quinta-feira, 25 junho , 2026
Início Site Página 22

LTF confirma programação das semifinais do Campeonato Municipal de Tubarão

0

A Liga Tubaronense de Futebol (LTF) oficializou a programação das semifinais do Campeonato Municipal de Futebol de Tubarão – II Taça Grupo Aliança. Os confrontos das categorias Principal e Juniores serão disputados entre sexta-feira (12) e domingo (14), no estádio Nereu dos Santos, definindo os finalistas da competição.

A fase decisiva começa com rodada dupla na sexta-feira. Olimpikus e União Operária se enfrentam primeiro pela categoria Juniores e, na sequência, voltam a campo pela categoria Principal em busca de uma vaga na decisão.

Sexta-feira abre a disputa pelas vagas na final

A programação da sexta-feira (12) terá dois confrontos entre as equipes do Olimpikus e União Operária.

Às 19h30, os clubes disputam a primeira semifinal da categoria Juniores. Logo depois, às 21h, as equipes voltam a se enfrentar pela categoria Principal.

Os vencedores garantem presença nas respectivas finais do campeonato.

Domingo define os últimos finalistas

A segunda rodada das semifinais será realizada no domingo (14), também no estádio Nereu dos Santos.

A partir das 13h, Vila Real e Santos disputam a vaga na final da categoria Juniores. Na sequência, às 15h, Santos e América do Andrino entram em campo para decidir quem avança à final da categoria Principal.

Com os resultados, serão conhecidos os finalistas das duas categorias da competição organizada pela Liga Tubaronense de Futebol.

Campeonato entra na reta decisiva

O Campeonato Municipal de Futebol de Tubarão chega à fase mais importante da temporada com a definição dos finalistas da II Taça Grupo Aliança.

A competição reúne equipes tradicionais do futebol amador do município e movimenta atletas, dirigentes e torcedores ao longo da temporada.

A cobertura dos bastidores e das partidas decisivas será realizada pelo programa Papo de Bola.

Governo federal anuncia ampliação da cota da pesca da tainha no Norte de Santa Catarina

0

O governo federal anunciou que irá ampliar a cota de captura da tainha na modalidade tradicional de arrasto de praia para pescadores artesanais do Norte de Santa Catarina. A medida foi divulgada na quinta-feira (9), após a suspensão temporária da atividade devido ao alcance de 90% do limite autorizado para a temporada. A liberação, porém, ainda depende da publicação de uma portaria conjunta entre os ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

A suspensão da pesca por arrasto de praia havia sido anunciada no último domingo (7) e gerou forte reação do setor pesqueiro catarinense. Segundo o governo federal, a medida foi necessária para preservar os estoques da espécie e evitar que a cota coletiva fosse ultrapassada.

De acordo com os dados oficiais, os pescadores já haviam capturado 1.198,8 toneladas de tainha, equivalente a 90% do limite estabelecido para a temporada.

Ampliação será exclusiva para o Norte catarinense

O Ministério da Pesca e Aquicultura informou que a ampliação da cota será aplicada apenas aos pescadores artesanais do Norte de Santa Catarina.

A justificativa é baseada no comportamento migratório da espécie. Historicamente, os cardumes de tainha chegam primeiro ao Sul do estado e alcançam as praias da região Norte apenas nas semanas seguintes, geralmente durante o mês de julho.

Com isso, o governo entende que os pescadores do Norte ainda não tiveram as mesmas oportunidades de captura registradas em outras áreas do litoral catarinense.

Até a manhã desta quarta-feira (10), a portaria necessária para oficializar a ampliação da pesca ainda não havia sido publicada.

Temporada da tainha é tradição em Santa Catarina

A pesca artesanal de arrasto de praia é considerada patrimônio cultural de Santa Catarina e tem início tradicionalmente em maio, seguindo até o fim de julho.

Neste ano, os primeiros dias da temporada foram marcados por grandes lanços e elevada oferta de pescado. Em diversas comunidades pesqueiras, o volume capturado superou a capacidade de comercialização imediata, provocando dificuldades para a venda do produto.

A modalidade movimenta a economia de dezenas de municípios do litoral catarinense, gerando renda para pescadores e famílias que dependem diretamente da atividade durante o período da safra.

Entenda por que existe limite para a captura

Segundo o governo federal, o sistema de cotas tem como objetivo controlar a quantidade de peixes capturados e evitar a pesca predatória.

A medida busca garantir a conservação da espécie Mugil liza, conhecida popularmente como tainha, permitindo que os exemplares completem seu ciclo reprodutivo e mantenham a população saudável nos próximos anos.

As cotas são definidas com base em estudos técnicos e servem como ferramenta de gestão pesqueira para evitar a redução excessiva dos estoques naturais.

De onde vêm as tainhas?

A tainha encontrada no Sul do Brasil passa a maior parte do ano em ambientes de água doce. Com a chegada do inverno, os peixes iniciam uma migração reprodutiva a partir da bacia do Rio da Prata, entre Argentina e Uruguai, e também da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.

Durante esse deslocamento, os cardumes passam pelo litoral catarinense para realizar a desova, o que torna Santa Catarina um dos principais pontos da pesca da espécie no país.

Além do litoral catarinense, a tainha também é capturada no estado de São Paulo, em modalidades diferentes da pesca de arrasto de praia.

IHGSul apresenta projetos de preservação histórica durante visita institucional em Laguna

0

FOTO PL Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

Representantes do Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Santa Catarina (IHGSul) realizaram uma visita institucional ao governo municipal de Laguna para apresentar projetos e fortalecer ações voltadas à preservação da história e da cultura regional.

Participaram do encontro o presidente do IHGSul, Luiz Nilton Corrêa; a secretária do Instituto e presidente da Academia Desterrense de Literatura, Eloah Westenfalen; o membro da diretoria Rafael Nogueira; e a membro emérita Vilca Merísio.

Durante a reunião, os representantes cumprimentaram o chefe do Executivo municipal e compartilharam informações sobre projetos desenvolvidos pela entidade, especialmente aqueles relacionados à preservação e divulgação de fotografias, documentos históricos e outros registros que retratam a trajetória de Laguna e da região Sul de Santa Catarina.

Instituto busca fortalecer a memória regional

Na oportunidade, também foram apresentados a criação e os objetivos do Instituto Histórico e Geográfico do Sul de Santa Catarina, entidade que tem como missão incentivar a pesquisa, a valorização da memória regional e a difusão do conhecimento histórico e geográfico.

A iniciativa reforça a importância da preservação dos acervos históricos e do estímulo à produção de pesquisas que contribuam para manter viva a identidade cultural da região.

Conheça o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina

O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC) foi fundado em 7 de setembro de 1896, em Florianópolis, e é uma instituição de caráter científico e cultural com atuação em todo o estado.

Seu idealizador foi José Artur Boiteux, que contou com a participação de representantes dos meios político, cultural e econômico da época. Atualmente, a entidade reúne mais de 200 membros entre eméritos, efetivos, correspondentes, honorários e beneméritos.

O Instituto promove sessões administrativas e solenes em diversos municípios catarinenses, além de participar de eventos promovidos por instituições históricas e geográficas do Brasil e de outros países.

Entre suas publicações estão uma revista anual com ensaios de associados, um boletim mensal sobre as atividades da entidade e coleções de livros voltadas à historiografia catarinense.

Centro de referência da memória catarinense

O IHGSC mantém um importante acervo histórico composto por documentos, biblioteca especializada em assuntos catarinenses, mapoteca, fototeca e hemeroteca.

A instituição tem como objetivo pesquisar, investigar, interpretar e divulgar fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos e demais áreas relacionadas à História e à Geografia de Santa Catarina.

Tubarão planeja estrutura de abrigos para atender população em emergências climáticas

0

FOTO PMT Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

A Prefeitura de Tubarão realizou nesta terça-feira (9) uma reunião de alinhamento com representantes das forças de segurança e órgãos municipais para discutir estratégias relacionadas à abertura e ao funcionamento de abrigos destinados ao atendimento de pessoas desalojadas ou desabrigadas em situações de eventos climáticos extremos.

O encontro reuniu representantes das polícias Civil, Militar e Municipal, do Corpo de Bombeiros, do Exército, da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e de outros setores da administração municipal.

Planejamento busca resposta rápida em situações de emergência

Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, a reunião marca o início de um planejamento integrado entre os órgãos envolvidos.

“Esta foi uma primeira reunião com as instituições de segurança para iniciarmos um planejamento integrado voltado à eventual necessidade de ativação de abrigos. O objetivo é garantir que todos os órgãos envolvidos estejam alinhados e preparados para agir de forma rápida e organizada, oferecendo segurança e acolhimento à população em momentos de emergência”, destacou.

A administração dos abrigos ficará sob responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, com apoio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e dos demais órgãos municipais.

Definição de protocolos e responsabilidades

O trabalho conjunto tem como objetivo definir protocolos, responsabilidades e ações necessárias para garantir uma resposta eficiente em situações que exijam o acolhimento temporário de famílias afetadas por enchentes ou outros fenômenos meteorológicos.

A iniciativa faz parte de uma série de medidas preventivas desenvolvidas pela Prefeitura de Tubarão para reduzir os impactos causados por eventos climáticos adversos.

Entre as ações já realizadas estão o monitoramento constante das condições meteorológicas, a manutenção dos sistemas de drenagem e o fortalecimento dos planos de contingência voltados à proteção da população.

Motociclista sem habilitação é flagrado após fugir de abordagem policial em Imbituba

0

FOTO PMSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

Um jovem de 19 anos foi autuado por dirigir sem habilitação gerando perigo de dano após fugir de uma abordagem da Polícia Militar na tarde desta terça-feira (9), no bairro Guaiúba, em Imbituba. A ocorrência foi registrada por volta das 15h.

Segundo a PM, a guarnição realizava patrulhamento quando visualizou uma motocicleta cujo condutor realizou uma manobra brusca ao perceber a presença policial, levantando suspeitas e motivando a tentativa de abordagem.

Condutor desobedeceu ordem de parada

Ainda conforme a polícia, mesmo após sinais sonoros, luminosos e ordens de parada, o motociclista não obedeceu e passou a trafegar por diversas vias de forma perigosa.

Durante a fuga, o condutor desrespeitou sinalizações de trânsito e colocou em risco pedestres e outros usuários das vias.

A perseguição terminou quando o motociclista perdeu o controle do veículo e caiu. Em seguida, ele foi abordado pelos policiais.

Moto foi apreendida

Após a identificação, o homem informou aos policiais que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Diante dos fatos, foi constatada a prática do crime de dirigir sem habilitação gerando perigo de dano. A Polícia Militar lavrou um Termo Circunstanciado e realizou os procedimentos administrativos de trânsito cabíveis.

A motocicleta foi apreendida.

PM atende 96 ocorrências no Sul de SC em 24 horas

0
FOTO Notisul

Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Militar atendeu 96 ocorrências policiais Sul entre 7h de terça-feira (9) e 7h desta quarta-feira (10). Do total, três foram consideradas relevantes, com registros em Jaguaruna, Braço do Norte e Imbituba.

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Jaguaruna

A primeira ocorrência foi registrada às 12h25, no bairro Copa 70, em Jaguaruna. Segundo a PM, uma mulher de 61 anos relatou que o filho, de 31 anos, entrou em sua residência mesmo com medida protetiva vigente contra ele.

Conforme o relato, a situação gerou uma discussão entre o homem e o esposo da vítima. A Polícia Militar foi acionada e constatou o descumprimento da ordem judicial.

O homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

Mandado de prisão é cumprido em Braço do Norte

Às 13h, a PM cumpriu um mandado de prisão no Centro de Braço do Norte. Durante abordagem, os policiais consultaram os sistemas e confirmaram que havia mandado em aberto contra um homem de 26 anos.

O mandado era pelo crime de furto. Após a prisão, ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Tubarão.

Motociclista sem habilitação é abordado em Imbituba

A terceira ocorrência foi registrada às 15h, no bairro Guaiúba, em Imbituba. Durante patrulhamento, a PM visualizou uma motocicleta cujo condutor fez uma manobra brusca ao perceber a presença policial.

Segundo a guarnição, o homem não obedeceu aos sinais de parada e passou a transitar de forma perigosa por diversas vias. A PM informou que ele desrespeitou sinalizações e colocou pedestres e motoristas em risco.

Após perder o controle da motocicleta e cair, o condutor foi abordado. Ele foi identificado como um homem de 19 anos e informou não possuir Carteira Nacional de Habilitação.

Foi lavrado Termo Circunstanciado. A motocicleta foi apreendida e as medidas administrativas de trânsito foram adotadas.

SC capacita profissionais para fortalecer combate às hepatites virais

0

FOTO SES/SC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu nesta terça-feira (9), em Florianópolis, uma capacitação voltada ao fortalecimento das ações de enfrentamento às hepatites virais em Santa Catarina. O evento reuniu médicos residentes do Programa de Medicina de Família e Comunidade e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), com participação presencial e transmissão online para profissionais de todo o estado.

A iniciativa teve como foco a qualificação dos profissionais para o diagnóstico precoce, manejo clínico dos pacientes e ampliação das ações de prevenção nos territórios onde atuam.

Capacitação reforça diagnóstico precoce e prevenção

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), o encontro busca fortalecer a rede de atenção à saúde por meio da atualização técnica dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população.

“Os médicos da Atenção Primária e os residentes em Medicina de Família desempenham um papel fundamental na identificação precoce dos casos, no encaminhamento adequado dos pacientes e no desenvolvimento de ações educativas junto à comunidade. Investir na capacitação desses profissionais é uma estratégia essencial para ampliar o diagnóstico e reduzir os impactos das hepatites virais”, destacou a médica infectologista da DIVE, Regina Valim.

Além da atualização dos conhecimentos clínicos, a capacitação reforçou a importância da integração entre vigilância epidemiológica e assistência à saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos testes, à vacinação e aos tratamentos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Doenças podem evoluir de forma silenciosa

As hepatites virais são infecções que afetam o fígado e, em muitos casos, podem evoluir sem sintomas por vários anos. Por isso, especialistas ressaltam a importância da informação, da prevenção e do diagnóstico precoce para reduzir a transmissão e garantir o tratamento adequado aos pacientes.

A ação integra as estratégias de preparação para o Julho Amarelo, campanha nacional dedicada à conscientização e ao combate das hepatites virais.

O encontro foi promovido pela DIVE e pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), ambas vinculadas à SES, com apoio do Ministério da Saúde.

Horóscopo de hoje: veja a previsão para os 12 signos nesta quarta-feira

0

IMAGEM IA Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

Nesta quarta-feira, 10 de junho de 2026, o panorama astrológico traz uma energia de encerramento e forte impulso interno. O Sol brilha no signo de Gêmeos, estimulando nossa mente, a comunicação e as trocas de informação.

No entanto, o grande motor invisível do dia é a Lua Minguante transitando pelo signo de Áries. A Lua em Áries nos dá coragem, pressa e iniciativa, mas por estar na fase Minguante, o convite do céu não é para iniciar projetos grandiosos do zero, e sim para usar essa força para cortar o que não serve mais, resolver pendências arrastadas e encarar conversas difíceis de frente.

Áries (21/03 – 20/04)

A Lua está transitando pelo seu signo, Áries! Isso te dá uma dose extra de coragem e vitalidade para resolver assuntos pessoais e familiares pendentes (como questões de moradia ou patrimônio). Só tome cuidado com a impulsividade: a energia minguante pede que você finalize ciclos com maturidade, e não na base do estresse. Saturno te cobra responsabilidade nas escolhas.

Touro (21/04 – 20/05)

Atenção com as palavras, taurino. Marte está no seu signo te dando muita garra, mas também uma tendência a soar áspero ou direto demais em conversas delicadas com pessoas próximas. Use a empatia. Como a Lua minguante mexe com seu subconsciente, o dia é excelente para momentos de recolhimento, organização interna e para evitar o estresse desnecessário.

Gêmeos (21/05 – 20/06)

Com o Sol brilhando no seu signo, você está no centro das atenções. Hoje, o foco se volta para as finanças: reajustes, orçamentos e propostas ganham força. É um ótimo momento para se valorizar usando argumentos sólidos e dados concretos. A Lua pede que você filtre as amizades e evite se doar além da conta em ambientes sociais.

Câncer (21/06 – 22/07)

O dia traz reflexões importantes sobre sua carreira e o rumo do seu futuro profissional. Graças a Vênus e Júpiter, o seu carisma e elegância estão em alta, prometendo reconhecimento. No entanto, a Lua minguante na sua área profissional avisa: não centralize todas as tarefas sozinho. Aceite colaborações e não ultrapasse os limites do seu orçamento.

Leão (23/07 – 22/08)

O céu de hoje te convida a olhar para dentro antes de agir no mundo externo. Tire um momento para se concentrar em planos de estudos, viagens ou projetos de longo prazo. A fé e a intuição serão suas grandes aliadas. O apoio de pessoas queridas trará uma gostosa sensação de segurança e acolhimento. Cuidado apenas com expectativas altas demais.

Virgem (23/08 – 22/09)

Dia de diálogos francos e profundos com amigos ou grupos. É hora de alinhar combinados e colocar limites com elegância, sem misturar assuntos íntimos com a vida social. O momento é propício para desapegar de velhos hábitos e inovar na sua rotina de trabalho. No amor, o clima é de estabilidade e cumplicidade.

Libra (23/09 – 22/10)

As relações e parcerias profissionais entram em pauta. Uma definição ou acordo pode exigir de você mais atitude e determinação. Saturno pede que você alinhe as expectativas com as pessoas que caminham ao seu lado e divida as responsabilidades de forma justa. Mostre segurança, mas mantenha a diplomacia típica do seu signo.

Escorpião (23/10 – 21/11)

Cabeça fria e atenção aos detalhes hoje, escorpiano. O dia pede uma revisão cuidadosa em documentos, prazos ou contratos de longo prazo. No trabalho, evite bater de frente com colegas ou entrar em discussões desnecessárias. A saúde e a rotina também pedem atenção: respeite os sinais de cansaço do seu corpo.

Sagitário (22/11 – 21/12)

O céu de hoje traz excelentes reflexões sobre os seus caminhos, filhos ou investimentos. É um bom momento para diminuir um pouco as idealizações e encarar os custos e prazos reais dos seus projetos com os pés no chão. No amor e no romance, a energia está super quente e envolvente — aproveite para revelar seus desejos!

Capricórnio (22/12 – 20/01)

Assuntos voltados para a sua casa e para as exigências da família vão dominar o dia. Felizmente, Vênus e Júpiter ajudam a manter a harmonia, permitindo que até os temas mais sérios sejam tratados com suavidade e carinho. Aproveite a Lua minguante para organizar o seu lar e limpar gavetas e pendências antigas.

Aquário (21/01 – 19/02)

Sua mente estará fervendo com ideias, impulsionada por uma forte dose de intuição e empatia. O dia é excelente para negociar, dialogar e encontrar saídas financeiras inteligentes. Apenas fique atento para não cair no excesso de críticas ou no drama ao interagir com as pessoas. Lembre-se de descansar a mente ao final do dia.

Peixes (20/02 – 20/03)

A Lua minguante mexe diretamente com a sua área financeira. O momento pede versatilidade para otimizar os seus recursos e cortar gastos supérfluos que possam desequilibrar o orçamento. No trabalho, suas tarefas fluem muito bem em direção ao sucesso. No campo afetivo, cuidado para que o ciúme ou pequenas inseguranças não dominem o seu dia.

Quarta-feira será de muitas nuvens e pouca chuva no Sul de SC

0

FOTO Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

A quarta-feira (10) será marcada por muitas nuvens, temperaturas amenas e baixa possibilidade de chuva no Sul de Santa Catarina. No litoral, a nebulosidade predomina durante praticamente todo o dia, enquanto cidades do interior terão mais aberturas de sol. O índice UV permanece entre baixo e moderado na região.

Tubarão

O tempo segue nublado durante todo o dia. A temperatura varia entre 11°C e 18°C, com umidade em torno de 86% e apenas 10% de chance de chuva. O índice UV é baixo (2).

Criciúma

A cidade terá céu predominantemente nublado, com mínima de 11°C e máxima de 17°C. A umidade fica próxima de 85% e a possibilidade de chuva chega a 20%. O índice UV é baixo (2).

Laguna

O dia será de muitas nuvens, alternando com rápidas aberturas de sol. As temperaturas ficam entre 13°C e 18°C. A umidade pode atingir 99% e não há previsão significativa de chuva. O índice UV é moderado (3).

Imbituba

O município terá céu nublado a parcialmente encoberto, com temperaturas entre 14°C e 18°C. Os ventos sopram do quadrante sul e sudoeste, com rajadas entre 17 km/h e 26 km/h. O índice UV é moderado (3).

Braço do Norte

Braço do Norte deve registrar o tempo mais firme da região, com sol entre nuvens e temperaturas variando de 11°C a 22°C. A chance de chuva é baixa e o índice UV alcança nível moderado (4).

Incêndio destrói residência de madeira no bairro São Clemente, em Tubarão

0
FOTO CBMSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

Um incêndio em uma residência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão no início da tarde desta terça-feira (9). A ocorrência foi registrada por volta das 12h10, na Rua Miguel de Patta, no bairro São Clemente.

Quando as guarnições chegaram ao local, o imóvel já estava tomado pelas chamas e em fase de desenvolvimento completo. A residência, construída em madeira, possuía aproximadamente 50 metros quadrados.incêndio em residência Tubarão

Menina de 11 anos saiu ilesa

Segundo informações do 8º Batalhão de Bombeiro Militar, uma menina de 11 anos estava no imóvel no momento em que o incêndio começou.

A adolescente conseguiu deixar a residência antes que as chamas se espalhassem e não sofreu ferimentos.

Bombeiros utilizaram cerca de 9 mil litros de água

As equipes das viaturas ABTR-109 e AT-075 atuaram rapidamente para controlar o fogo.

O combate foi realizado com duas linhas de ataque direto, impedindo a propagação das chamas.

De acordo com os bombeiros:

  • A residência possuía fornecimento de água;
  • Havia ligação de energia elétrica;
  • O imóvel contava com um botijão de gás GLP (P-13);
  • Não existiam edificações próximas com risco significativo de propagação.

Para extinguir completamente o incêndio e realizar o trabalho de rescaldo, foram utilizados aproximadamente 9 mil litros de água.

Causas serão apuradas

Após o controle das chamas, os bombeiros realizaram o rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes.

As causas do incêndio não foram informadas e deverão ser apuradas posteriormente.

Apesar dos danos materiais à residência, não houve registro de vítimas.