quinta-feira, 25 junho , 2026
Início Site Página 23

Pelo Estado – Pesca da tainha fala mais sobre política do que sobre economia 

0

 

Provando que a briga da tainha tem muito mais a ver com política do que com economia, tradição ou mesmo com a questão ambiental, o deputado do PT, Fabiano da Luz, informou, após reunião com representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura, que Santa Catarina vai ter uma cota adicional para permitir a retomada da atividade após atingir o limite autorizado para a safra. O volume extra que será destinado ao Estado ainda deverá ser definido pelo governo federal. 

Segundo o deputado, a medida está sendo discutida em Brasília e permitirá que regiões ainda não contempladas pela safra possam manter a atividade. A informação foi repassada a Fabiano durante reunião com o superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura em Santa Catarina, Jean Ricardo Antunes, e outros representantes da pasta. 

As cotas destinadas às diferentes modalidades de pesca da tainha tiveram aumento de 20% em 2026, totalizando mais de 8 mil toneladas. Ainda assim, a pesca artesanal já ultrapassa 90% do limite autorizado e precisou ser interrompida. 

Para a retomada da atividade, será necessário um remanejamento das cotas, processo que está em fase final de definição pelo governo federal. Segundo Fabiano da Luz, o gabinete do presidente Lula acompanha as negociações. 

Ainda para tratar do tema, a Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Zé Milton (PP), realizará nesta quarta-feira, 10, uma reunião com representantes dos ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente. O encontro reunirá pescadores e lideranças do setor para discutir alternativas que garantam segurança jurídica, previsibilidade e condições para a continuidade da atividade pesqueira tradicional no litoral catarinense. 

Representando os Ministérios estarão na reunião Gilberto Salles, do Ministério do Meio Ambiente, e Adayse Bossolani, coordenadora-geral de Gestão Participativa Costeira e Marinha do Ministério da Pesca e Aquicultura. 

 

Condenado 

O ex-prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti, foi condenado pelos crimes de corrupção passiva, fraude em licitação e participação em organização criminosa em uma das ações penais da Operação Mensageiro à pena de quatro anos, sete meses e 18 dias de reclusão em regime inicial fechado e a um ano e dois meses de detenção em regime inicial semiaberto. 

Adelmo foi o estopim para a Operação Mensageiro, após revelar o esquema de corrupção em delação premiada. A operação foi a maior contra corrupção já realizada em Santa Catarina. 

 

Insuficientes 

Representantes do setor produtivo participarão das audiências públicas que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará para colher contribuições da sociedade sobre a concessão de dois lotes rodoviários em Santa Catarina. O processo contempla as minutas de Edital e Contrato, o Programa de Exploração da Rodovia e os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental dos empreendimentos. De acordo com análise da Fetrancesc, apresentada aos integrantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM), atualmente, o Programa de Exploração Rodoviária é insuficiente para suprir as necessidades dos principais corredores logísticos de SC. 

 

Pronampe 

O Pronampe Leite BRDE/SC custeio alcançou  R$108 milhões em movimentações em 90 dias de operações. Ao todo, foram aprovadas 3.721 operações de crédito, distribuídas em 203 municípios catarinenses. O programa é operado pelo BRDE e formulado em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape). 

A produção de leite envolve mais de  24 mil produtores catarinenses e o programa oferece prazo total de 24 meses, sendo 12 meses de carência e 12 meses para pagamento. As condições incluem 6% de juros ao ano para produtores , desde que os pagamentos sejam mantidos em dia. 

 

Cassado 

A Câmara de Vereadores de Joinville cassou o mandato do vereador Cleiton Profeta (PL) por decoro parlamentar. Profeta foi cassado por 13 votos pela aceitação da denúncia protocolada na Casa pelos diretórios estadual e municipal do partido Novo. 

As acusações que pesaram contra o parlamentar envolveram quebra de decoro parlamentar motivada por supostas ofensas verbais proferidas contra outros vereadores, provocação de tumultos durante as sessões plenárias e por relatos de suposto avanço físico contra outro integrante do parlamento. 

 

Impacto Social 

Chapecó será palco, nesta quarta-feira, 10 de maio, do Prêmio Empresa Cidadã 2026, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). Durante o evento, serão valorizados os vencedores das categorias Ambiental, Cultural, Social e Organizações da Sociedade Civil, além de atrações culturais, jantar de confraternização e apresentação da Camerata da Orquestra Sinfônica de Chapecó. Ingressos disponíveis em: https://www.sympla.com.br/produtor/advbsc. 

 

Preocupante 

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) acompanha com preocupação a decisão da Comissão Europeia de manter o Brasil fora da lista de países habilitados a exportar animais e produtos de origem animal ao bloco. A medida entrará em vigor em 3 de setembro de 2026, caso não sejam apresentadas as garantias exigidas pelas autoridades europeias quanto ao uso de antimicrobianos na produção animal. 

Além dos efeitos diretos sobre os frigoríficos, a FIESC estima que a persistência das restrições tende a gerar consequências indiretas sobre o sistema de integração que estrutura toda a cadeia produtiva, com risco real de redução de empregos, especialmente na região Oeste do estado, onde essa atividade tem papel central na economia local. 

 

Procon de Tubarão divulga pesquisa de preços para o Dia dos Namorados

0

Imagem: Magnific/PMT Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

Com a proximidade do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, o Procon de Tubarão realizou uma pesquisa de preços para ajudar os consumidores a planejarem as compras e comemorações da data. O levantamento contempla floriculturas, cestas de café da manhã, pizzarias e motéis da cidade, reunindo opções para diferentes perfis e faixas de orçamento.

A iniciativa tem como objetivo oferecer mais transparência aos consumidores e incentivar a comparação de preços antes da contratação de produtos e serviços.

Flores seguem entre os presentes mais procurados

As flores continuam sendo uma das principais escolhas para presentear no Dia dos Namorados.

De acordo com a pesquisa:

  • Rosa simples: entre R$ 12,00 e R$ 30,00;
  • Buquês especiais: podem ultrapassar R$ 700,00;
  • Buquê com 36 rosas importadas: até R$ 770,00.

Além das rosas tradicionais, o levantamento identificou opções de:

  • Buquês de girassóis;
  • Flores do campo;
  • Arranjos personalizados;
  • Combinações de flores com chocolates.

Entre os destaques estão os buquês que incluem chocolates Ferrero Rocher, alternativa que une presente e lembrança gastronômica.

Cestas de café da manhã variam de R$ 119 a R$ 729

As cestas de café da manhã também aparecem entre os produtos mais procurados para a data.

Segundo o Procon, os valores variam conforme os itens incluídos e o nível de personalização:

  • Menor valor encontrado: R$ 119,00;
  • Maior valor encontrado: R$ 729,00.

As opções podem incluir:

  • Flores;
  • Chocolates;
  • Frutas;
  • Pães;
  • Bebidas;
  • Itens personalizados.

Muitos estabelecimentos trabalham exclusivamente sob encomenda.

Rodízios de pizza custam entre R$ 59,99 e R$ 110

Para os casais que pretendem celebrar fora de casa, a pesquisa também avaliou os preços dos rodízios em pizzarias de Tubarão.

Os valores encontrados variam entre:

  • R$ 59,99;
  • R$ 110,00 por pessoa.

O Procon recomenda que os consumidores façam reservas antecipadas, especialmente para a noite do Dia dos Namorados, quando a procura costuma ser maior.

Motéis oferecem pacotes promocionais

Os motéis também prepararam promoções especiais para a data.

Conforme o levantamento, os preços promocionais para pernoite variam de:

  • R$ 309,00;
  • Até R$ 947,00.

Os valores dependem da categoria da suíte, do tempo de permanência e dos serviços oferecidos.

Alguns pacotes incluem:

  • Café da manhã;
  • Decoração temática;
  • Serviços adicionais voltados à data comemorativa.

Procon orienta consumidores a pesquisar

O gerente do Procon de Tubarão, Murilo Goulart, destaca que comparar preços é fundamental para garantir melhor custo-benefício.

“A recomendação é que os consumidores fiquem atentos às condições de entrega, aos prazos, às taxas extras e à qualidade dos produtos ou serviços contratados. Em caso de problemas, o Procon está à disposição para orientação e registro de reclamações”, ressalta.

O órgão reforça que a pesquisa prévia pode evitar gastos desnecessários e ajudar na escolha mais adequada ao orçamento de cada consumidor.

Confira as principais faixas de preços

Produto/ServiçoFaixa de Preço
Rosa simplesR$ 12,00 a R$ 30,00
Buquê especialAté R$ 770,00
Cesta de café da manhãR$ 119,00 a R$ 729,00
Rodízio de pizzaR$ 59,99 a R$ 110,00
Pernoite em motelR$ 309,00 a R$ 947,00

 

A sombra que segue o Mbappé. Coincidência ou padrão?

Quando um clube vive uma crise, a gente procura culpados em todo lugar.

Técnico ruim. Diretoria incompetente. Elenco sem entrosamento. Fase ruim.

Raramente a gente olha pro jogador mais famoso, mais caro e mais protegido pela narrativa da mídia e pergunta: e se o problema for esse aqui?

Com o Mbappé, chegou a hora de fazer essa pergunta.

Porque em dois clubes diferentes, em dois países diferentes, com técnicos diferentes, com elencos completamente diferentes, o mesmo padrão aparece.

Onde o Mbappé chega, o vestiário racha.

Paris. O elenco mais caro do mundo. Sem Champions.

O PSG montou, entre 2017 e 2023, um dos elencos mais caros e talentosos da história do futebol.

Neymar. Messi. Mbappé. Três dos jogadores mais habilidosos do século no mesmo time. Nenhum título de Champions League.

A pergunta que o dinheiro não conseguiu responder: por que não?

Parte da resposta veio de dentro. E tem nome.

Em 2022, Mbappé renovou o contrato com o PSG recusando o Real Madrid. Junto da renovação, vieram promessas da diretoria: ele teria voz ativa, o técnico seria trocado, o diretor esportivo seria demitido. E Mbappé queria jogadores servindo a ele, não uma equipe.

Não é interpretação. Foi relatado pelo jornalista Marcelo Bechler da TNT Sports, com base em informações do vestiário.

Veio o ‘Penalty Gate’: durante uma partida contra o Montpellier, Mbappé entrou em conflito com Neymar sobre quem bateria o pênalti. A briga verbalmente só não chegou às vias de fato porque companheiros interviram.

Veio o ‘#PivotGang’: insatisfeito com o papel tático que exercia, Mbappé postou a hashtag nas redes sociais, ironizando publicamente o treinador e expondo o clube ao ridículo.

Quando Messi chegou, a coisa piorou. Neymar relatou em entrevista a Romário que Mbappé demonstrou ciúme da amizade entre os dois e passou a não querer dividir atenção dentro do vestiário. ‘Ego é bom. Mas você não joga sozinho’, disse o brasileiro.

No fim, o PSG processou Mbappé por valores não pagos. Mbappé processou o PSG por assédio moral. Uma relação que começou com festa e terminou nos tribunais.

E a Champions League? Nunca veio. Em sete anos.

O que o PSG fez sem ele

Isso é o que mais me interessa nessa história.

Quando o Mbappé foi embora, a mídia tratou como o fim do PSG como potência.

O que aconteceu na prática foi o oposto.

Sob o comando de Luis Enrique, sem Mbappé, sem Neymar, sem Messi, o PSG construiu um time funcionando como equipe de verdade. Dembélé, Doué, Barcola, Kvaratskhelia. Nenhum nome valendo 222 milhões de euros. Todos correndo, todos pressionando, todos jogando juntos.

O resultado: o PSG voltou a brigar seriamente pelo título europeu.

Marine Le Pen, adversária política de Mbappé, disse publicamente o que muitos pensavam: ‘Ele saiu do PSG dizendo que era para ganhar a Champions. Entretanto, o PSG ganhou sem ele.’

É uma frase política. Mas é uma frase com dado.

Madri. A mesma sombra.

Mbappé chegou ao Real Madrid em 2024 como o maior sonho da torcida merengue.

No primeiro ano, com Ancelotti, fez gols, mas o Real perdeu o título espanhol. A Champions escapou de novo.

No segundo ano, veio Xabi Alonso. E o clube que deveria ser o destino final de Mbappé virou um campo de batalha.

Em maio de 2026, o Marca reportou que Valverde sofreu um traumatismo cranioencefálico em uma briga física com Tchouaméni no treino. O Real Madrid confirmou a lesão.

A rádio Onda Cero e o The Athletic confirmaram outro episódio: Rüdiger deu um tapa no rosto do lateral Álvaro Carreras durante uma sessão de treino.

Seis jogadores em boicote silencioso ao técnico Arbeloa. Pelo menos um deles, Dani Ceballos, rompeu definitivamente e pediu para não ser mais relacionado.

E o Mbappé? Estava em outra polêmica, com a comissão técnica, por causa de uma marcação de impedimento. E foi flagrado saindo do centro de treinamento aos risos, de carro, enquanto companheiros lidavam com as consequências das brigas.

Uma petição pedindo sua saída do Real Madrid já somava 30 milhões de assinaturas.

Trinta milhões.

Isso já aconteceu antes

O Mbappé não é o primeiro grande jogador cuja presença desequilibrou mais do que construiu.

Mario Balotelli tinha talento suficiente para ser um dos maiores centroavantes de sua geração. No Manchester City, chegou a agarrar o técnico Mancini pelo pescoço num treino. No Milan, no Liverpool, no Nice, sempre o mesmo roteiro: lampejos de genialidade e toneladas de conflito. Acabou a carreira no futebol turco, longe de onde poderia ter chegado.

Romário era puro gênio. E puro conflito com qualquer técnico que tentasse impor disciplina. Funcionou enquanto o talento foi grande o suficiente para sobrepor tudo. Quando o talento foi cedendo, o conflito ficou.

A diferença de Mbappé para esses dois é que ele opera com mais sofistação.

Não é agressão física. É isolamento, pressão por poder, exigências de bastidores, comportamento que fragmenta o elenco sem que ele precise levantar a voz.

Isso, em muitos sentidos, é mais difícil de combater.

A pergunta que o futebol ainda não sabe responder

Existe uma diferença entre um jogador difícil e um jogador tóxico.

Jogador difícil: você gerencia o ego, mantém o ambiente e colhe o resultado.

Jogador tóxico: o ambiente nunca se estabiliza. O clube gira em torno de um eixo que não sustenta o coletivo.

O que os dados do PSG e do Real Madrid sugerem, quando colocados lado a lado, é que o Mbappé pode estar no segundo grupo.

Não porque ele seja mau profissional no sentido clássico. Ele treina. Ele marca gols. Ele aparece em jogos grandes.

Mas em dois clubes, com anos de distância e contextos completamente diferentes, o padrão se repete: vestiário racha, títulos grandes escapam, e quando ele vai embora, o ambiente respira.

Isso pode ser coincidência.

Ou pode ser padrão.

E em futebol, quando um padrão aparece duas vezes seguidas, no mesmo protagonista, com os mesmos sintomas, a gente costuma chamar de diagnóstico.

Por Karine Mendes | Coluna Aos 45 | Notisul 

Tubarão recebe audição do Santa Catarina Canta no dia 8 de julho

0

O Festival Santa Catarina Canta – Festival da Música Brasileira inicia nesta semana a etapa de audições regionais em todo o estado. Entre os municípios que receberão as seletivas está Tubarão, que sediará apresentações no dia 8 de julho, no Teatro da Arena Multiuso Prefeito Estener Soratto.

Ao todo, 440 candidatos, entre cantores solo e duplas, participarão das audições em 23 cidades catarinenses. As apresentações são abertas ao público, com entrada gratuita, e têm como objetivo selecionar os artistas que avançarão para as semifinais regionais, previstas para agosto e setembro.

Tubarão será palco da seletiva regional do Sul

A etapa Sul do festival ocorrerá entre os dias 6 e 8 de julho. O roteiro começa em Araranguá, segue para Criciúma e termina em Tubarão.

Na Cidade Azul, as audições acontecerão no Teatro da Arena Multiuso Prefeito Estener Soratto, um dos principais espaços para eventos culturais da região. Os candidatos serão avaliados por uma comissão julgadora especializada, que analisará critérios como técnica vocal, afinação, dicção, ritmo, originalidade, presença de palco e interação com o público.

A expectativa é reunir artistas de diferentes municípios do Sul catarinense, fortalecendo a cena musical regional e oferecendo visibilidade a novos talentos.

Festival percorre 23 cidades catarinenses

As audições começam nesta terça-feira (9), em Curitibanos, e seguirão por todas as regiões do estado até o início de agosto.

O cronograma inclui cidades da Serra Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Sul, Extremo-Oeste, Meio-Oeste e Norte de Santa Catarina.

Segundo a organização, todas as apresentações terão entrada gratuita e iniciarão às 19h, com exceção da etapa de Florianópolis, marcada para as 20h.

Final será em Florianópolis com a Camerata

Os classificados nas seletivas avançarão para as semifinais regionais. A grande final está marcada para o dia 8 de novembro, no Trapiche da Beira-Mar Norte, em Florianópolis.

Os finalistas se apresentarão acompanhados pela Camerata Florianópolis. Os vencedores das categorias Geral e Infantojuvenil receberão prêmio de R$ 22 mil e também participarão de um concerto da Camerata na temporada 2026/2027.

Os segundos colocados ganharão R$ 11 mil, enquanto os terceiros receberão R$ 5,5 mil. Todos os 21 finalistas terão ainda uma ajuda de custo de R$ 2 mil.

O Santa Catarina Canta é uma realização do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção da Camerata Florianópolis.

Governo de SC vai à Justiça para tentar reverter proibição da pesca da tainha

0

O Governo de Santa Catarina informou que pretende recorrer à Justiça para tentar reverter a decisão do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que determinou o encerramento da pesca da tainha na modalidade arrasto de praia. A medida entrou em vigor no domingo (7) após o governo federal considerar que a modalidade atingiu 90% da cota autorizada para a safra de 2026.

Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, a suspensão tem como objetivo evitar que a captura ultrapasse o limite estabelecido para a temporada. A determinação afeta diretamente comunidades pesqueiras do litoral catarinense, onde a pesca artesanal da tainha possui importância econômica, social e cultural.

Governo de Santa Catarina contesta decisão

De acordo com informações divulgadas pelo Portal ND+, o Governo de Santa Catarina demonstrou preocupação com os impactos da medida para milhares de pescadores e suas famílias.

O Estado argumenta que a safra da tainha representa uma das atividades mais tradicionais do litoral catarinense, movimentando a economia local e preservando práticas culturais mantidas por gerações.

Santa Catarina é considerado um dos principais polos pesqueiros do país e concentra grande parte da pesca artesanal da espécie durante o período da safra.

Prefeituras do litoral criticam encerramento da atividade

Diversos municípios catarinenses se manifestaram oficialmente após a publicação da medida federal.

Florianópolis destaca impacto cultural e econômico

Em nota, a Prefeitura de Florianópolis afirmou que a pesca artesanal da tainha vai além da atividade econômica, sendo parte da identidade cultural da Capital.

Segundo o município, a atividade é responsável por gerar renda para cerca de 5 mil famílias e preservar tradições centenárias ligadas às comunidades pesqueiras da cidade.

A prefeitura também informou que os pescadores que ainda estavam em atividade tiveram prazo de até 24 horas para descarregar as embarcações após a determinação.

Balneário Camboriú lamenta suspensão

A Prefeitura de Balneário Camboriú declarou compreender os critérios ambientais que fundamentam o sistema de cotas adotado pelo governo federal, mas lamentou o encerramento da pesca durante uma safra considerada positiva para os trabalhadores do setor.

O município destacou que a atividade beneficia centenas de famílias e integra a história e a cultura local. A administração municipal também alertou para o risco de enfraquecimento de uma tradição que faz parte das raízes da comunidade.

Pescadores pedem reunião emergencial

Diante da suspensão da modalidade, representantes do setor solicitaram uma reunião de emergência do Grupo Técnico de Trabalho da Pesca da Tainha.

Segundo o vice-presidente da Associação dos Pescadores de Arrasto de Praia de Santa Catarina (APAPSC), José Henrique Francisco dos Santos, o objetivo é discutir a possibilidade de remanejamento das cotas entre as diferentes modalidades de pesca autorizadas.

A proposta busca encontrar alternativas que permitam a continuidade da atividade sem ultrapassar os limites definidos para a safra.

Operação Tio Patinhas cumpre mandados em Tubarão e municípios da Grande Florianópolis

0

FOTO PCSC Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou, na manhã desta terça-feira (9), uma operação policial na Grande Florianópolis e em Tubarão, no Sul do Estado. A ação é um desdobramento da Operação Tio Patinhas, que investiga uma organização criminosa suspeita de atuar no tráfico de drogas, principalmente na região de Palhoça.

A ofensiva foi coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), vinculada à Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos

Durante a operação, as equipes policiais cumpriram oito mandados de busca e apreensão nos municípios de:

  • Palhoça;
  • Biguaçu;
  • Tubarão.

As diligências tiveram como objetivo reunir novas provas para fortalecer as investigações em andamento contra o grupo criminoso.

Documentos e eletrônicos foram apreendidos

Segundo a Polícia Civil, durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos documentos e diversos dispositivos eletrônicos.

Todo o material recolhido será submetido à análise técnica pelos investigadores e poderá contribuir para o aprofundamento das apurações sobre a atuação da organização criminosa.

Até o momento, a corporação não divulgou informações sobre prisões relacionadas à operação.

Ação contou com apoio de unidades especializadas

A operação mobilizou diversas equipes especializadas da Polícia Civil de Santa Catarina.

Além da DRACO/DEIC, participaram da ação:

  • Delegacia de Repressão a Roubos (DRR/DIC) da Capital;
  • Coordenadoria de Operações com Cães (COPC);
  • Outras unidades especializadas da DEIC.

As investigações seguem em andamento e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço dos trabalhos policiais.

Operação investiga grupo ligado ao tráfico

A Operação Tio Patinhas tem como foco uma organização criminosa investigada por envolvimento com o tráfico de drogas e com forte atuação na região de Palhoça.

A ação desta terça-feira busca ampliar a coleta de provas e identificar possíveis integrantes, estruturas financeiras e conexões utilizadas pelo grupo investigado.

UFSC abre 385 vagas para o segundo semestre de 2026 com seleção pela nota do Enem

0

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu inscrições para o processo seletivo do segundo semestre de 2026. Ao todo, são oferecidas 385 vagas distribuídas em 29 cursos nos campi de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Curitibanos e Araranguá. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 19 de junho no site oficial da instituição.

A seleção utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2023, 2024 e 2025. O resultado final está previsto para ser divulgado até 26 de junho de 2026.

Quem pode participar da seleção

Podem concorrer às vagas candidatos que tenham concluído ou concluam o Ensino Médio até a data da matrícula na UFSC.

Também é necessário ter participado de pelo menos uma das edições do Enem entre 2023 e 2025 e obtido, no mínimo, 200 pontos na prova de redação.

Caso o candidato tenha realizado mais de uma edição do exame nesse período, será considerada a nota com a maior pontuação total, desde que o requisito mínimo da redação tenha sido atendido.

A nota final será calculada por meio da média aritmética simples das quatro provas objetivas e da redação do Enem.

Cursos disponíveis por campus

Campus Araranguá

  • Engenharia de Energia – Bacharelado (Integral)

Campus Blumenau

  • Engenharia de Controle e Automação – Bacharelado (Integral)
  • Engenharia de Materiais – Bacharelado (Integral)
  • Engenharia Têxtil – Bacharelado (Matutino)
  • Matemática – Licenciatura (Noturno)
  • Química – Bacharelado (Noturno)

Campus Curitibanos

  • Agronomia – Bacharelado (Integral)
  • Engenharia Florestal – Bacharelado (Integral)

Campus Florianópolis

  • Arquivologia – Bacharelado (Noturno)
  • Biblioteconomia – Bacharelado (Noturno)
  • Ciência e Tecnologia de Alimentos – Bacharelado (Integral)
  • Ciências Contábeis – Bacharelado (Matutino)
  • Ciências Contábeis – Bacharelado (Noturno)
  • Ciências Econômicas – Bacharelado (Noturno)
  • Engenharia de Alimentos – Bacharelado (Integral)
  • Engenharia de Aquicultura – Bacharelado (Integral)
  • Engenharia de Materiais – Bacharelado (Integral)
  • Engenharia Sanitária e Ambiental – Bacharelado (Integral)
  • Geografia – Bacharelado/Licenciatura (Noturno)
  • Letras – Língua Portuguesa e Literatura – Bacharelado/Licenciatura (Integral)
  • Letras – Língua Portuguesa e Literatura – Bacharelado/Licenciatura (Noturno)
  • Matemática – Licenciatura (Matutino)
  • Química – Licenciatura (Integral)
  • Química Tecnológica – Bacharelado (Integral)
  • Zootecnia – Bacharelado (Integral)

Campus Joinville

  • Ciência e Tecnologia – Bacharelado (Integral)
  • Engenharia Civil de Infraestrutura – Bacharelado (Integral)
  • Engenharia de Transportes e Logística – Bacharelado (Integral)
  • Engenharia Ferroviária e Metroviária – Bacharelado (Integral)

Resultado será divulgado em junho

Segundo o cronograma da universidade, o resultado final do processo seletivo deve ser publicado até 26 de junho de 2026. Os aprovados poderão ingressar nos cursos ofertados no segundo semestre letivo da instituição.

Capivari de Baixo intensifica limpeza da drenagem urbana para prevenir alagamentos

0

FOTO PMCB Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A Prefeitura de Capivari de Baixo segue reforçando os trabalhos de limpeza e manutenção da rede de drenagem urbana como medida preventiva diante da possibilidade de chuvas intensas associadas ao fenômeno El Niño. Nesta semana, as equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura iniciaram uma nova etapa dos serviços no bairro Santo André.

Os trabalhos começaram na segunda-feira (8) e incluem a limpeza de mais de 60 bocas de lobo, além da manutenção de valas e canais. O objetivo é melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos em áreas urbanas.

Serviços avançam para novos bairros

As ações já passaram pelos bairros Três de Maio e Santa Lúcia e agora seguem para o Santo André, dentro de um cronograma permanente de manutenção da drenagem urbana.

De acordo com a administração municipal, o planejamento busca garantir maior eficiência ao sistema de escoamento das águas da chuva, especialmente durante períodos de instabilidade climática.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Jândremo Maciel, conhecido como Japa, os serviços continuarão em outras regiões da cidade.

“Os trabalhos preventivos seguirão sendo feitos em outros bairros do município, de acordo com os alertas meteorológicos e com as demandas identificadas pelas equipes técnicas”, afirmou.

Defesa Civil destaca importância da prevenção

O coordenador da Defesa Civil de Capivari de Baixo, Adam Dutra Machado, ressaltou que as ações antecipadas são fundamentais para reduzir os impactos causados por eventos climáticos extremos.

“Estamos atuando de forma antecipada para garantir que o sistema de drenagem funcione adequadamente durante os períodos de chuva mais intensa. Essas ações contribuem para reduzir riscos, proteger a população e proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos moradores”, destacou.

Estado mantém alerta climático por 180 dias

As medidas preventivas adotadas pelo município ocorrem em um cenário de atenção em todo o estado.

Em 18 de maio de 2026, o Governo de Santa Catarina decretou estado de alerta climático por 180 dias devido à possibilidade de eventos meteorológicos extremos associados ao fenômeno El Niño.

A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 1.530, assinado pelo governador Jorginho Mello, e permite o reforço das ações de monitoramento e prevenção em todas as regiões catarinenses.

Manutenção busca minimizar transtornos à população

A limpeza periódica das estruturas de drenagem é considerada uma das principais ações preventivas para evitar pontos de alagamento durante períodos de chuva intensa.

Além de melhorar o fluxo das águas pluviais, os serviços ajudam a reduzir danos à infraestrutura urbana e aumentam a segurança dos moradores em áreas mais suscetíveis a acúmulo de água.

Complexo de Saúde Mental com 60 leitos será inaugurado em Praia Grande no fim de junho

0

FOTO HNSF Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

O Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, se prepara para inaugurar, no final de junho de 2026, o novo Complexo de Saúde Mental, uma das maiores estruturas especializadas do Sul de Santa Catarina. A obra recebeu investimento de aproximadamente R$ 16 milhões do Governo do Estado e foi projetada para oferecer atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A nova unidade conta com 3,6 mil metros quadrados de área construída e terá capacidade para 60 leitos, sendo 30 destinados à psiquiatria. A previsão é que os atendimentos comecem gradualmente a partir de julho.

Estrutura amplia atendimento em saúde mental

O complexo foi criado para fortalecer a rede estadual de atenção psicossocial em um momento de crescimento da demanda por atendimentos relacionados à saúde mental.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a iniciativa representa um avanço importante para o setor.

“É uma obra super importante e que está em fase final. Ela representa um novo momento para a saúde mental, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo um ambiente inovador e muito mais acolhedor. O objetivo é garantir mais dignidade, qualidade e humanização no cuidado às pessoas que necessitam de atenção em saúde mental”, afirmou.

O novo prédio já está sendo mobiliado e equipado para receber os primeiros pacientes.

Espaços terapêuticos valorizam acolhimento e recuperação

O projeto foi desenvolvido com foco na humanização do atendimento e na recuperação dos pacientes.

Entre os diferenciais da estrutura estão:

  • Academia para atividades físicas supervisionadas;
  • Auditório com capacidade para 120 pessoas e espaço para cinema;
  • Terraço com vista para os cânions da região;
  • Salas para atendimentos individuais;
  • Espaços para reuniões coletivas;
  • Alas masculina e feminina separadas.

A proposta terapêutica também prevê oficinas e atividades complementares voltadas ao bem-estar emocional e à reinserção social dos pacientes.

Yoga, música e contação de histórias farão parte do tratamento

Além do atendimento médico e psicológico, os pacientes terão acesso a atividades terapêuticas complementares.

Entre as ações previstas estão:

  • Yoga;
  • Musicalização;
  • Contação de histórias;
  • Atividades de convivência;
  • Práticas voltadas ao fortalecimento da autonomia.

De acordo com o diretor da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves, a proposta busca criar um ambiente acolhedor e motivador para os usuários.

“Nosso objetivo é criar um ambiente acolhedor, onde os pacientes possam se sentir motivados durante o tratamento. A estrutura e as atividades propostas funcionam como ferramentas terapêuticas que ajudam no equilíbrio emocional, na autonomia e na reinserção social”, destacou.

Hospital prevê contratação de cerca de 100 profissionais

Com a ampliação da estrutura, o hospital também prepara o reforço da equipe multidisciplinar.

A expectativa é contratar aproximadamente 100 novos colaboradores de forma gradual, conforme a operação do complexo for sendo ampliada.

A equipe deverá contar com:

  • Cinco médicos psiquiatras;
  • Quatro psicólogos;
  • Dois assistentes sociais;
  • Profissionais de educação física;
  • Especialistas em massoterapia;
  • Equipes de enfermagem e apoio.

Segundo a direção da unidade, as tratativas com o Governo do Estado seguem para garantir o custeio permanente do serviço e a plena operação da estrutura.

Investimento fortalece a rede pública de saúde

Com atendimento totalmente voltado ao SUS, o novo Complexo de Saúde Mental de Praia Grande deve ampliar significativamente a oferta de vagas para tratamento psiquiátrico e dependência química no Sul catarinense.

A expectativa é que a estrutura se torne referência regional no atendimento especializado, oferecendo um ambiente moderno, acolhedor e focado na recuperação dos pacientes.

Ministério da Saúde suspende temporariamente vacina contra dengue do Butantan

0

FOTO SES Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 4 minutos

O Ministério da Saúde decidiu suspender temporariamente a aplicação da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan em todo o país. A medida, anunciada por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), tem caráter preventivo e busca permitir a investigação de três casos graves notificados após a vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento não existe comprovação de relação causal entre os casos investigados e o imunizante. A vacinação dos adolescentes de 10 a 14 anos com a vacina do laboratório Takeda segue normalmente em todo o país.

Três casos graves estão sob investigação

A decisão foi tomada após a identificação de três eventos graves em investigação, registrados entre mais de 500 mil doses aplicadas desde o início da estratégia de vacinação, em 2026.

Dados apresentados pelo Ministério da Saúde apontam que foram registradas 3.703 notificações de eventos adversos com sintomas compatíveis com dengue após a vacinação, representando 0,7% do total de vacinados.

Dessas notificações:

  • 42 apresentaram sinais de alerta;
  • Os casos correspondem a 0,008% dos vacinados;
  • Três eventos graves seguem em investigação;
  • Dois casos foram registrados em São Paulo;
  • Um caso ocorreu no Ceará.

As autoridades de saúde destacam que os casos são considerados muito raros e que ainda não é possível afirmar qualquer vínculo entre os eventos e a vacina.

Suspensão segue protocolos internacionais de segurança

A Secretaria de Estado da Saúde reforçou que a suspensão temporária é uma medida de precaução prevista nos protocolos internacionais de segurança adotados em programas de imunização.

Conforme a SES, quando uma vacina passa a ser utilizada em larga escala, especialmente em campanhas envolvendo centenas de milhares de pessoas, é esperado que alguns eventos de saúde ocorram após a vacinação, sem que necessariamente estejam relacionados ao imunizante.

Por esse motivo, os sistemas de vigilância epidemiológica monitoram e investigam todas as notificações para determinar se existe alguma associação com a vacina.

Entre os efeitos já descritos na bula do imunizante estão:

  • Dor no local da aplicação;
  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Dor de cabeça.

Vacina representa avanço no combate à dengue

A vacina do Instituto Butantan foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2026 e é considerada um marco no enfrentamento da dengue por ser o primeiro imunizante brasileiro de dose única contra a doença.

Os estudos clínicos utilizados para o registro do produto demonstraram eficácia na prevenção de formas graves da dengue e na redução de hospitalizações, além de apresentarem um perfil de segurança considerado adequado pelos órgãos reguladores.

Santa Catarina não registrou casos graves

Em Santa Catarina, foram distribuídas 36.560 doses da vacina aos municípios para imunização de trabalhadores da Atenção Primária à Saúde do SUS.

De acordo com a SES, os Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI) registrados até o momento no estado estão dentro das reações já previstas na bula do imunizante.

Não há registro de eventos graves relacionados à vacina contra a dengue do Instituto Butantan em Santa Catarina.

Com a suspensão temporária, as doses permanecerão armazenadas nas redes de frio dos municípios e do Estado até a divulgação de novas orientações por parte do Ministério da Saúde.

Investigações continuam

A Secretaria de Estado da Saúde informou que acompanha as investigações conduzidas pelo Ministério da Saúde, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelos demais órgãos responsáveis pela avaliação da segurança dos imunizantes.

Novas informações serão divulgadas após a conclusão das análises.

A SES também reforçou que a população deve manter a confiança nas vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde, destacando que a imunização continua sendo uma das estratégias mais eficazes para prevenir doenças, reduzir internações e salvar vidas.