sábado, 27 junho , 2026
Início Site Página 42

Quando começa a valer o fim da escala 6×1? PEC ainda precisa passar pelo Senado

0

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (27) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1, modelo em que o trabalhador atua seis dias e descansa apenas um. O texto estabelece uma transição gradual para a nova jornada, mas ainda precisa ser aprovado pelo Senado antes de entrar em vigor.

Pela proposta, as mudanças começarão a valer 60 dias após a promulgação da PEC. No entanto, as empresas terão um prazo de até 14 meses para concluir a adaptação às novas regras.

Como será a implementação

O texto aprovado prevê uma redução gradual da jornada semanal.

Na primeira etapa, deverá ocorrer uma diminuição de duas horas semanais em até dois meses após a promulgação da emenda constitucional.

Em seguida, haverá uma nova redução de duas horas, que deverá ser concluída em até 12 meses após a primeira fase.

Ao final do processo, a jornada máxima passará a ser de 40 horas semanais, mantendo o limite de oito horas diárias.

O que muda para os trabalhadores

A PEC determina que os trabalhadores tenham direito a duas folgas remuneradas por semana.

Pelo menos uma dessas folgas deverá ocorrer, preferencialmente, aos domingos.

O texto também estabelece que a redução da jornada seja aplicada sem qualquer diminuição salarial.

Segundo a proposta, os salários deverão ser mantidos integralmente, sem reduções nominais ou proporcionais.

Senado ainda precisa aprovar o texto

Por alterar a Constituição Federal, a proposta ainda precisa passar pelo Senado Federal.

Caso os senadores aprovem o texto sem mudanças, a PEC seguirá para promulgação.

Se houver alterações, a proposta retornará à Câmara dos Deputados para nova análise. Somente após aprovação nas duas casas legislativas o texto poderá ser promulgado e entrar em vigor.

Convenções coletivas terão de ser renegociadas

Outro ponto previsto na PEC é a perda automática da validade de acordos e convenções coletivas incompatíveis com as novas regras.

A medida passará a valer 60 dias após a promulgação e deverá levar sindicatos e empresas a renegociarem contratos de trabalho para adequação à nova legislação.

O período de transição foi um dos principais temas de negociação entre governo, parlamentares e representantes do setor produtivo, que defendiam um prazo maior para adaptação das empresas.

Quem ficará fora das novas regras

A proposta exclui das novas regras trabalhadores com diploma de ensino superior e renda equivalente a pelo menos duas vezes e meia o teto do INSS, atualmente em torno de R$ 20 mil mensais.

Para esse grupo, não serão aplicadas as regras constitucionais de jornada de trabalho e controle de ponto.

Os defensores da medida afirmam que a exceção busca ampliar a liberdade de negociação para profissionais de alta renda e reduzir a chamada pejotização.

Tubarão amplia vacinação contra Influenza para toda a população

0

FOTOS PMT Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A Secretaria de Saúde de Tubarão liberou nesta quarta-feira (27) a vacinação contra a Influenza para todas as faixas etárias durante as festividades dos 156 anos do município, realizadas na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva. Ao todo, 1.502 doses foram aplicadas no local.

Antes da ampliação, a vacina estava disponível apenas para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Até esta sexta-feira (29), a imunização seguirá aberta para toda a população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Secretaria reforça importância da vacinação

Segundo a secretária de Saúde, Carina Portão, a ampliação da campanha busca aumentar a proteção da população neste período de maior circulação de doenças respiratórias.

“Nosso objetivo é garantir que mais pessoas estejam protegidas, especialmente neste período em que os casos de síndromes respiratórias aumentam. A vacinação é fundamental para reduzir complicações e preservar a saúde da população”, destacou.

A Secretaria de Saúde também alertou que a cobertura vacinal dos grupos prioritários, como idosos, crianças e gestantes, ainda permanece abaixo da meta estabelecida.

Vacinação ocorrerá em 22 UBSs a partir de segunda-feira

Durante a próxima semana, além da Policlínica, a aplicação da vacina ocorrerá em 22 unidades de saúde com salas de vacinação.

De acordo com a Secretaria, a medida busca garantir melhor organização logística na distribuição das doses, já que o quantitativo enviado pelo Governo do Estado ainda prioriza os grupos de maior risco.

Confira as UBSs com vacinação disponível a partir de segunda-feira (1º)

  • ESF Bom Pastor
  • ESF Campestre
  • ESF Congonhas
  • ESF Dehon
  • ESF Fábio Silva
  • ESF Guarda Margem Esquerda
  • ESF KM 60
  • ESF Mato Alto
  • ESF Monte Castelo
  • ESF Morro da Caixa
  • ESF Oficinas II
  • ESF Passagem
  • ESF Revoredo
  • ESF Santo Antônio de Pádua
  • ESF São Cristóvão
  • ESF São João I
  • ESF São Luiz
  • ESF São Martinho I e II
  • ESF Sertão dos Corrêa
  • ESF Vila Esperança

Vacinação contra Influenza em Tubarão

  • Público-alvo: toda a população
  • Locais: UBSs com salas de vacinação e Policlínica
  • Início da ampliação: quarta-feira (27)
  • Continuidade nas UBSs: a partir de segunda-feira (1º)

IFC apresenta diagnóstico participativo do turismo de Timbé do Sul

0

FOTO PTS Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

O curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Sombrio, apresentou na noite de quarta-feira (27) o diagnóstico participativo do Plano Municipal de Turismo de Timbé do Sul.

O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura e reuniu representantes do trade turístico, gestores públicos e estudantes envolvidos no projeto.

As informações foram levantadas pelos alunos ao longo do último mês por meio de visitas técnicas e pesquisas realizadas tanto na zona rural quanto na área urbana do município.

Diagnóstico aborda infraestrutura e identidade local

Com acompanhamento da equipe da Secretaria de Turismo de Timbé do Sul, a professora coordenadora Carolina Braghirolli Stoll e os alunos participantes apresentaram dados relacionados à hospedagem, infraestrutura, cultura, identidade local e sugestões de informativos voltados aos turistas.

Participaram da apresentação os alunos Ana Paula R. Mondardo, Charles C. Ferreira, Daiana Crescencio, Jorge A. Klassmann, José Eduardo P. De Oliveira, Luciléia dos Santos, Marcelo de B. Porton, Sabrine Tusset e Sibeli B. Maciel.

O secretário municipal de Turismo, Esporte e Cultura, Edemilson Mondardo, destacou a importância do estudo para o planejamento do setor no município.

“Agradeço a presença e o empenho dos alunos e professora coordenadora do projeto por nos trazer este diagnóstico. Contribuirá para um planejamento mais direcionado”, comentou.

Plano Municipal de Turismo deve ser entregue em agosto

Durante o encontro, representantes do trade turístico também puderam compartilhar experiências e demandas relacionadas ao atendimento aos visitantes e às necessidades do setor.

Segundo a professora Carolina Braghirolli Stoll, a colaboração entre comunidade, setor público e iniciativa privada é fundamental para o fortalecimento do turismo local.

“O turismo é certo quando tem colaboração e cooperação. Estamos aqui para contribuir, mostrando um caminho promissor a ser seguido, principalmente no momento que Timbé do Sul vive no turismo. Vocês têm muito potencial e a ideia é mostrar o caminho”, afirmou.

A previsão é de que o Plano Municipal de Turismo seja concluído e entregue pela turma de Gestão de Turismo do IFC em agosto de 2026.

O Plano Municipal de Turismo busca identificar potencialidades, desafios e estratégias para fortalecer o desenvolvimento turístico de Timbé do Sul.

Orleans premia estudantes em projeto de conscientização do Maio Laranja

0

FOTO PO Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A Prefeitura de Orleans realizou nesta semana a cerimônia de premiação do Projeto Maio Laranja, iniciativa desenvolvida pelas escolas municipais e estaduais do município para promover a conscientização e o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O evento reuniu autoridades municipais, representantes da rede de proteção e estudantes das unidades participantes.

Estiveram presentes a vice-prefeita Leonete Librelato, a primeira-dama Hemilen Cruzetta, além de representantes do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Estudantes participaram de categorias de desenho e mascote

A programação destacou o envolvimento dos alunos nas categorias desenho e criação de mascote, incentivando a criatividade e a reflexão sobre prevenção e proteção da infância e adolescência.

“Esse projeto leva informação e conscientização para dentro das escolas de uma forma acessível e sensível. É um trabalho que fortalece a rede de proteção e incentiva crianças e adolescentes a compreenderem a importância do cuidado, do respeito e da denúncia”, destacou a vice-prefeita Leonete Librelato.

Participaram da premiação estudantes acompanhados pelas equipes diretivas das escolas EEB Marta Cláudia Machado, EEB Lauro Pacheco dos Reis, EEB Ludgero Waterkemper e EEB Samuel Sandrini.

Mascote vencedor simboliza proteção e acolhimento

Na categoria Mascote, foram premiados os alunos Bianca Cechinel, em primeiro lugar, João Lucas Bittencourt, em segundo, e Leandro F. Kuhn, em terceiro.

Já na categoria Desenho, receberam premiação os estudantes Pedro Henrique Corrêa, Clara B. Vidal e Isabela B. Vieira.

O mascote vencedor, criado pela aluna Bianca Cechinel, teve como inspiração o porco-espinho, escolhido como símbolo da proteção.

Segundo a organização, a proposta representa a necessidade de proteger crianças e adolescentes contra situações de violência, negligência e violação de direitos, além de transmitir acolhimento, cuidado e segurança.

 O Maio Laranja é uma campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, realizada anualmente durante o mês de maio.

Capivari de Baixo firma parceria e garante repasse de R$ 48 mil à Rede Feminina

0

FOTO PCB Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio do Fundo Municipal de Saúde, oficializou a assinatura do Termo de Fomento nº 13/2026 com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capivari de Baixo. A parceria prevê o repasse de R$ 48 mil à entidade para manutenção e custeio das atividades desenvolvidas no município.

O valor será dividido em 12 parcelas mensais de R$ 4 mil, com vigência entre maio de 2026 e maio de 2027.

A assinatura oficial ocorreu nesta quarta-feira (27), no gabinete do prefeito, com a presença da presidente da entidade, Maria Aparecida Mota, além de representantes da administração municipal e da Rede Feminina.

Rede Feminina atua no acolhimento e prevenção

A Rede Feminina de Combate ao Câncer realiza ações voltadas ao acolhimento, orientação e acompanhamento de mulheres em tratamento oncológico no município.

A entidade também promove visitas, ações preventivas e apoio às famílias, além de campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

A secretária de Saúde, Aline Pereira de Souza, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela instituição.

“A Rede Feminina desenvolve um trabalho extremamente importante e sensível junto às pacientes e suas famílias. Esse apoio do município representa o reconhecimento desse esforço e a garantia de continuidade das ações de acolhimento, prevenção e orientação realizadas pela entidade”, afirmou.

Prefeitura destaca apoio às instituições de saúde

O prefeito Claudir Bitencourt ressaltou o compromisso da administração municipal com ações voltadas à saúde e ao bem-estar da população.

“Investir em saúde é também investir em acolhimento, prevenção e dignidade. A Rede Feminina presta um serviço essencial para Capivari de Baixo, e essa parceria reforça o nosso compromisso em apoiar instituições que fazem a diferença na vida da população”, declarou.

Segundo a Prefeitura, o termo de fomento passou pela análise e aprovação da Comissão de Seleção de Parcerias e do Conselho Municipal de Saúde, garantindo transparência, regularidade e acompanhamento da aplicação dos recursos públicos.

Parceria entre Prefeitura e Rede Feminina

  • Valor total do repasse: R$ 48 mil
  • Parcelamento: 12 parcelas de R$ 4 mil
  • Vigência: maio de 2026 a maio de 2027
  • Objetivo: manutenção e custeio das atividades da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Meleiro inicia construção de nova ponte na comunidade de Boca do Pique

0

FOTO PM Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A Prefeitura de Meleiro iniciou oficialmente nesta semana a obra da nova ponte da comunidade de Boca do Pique. A intervenção prevê a substituição da atual ponte molhada sobre o Rio Manoel Alves por uma estrutura considerada mais segura para moradores, produtores rurais e demais usuários da região.

Com o início das obras, o trecho será interditado por até seis meses, prazo previsto para a conclusão da estrutura.

A nova ponte terá 60 metros de extensão, com cabeceiras e pilares em concreto armado. A execução ficará sob responsabilidade da empresa Araújo Construções.

Investimento ultrapassa R$ 970 mil

O investimento total na obra é de R$ 979.997,93. Desse valor, R$ 900 mil são provenientes do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. O restante corresponde à contrapartida da Prefeitura de Meleiro.

Segundo a administração municipal, o recurso atual contempla a execução da base estrutural da ponte.

Posteriormente, o Governo do Estado também deverá disponibilizar o chamado “kit ponte”, responsável pela parte superior da estrutura destinada ao tráfego de veículos, máquinas e demais usuários.

Obra é considerada reivindicação antiga da comunidade

A construção da nova ponte era uma demanda antiga dos moradores e produtores da comunidade de Boca do Pique, principalmente em períodos de chuva, quando a ponte molhada apresentava dificuldades de acesso e riscos à segurança.

O prefeito de Meleiro, Anderson Scardueli, o Nino (PL), destacou a importância da obra para o município.

“Essa é uma conquista muito importante para a Boca do Pique e para todo o município. Estamos substituindo uma ponte molhada por uma estrutura, que vai trazer mais segurança, mobilidade e desenvolvimento para a localidade. É um investimento histórico, fruto da parceria com o Governo do Estado e do compromisso da nossa administração com as comunidades”, afirmou.

Obra da nova ponte – Boca do Pique

  • Local: comunidade de Boca do Pique, Meleiro
  • Estrutura: ponte com 60 metros de extensão
  • Investimento: R$ 979.997,93
  • Recursos estaduais: R$ 900 mil
  • Prazo estimado: até seis meses
  • Situação do trânsito: trecho interditado durante a execução da obra

Feirão do Imposto terá gasolina a R$ 4,99 e ovos com desconto em Araranguá

0

IMAGEM Divulgação, Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

O Núcleo Jovem da ACIVA promove neste sábado (30) mais uma edição do Feirão do Imposto em Araranguá. A ação busca conscientizar a população sobre o impacto da carga tributária nos produtos consumidos no dia a dia.

Durante a mobilização, alguns itens serão comercializados com redução de impostos para que os consumidores possam comparar os preços e entender o peso dos tributos no valor final pago pelos produtos.

Entre os destaques da ação estão a venda de gasolina a R$ 4,99 o litro, com limite de 10 litros por veículo e disponibilidade total de 1.000 litros, além da bandeja com 30 ovos ao valor de R$ 15,99.

Ação acontece em postos e supermercados da cidade

O Feirão do Imposto será realizado no Posto Rizzotto, localizado na Rodovia Governador Jorge Lacerda, 707, bairro Alto Feliz.

A campanha também contará com participação das unidades do Supermercado Sete nos bairros Vila São José e Mato Alto.

Segundo o nucleado Gustavo Rizzoto, a iniciativa busca estimular o debate sobre a carga tributária no Brasil e aproximar a população do tema de forma prática.

“O Feirão do Imposto é importante para mostrar, na prática, quanto os tributos impactam no bolso da população e ampliar a conscientização sobre a carga tributária no Brasil”, destacou.

Evento busca conscientização sobre impostos

O Feirão do Imposto é promovido em diversas cidades brasileiras e tem como objetivo demonstrar aos consumidores quanto os tributos influenciam no preço final de produtos e serviços.

A proposta é incentivar a reflexão sobre a arrecadação tributária e os impactos econômicos no cotidiano da população.

 Feirão do Imposto – Araranguá

  • Data: sábado, 30 de maio
  • Local principal: Posto Rizzotto
  • Endereço: Rodovia Governador Jorge Lacerda, 707, Alto Feliz
  • Produtos em destaque:
    • Gasolina a R$ 4,99 o litro
    • Bandeja com 30 ovos a R$ 15,99
  • Limite: 10 litros por veículo
  • Quantidade disponível: 1.000 litros de combustível

Avenida Marcolino terá interdição parcial para Festa Junina da Passagem

0

IMAGEM PMT Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

A Prefeitura de Tubarão, por meio da Gerência de Trânsito, informou que a Avenida Marcolino Martins Cabral terá interdição parcial entre os dias 29 de maio e 18 de junho. O bloqueio ocorrerá no trecho entre a rotatória da Rua Lauro Müller e a Rua João Gervásio, no sentido bairro/Centro.

A intervenção será necessária para a realização da tradicional Festa Junina da Passagem, promovida nas proximidades da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus.

Durante o período de interdição, haverá sinalização para orientar os motoristas e garantir a segurança no trânsito da região.

Motoristas devem utilizar rota alternativa

Segundo a Gerência de Trânsito, os condutores que seguirem no sentido Capivari de Baixo/Centro de Tubarão deverão utilizar a Rua Lauro Müller como rota alternativa.

O gestor de Mobilidade e Trânsito, Daniel Machado, reforçou a importância da atenção dos motoristas durante o período de bloqueio.

“Pedimos a compreensão da população e orientamos que os condutores redobrem a atenção ao trafegar pela região, respeitando a sinalização e buscando rotas alternativas para evitar transtornos”, destacou.

Festa Junina da Passagem motiva alteração no trânsito

A mudança temporária no trânsito busca garantir a realização segura da Festa Junina da Passagem, considerada uma das tradicionais celebrações comunitárias da região.

A orientação é que motoristas programem seus deslocamentos com antecedência para evitar congestionamentos e atrasos nos horários de maior movimento.

 Interdição parcial – Avenida Marcolino Martins Cabral

  • Período: de 29 de maio a 18 de junho
  • Trecho afetado: entre a rotatória da Rua Lauro Müller e a Rua João Gervásio
  • Sentido interditado: bairro/Centro
  • Rota alternativa: Rua Lauro Müller

Orleans realiza mutirão de castração para cães e gatos em junho

0

IMAGEM Divulgação, Notisul

TEMPO DE LEITURA: 2 minutos

A Prefeitura de Orleans promove no dia 26 de junho mais uma etapa do mutirão de castração do programa estadual Pet Levado a Sério. A ação será realizada a partir das 13h, na Rodoviária Municipal, e atenderá cães e gatos em situação de vulnerabilidade.

Nesta primeira etapa, serão disponibilizadas 50 castrações gratuitas destinadas a animais em situação de rua, tutores de baixa renda, pessoas inscritas no CadÚnico e acumuladores de animais.

O município foi contemplado com mais de 600 procedimentos por meio do programa do Governo de Santa Catarina, considerado atualmente o maior programa de castração do país.

Programa busca reduzir abandono e maus-tratos

Além do controle populacional de cães e gatos, a iniciativa também busca promover a saúde pública, reduzir casos de abandono e ampliar a conscientização sobre guarda responsável.

Segundo a Prefeitura de Orleans, o programa fortalece ações ligadas à proteção animal e ao cuidado responsável com os pets.

“O programa representa um avanço importante nas políticas públicas de proteção animal. A castração é uma medida que ajuda a controlar a população de cães e gatos e também contribui para a saúde pública e para a qualidade de vida dos animais”, destacou o prefeito Fernando Cruzetta.

Programa prevê ações educativas e capacitação

O programa Pet Levado a Sério também inclui ações educativas, capacitação de agentes públicos e iniciativas voltadas à prevenção e ao cuidado com os animais.

A expectativa é que novas etapas do mutirão sejam realizadas ao longo do ano para ampliar o número de atendimentos no município.

Mutirão de Castração – Programa Pet Levado a Sério

  • Data: 26 de junho
  • Horário: a partir das 13h
  • Local: Rodoviária Municipal de Orleans
  • Público-alvo: animais em situação de rua, tutores de baixa renda, inscritos no CadÚnico e acumuladores de animais

Extensionista da Epagri apresenta trabalho com famílias rurais em Tubarão

0

FOTO Divulgação, Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A extensionista rural da Epagri de Tubarão, Analice Zaccaron Meurer, apresentou na última segunda-feira o trabalho desenvolvido junto às famílias do meio rural no município. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores, a convite do vereador Rafael Silvano.

Durante entrevista, Analice explicou que a atuação da extensão rural vai além do atendimento realizado no escritório da Epagri. Segundo ela, o trabalho inclui visitas às propriedades rurais, orientação técnica e acompanhamento das atividades agrícolas e pecuárias desenvolvidas pelas famílias.

“Além de atender no escritório, a gente faz visitas às propriedades rurais. Nessas visitas, trabalhamos as questões técnicas da produção dessas famílias, seja gado de leite, gado de corte, produção de arroz, milho, soja, agricultura convencional ou orgânica”, destacou.

Epagri atende mais de 300 famílias na região

De acordo com a extensionista, a Epagri atua em diferentes frentes no município, oferecendo suporte técnico e social às famílias do campo.

Entre as ações realizadas estão coleta de solo, recomendação de adubação, orientação para produção agrícola e incentivo à criação de agroindústrias rurais.

Analice informou que mais de 300 famílias são atendidas anualmente pela instituição na região.

Ela ressaltou ainda a importância do acompanhamento técnico para fortalecer a produção rural e melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras.

Mulher em um setor tradicionalmente masculino

Durante a entrevista, Analice também comentou sobre os desafios de atuar como mulher em uma área historicamente dominada por homens.

Segundo ela, apesar de existir certa resistência inicial em alguns casos, o profissionalismo e o conhecimento técnico ajudam a construir confiança junto às famílias atendidas.

“Até existe essa dificuldade, mas só no começo. Depois a gente vai conhecendo as famílias, conversa, mostra aquilo que a Epagri tem a oferecer e os conhecimentos técnicos. Aqui na nossa região é muito legal trabalhar”, afirmou.

Tubarão conta atualmente com apenas uma extensionista

Atualmente, Analice é a única extensionista rural da Epagri atuando em Tubarão. Conforme explicou, a limitação não ocorre pela ausência de concursos públicos, mas por restrições no número de contratações autorizadas pelo Governo do Estado.

“Existe um limite de funcionários que a empresa pode ter, e isso acaba não permitindo que tenhamos mais colegas no município. Mas existem outros escritórios onde a demanda é maior e as equipes também são maiores”, explicou.

A Epagri oferece atendimento técnico e orientações para produtores rurais em diferentes áreas da agricultura e pecuária no município de Tubarão.