terça-feira, 5 agosto , 2025

Paulo Guedes compara funcionário público a ‘parasita’ ao defender reforma administrativa

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou funcionários públicos a “parasitas” ao comentar, nesta sexta-feira (7), as reformas administrativas pretendidas pelo governo federal. Segundo ele, as propostas referentes ao tema serão enviadas ao Congresso na próxima semana.

Guedes criticou o reajuste anual dos salários dos servidores que, segundo ele, já têm como privilégio a estabilidade no emprego e “aposentadoria generosa”. O ministro argumentou que a máquina pública, nas três esferas de governo, não se sustenta financeiramente por questões fiscais e, por isso, a carreira do funcionalismo precisa ser revista.

“O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”, declarou.

A declaração foi dada pelo ministro em palestra na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV EPGE) no encerramento de um seminário sobre o Pacto Federativo.

Segundo o ministro, sua crítica é compartilhada pelos brasileiros. “A população não quer isso [reajuste automático do funcionalismo público]. 88% da população brasileira é a favor, inclusive, de demissão no funcionalismo público”, disse.

Paulo Guedes se referiu a uma pesquisa Datafolha, divulgada em janeiro, que apontava que, para 88% dos entrevistados, o funcionário público que não faz um bom serviço deve ser demitido.

“Nos Estados Unidos ficam quatro, cinco anos sem dar reajuste e quando dá todo mundo fica ‘oh, muito obrigado’. Aqui o cara é obrigado a dar [reajuste] porque está carimbado e ainda leva xingamento, ovo, não pode andar de avião”, continuou o ministro.
Guedes afirmou que o texto da reforma administrativa será apresentado na próxima semana à Câmara dos Deputados. Segundo ele, é grande a expectativa do governo de rápida tramitação.

“O clima no Congresso é extremamente favorável [à reforma administrativa], ao contrário do nosso clima no ano passado quando nós chegamos com a Reforma da Previdência”, disse.

Já a reforma tributária, que está sendo desenhada pelo Executivo, “é um pouco mais complexa”, segundo o ministro. Ele destacou que ela deverá ser apresentada a um comitê conjunto, formado entre Câmara e Senado.

Servidores reclamam

Em nota, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco) disse repudiar as declarações do ministro, afirmando que os auditores exercem “com orgulho e lisura” suas atribuições.

“O assédio institucional que vem sendo praticado pelo Sr. Paulo Guedes em relação aos servidores públicos já ultrapassa os limites legais e merece reação à altura”, diz a entidade.

Continue lendo

Pelo Estado – Prisão de Bolsonaro põe em risco negociações com os EUA

O que estava difícil, tende a piorar depois de decretada a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL). O presidente dos EUA, Donald Trump, não...

Procon de Tubarão divulga pesquisa de preços para o Dia dos Pais

Com a aproximação do Dia dos Pais, comemorado neste domingo (10), o Procon de Tubarão realizou uma pesquisa de preços em diversas lojas do...

Lula diz que vai convidar Trump para a COP30 e critica tarifaço dos EUA

Durante reunião do Conselhão, realizada nesta terça-feira (5) no Palácio Itamaraty, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende...

Neymar decide em vitória do Santos e Série B tem vitórias de Cuiabá e empate do Athletic

Com dois gols e uma assistência, Neymar foi o nome da rodada do último domingo (4). O atacante liderou o Santos na vitória por...

Frente fria causa danos em telhados e mobiliza Defesa Civil em Tubarão

A passagem de uma frente fria causou danos em telhados e mobilizou a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão neste domingo (3)...

Embraer descarta demissões e negocia tarifa zero nos EUA

A Embraer anunciou nesta terça-feira (5) que não fará demissões no Brasil em 2025, apesar do impacto da tarifa de 10% sobre exportações para...

Operação ‘É Tetra’ tem mandados em Tubarão e mira R$ 35 milhões em bens

A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil de Santa Catarina deflagraram nesta terça-feira (5) a operação “É Tetra”, que combate o tráfico de...

Oposição ocupa Congresso por anistia e impeachment de Moraes

Parlamentares da oposição ocuparam os plenários da Câmara e do Senado nesta terça-feira (5), em Brasília, para pressionar pela anistia aos envolvidos nos atos...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp