O atletismo brasileiro chega às Olimpíadas de Paris 2024 com grande expectativa de medalha. O país, dono de 17 pódios na modalidade, tem uma história rica no atletismo olímpico, com momentos memoráveis que marcaram gerações. Desde Adhemar Ferreira da Silva, que conquistou o ouro no salto triplo em Helsinque 1952 e Melbourne 1956, até Maurren Maggi, que brilhou no salto em distância em Pequim 2008.
Atletas brasileiros em destaque
Entre os destaques brasileiros está Alison dos Santos, o “Piu”, que é uma das maiores esperanças de medalha no atletismo. Especialista nos 400 metros com barreiras, Alison já conquistou o bronze em Tóquio 2020 e vem de uma temporada espetacular, dominando as principais competições internacionais.
Outro nome de peso é Thiago Braz, campeão olímpico no salto com vara nos Jogos do Rio 2016. Após uma campanha sólida em Tóquio, onde conquistou a medalha de bronze, Thiago busca mais um pódio em Paris, consolidando sua posição entre os melhores do mundo.
Confira todos os atletas brasileiros já qualificados para o atletismo em Paris
- Alison dos Santos – 400 m com barreiras e revezamento 4×400 m – Piu “treinou” nos 400m rasos durante a Liga Diamante de Silesia, na Polônia e conquistou o índice olímpico em 16 de julho de 2023. Cinco dias depois, garantiu a vaga nos 400 m com barreiras. O atleta entretanto só vai competir a prova que é sua especialidade, os 400 m com barreiras, e o revezamento 4 x 400 m.
- Almir Júnior – salto triplo – Com 17,24 m, 2 cm a mais do que o índice olímpico, Almir Júnior foi medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano e garantiu vaga nos Jogos de Paris-2024.
- Caio Bonfim – marcha atlética 20 km e revezamento maratona – Caio Bonfim conseguiu o índice ao vencer a Korzeniowski Warsaw, na Polônia, com o tempo de 1h19min42s.
- Daniel Nascimento – maratona – Danielzinho foi o primeiro brasileiro a conquistar o índice para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 no atletismo. Dia 23 de abril de 2023, ele terminou em quarto lugar na Maratona de Hamburgo com o tempo de 2h07min06s.
- Darlan Romani – arremesso de peso – O “Senhor Incrível” conseguiu o índice olímpico no Troféu Brasil de Atletismo em 7 de julho de 2023 ao arremessar o peso a 21,58 m.
- Érica Sena – marcha atlética – No dia 3 de junho, no Grand Prix de La Coruña de marcha atlética, Érica Sena terminou a prova em sétimo lugar, com 1h28min53, marcando índice olímpico para os Jogos de Paris-2024, quase 30 segundos abaixo da marca estipulada. Esta será a terceira participação olímpica de Érica Sena.
- Erik Cardoso – 100 m rasos e revezamento 4 x 100 m – O atleta fez história ao cravar 9s97 no Campeonato Sul-Americano e se tornou o primeiro brasileiro a correr abaixo dos 10s. Com o resultado, Erick Cardoso conquistou o índice para os Jogos Olímpicos.
- Felipe Bardi – 100 m rasos e Revezamento 4 x 100 m – O atleta de Americana quebrou o recorde de Erik Cardoso e conseguiu índice para os Jogos Olímpicos de Paris-2024
- Lucas Carvalho – 400 m rasos e revezamento 4 x 400 m – Conquistou a vaga na semifinal do Campeonato Sul-Americano com a marca de 44s79.
- Rafael Pereira – 110 m com barreiras – Rafael Pereira ficou em quarto lugar na disputa dos 110m com barreiras no Meeting de Lucerna, na Suíça. Com um tempo de 13s26, garantiu a primeira cota do brasil na prova em Paris-2024.
- Viviane Lyra – marcha atlética e revezamento maratona – A atleta conquistou a vaga ao terminar em oitavo lugar na prova dos 20 km do Mundial de atletismo de 2023.
- Matheus Lima – 400 m rasos e 400 m com barreiras – Matheus Lima correu os 400m rasos em 44s52, em prova do 3º Encontro de Atletismo da Federação Paulista (FPA), no Centro Olímpico em São Paulo, e se tornou o 12º atleta brasileiro a conseguir índice no atletismo. Em abril de 2024, o atleta garantiu o índice também nos 400 m com barreiras.
- Izabela Silva – lançamento do disco – com o lançamento para 64,66m na etapa de Xangai da Diamond League, a finalista olímpica em Tóquio se classificou para Paris-2024.
- Eduardo de Deus – 110 m com barreiras – o atleta bateu o índice olímpico na disputa do Troféu Brasil de atletismo
- Luiz Maurício – lançamento de dardo – Bateu o recorde sul-americano e fez o índice olímpico no último dia do Troféu Brasil.
- Vitória Rosa – 100 m feminino – classificada pelo ranking mundial
- Ana Carolina Azevedo – 100m e 200m feminino – classificada pelo ranking mundial
- Lorraine Martins – 200 m feminino – classificada pelo ranking mundial
- Tiffani Marinho – 400 m feminino – classificada pelo ranking mundial
- Flávia Maria de Lima – 800m feminino – classificada pelo ranking mundial
- Chayenne da Silva – 400 m com barreiras feminino – classificada pelo ranking mundial
- Tatiane Raquel da Silva – 3000 m com obstáculos feminino – classificada pelo ranking mundial
- Valdileia Martins – salto em altura feminino – classificada pelo ranking mundial
- Juliana Campos – salto com vara feminino – classificada pelo ranking mundial
- Eliane Martins – salto em distância feminino – classificada pelo ranking mundial
- Lissandra Campos – salto em distância feminino – classificada pelo ranking mundial
- Gabriele Santos – salto triplo feminino – classificada pelo ranking mundial
- Andressa de Morais – lançamento de disco feminino – classificada pelo ranking mundial
- Jucilene de Lima – lançamento de dardo feminino – classificada pelo ranking mundial
- Ana Caroline Silva – arremesso de peso feminino – classificada pelo ranking mundial
- Gabriela Muniz – marcha atlética 20 km feminino – classificada pelo ranking mundial
- Paulo André – 100 m masculino e revezamento 4 x 100 m – classificado pelo ranking mundial
- Renan Gallina – 200 m masculino e revezamento 4 x 100 m – classificado pelo ranking mundial
- Fernando Ferreira – salto em altura masculino – classificado pelo ranking mundial
- Lucas Marcelino – salto em distância – classificado pelo ranking mundial
- Wellington Morais – arremesso de peso – classificado pelo ranking mundial
- Pedro Henrique Nunes – lançamento de dardo – classificado pelo ranking mundial
- Matheus Corrêa – marcha atlética 20 km masculino – classificado pelo ranking mundial
- José Fernando Santana – decatlo – classificado pelo ranking mundial
- Gabriel Garcia – revezamento 4 x 100 m masculino
- Douglas Hernandes Mendes – revezamento 4 x 400 m masculino
- Lucas Vilar – revezamento 4 x 400 m masculino
- Jadson Erick Lima – revezamento 4 x 400 m masculino
Além deles, mais três nomes podem entrar na lista de convocados. Max Batista (marcha atlética), Livia Avancini (arremesso de peso) e Hygor Soares (revezamento 4x100m) não apareceram nesta convocação por conta de um imbróglio relacionado a testes antidoping. Eles estão elegíveis tecnicamente, mas a World Athletics exige uma determinada quantidade de teste no período do ciclo olímpico e, por isso, os tiraram da lista de classificados. De acordo com a CBAt, os atletas fizeram os testes e estão aptos para ir aos Jogos. A Confederação deve recorrer da decisão no CAS (Corte Arbitral do Esporte) para assegurar a vaga dos brasileiros.