anuncia atores dos irmãos Weasley

A HBO anunciou nesta terça-feira (19) os atores que darão vida aos irmãos Weasley na aguardada série de Harry Potter, atualmente em produção no...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp