Esperidião Amin (PP) mostrou que não está inerte diante de tanta discussão sobre quem será indicado ou não ao Senado. Em uma entrevista para a Rádio Guaíba, o veterano soltou o verbo e mostrou que não está para brincadeira e nem será feito de boneco nesse cenário caótico e em crise. Amin afirmou que não aceitará se coligar a uma chapa que lance três candidatos para somente duas vagas, fazendo referência a ele, Carol De Toni (PL) e Carlos Bolsonaro (PL).
Sempre muito polido, o senador disse que se manterá como pré-candidato, mas não está tão desesperado a ponto de aceitar qualquer acordo. Classificou a possibilidade como uma traíragem e estímulo ao fogo amigo.
As declarações de Amin mostram que, mesmo com a iminente saída de De Toni do PL, nada está definido, a queda de braço nos bastidores ainda existe e a possibilidade de Jorginho Mello (PL) ficar sem o PP ao seu lado ainda é real.
Enquanto isso, João Rodrigues (PSD) se fortalece, recebendo o aval de nomes fortes na política local, como Júlio Garcia (PSD), os ex-governadores Jorge Bornhausen e Raimundo Colombo e do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, para sua campanha. Ele anda angariando, ainda, a simpatia de outros partidos, como do próprio PP, através da Federação União Progressista, junto ao União Brasil. E, caso o MDB desista de lançar candidato próprio, há a possibilidade que ele venha a reforçar a candidatura de João, pelo menos no primeiro turno.
Marina Beira-Mar
O governador Jorginho Mello entregou a Licença Ambiental de Instalação (LAI) que autoriza o início das obras de implantação do Parque Urbano e Marina Beira-Mar, em Florianópolis. O documento foi recebido pelo prefeito da Capital, Topázio Neto. A licença foi emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e corresponde à segunda das três etapas do licenciamento ambiental exigidas para o empreendimento, que prevê investimento aproximado de R$ 350 milhões. A obra atende a uma demanda histórica por melhor ordenamento náutico, qualificação da orla e fortalecimento do turismo e da economia do mar, além de contribuir para a integração da cidade com o ambiente costeiro e interligar diferentes modalidades de transporte.
Operação Varredura
O GAECO deflagrou, esta semana, duas operações simultâneas contra supostos crimes contra a administração pública. Ambas se referem a contratos públicos firmados pela Prefeitura de Criciúma em 2018 e envolve o mesmo investigado, um ex-prefeito do município. Ao todo estão sendo cumpridos 36 mandados de busca e apreensão em residências e setores públicos. A operação “Operação Varredura” tem como objetivo desarticular um suposto esquema estruturado de fraudes em licitações e contratos de limpeza urbana. Nesta ação, estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em dois estados. As diligências ocorrem nas cidades de Criciúma, Balneário Rincão e Forquilhinha, em Santa Catarina, e em Curitiba, no Paraná.
As apurações indicam a participação de agentes públicos e empresários, além de possíveis práticas criminosas voltadas ao direcionamento de licitações e ao favorecimento de determinadas empresas.
Lista Sêxtupla
Os nomes que integram a lista sêxtupla escolhida pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) para o cargo de Desembargador foram oficialmente entregues ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A vaga que o membro do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vai ocupar é referente ao quinto constitucional. Compõem a lista os seguintes Procuradores de Justiça do MPSC: Monika Pabst, Carlos Henrique Fernandes, Alexandre Reynaldo de Oliveira Graziotin, Andreas Eisele, Maury Roberto Viviani e Rui Carlos Kolb Schiefler. O TJSC agora selecionará três candidatos, e a lista tríplice será enviada ao Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que fará a escolha do ocupante da vaga.
Oportunidade
O SENAI/SC registrou, em 2025, 134,2 mil matriculados em cursos profissionais e 21,3 mil em cursos técnicos. O volume de matrículas é superior à população de 285 dos 295 municípios de Santa Catarina. Os cursos profissionais têm como objetivo preparar trabalhadores para o ingresso no mercado de trabalho ou para a atualização de competências. As formações abrangem áreas como alimentação; construção civil; design e comunicação; educação; eletrônica e automação; gestão, logística e segurança do trabalho; manufatura; manutenção e operação; materiais; metalmecânica; mineração e extração; química e meio ambiente; sistemas de energia; têxtil, vestuário e moda; e tecnologia da informação. As opções incluem cursos presenciais, com carga horária variável de acordo com a formação escolhida, além de modalidades semipresenciais e a distância.
Transparência
A Alesc dá um passo estratégico na modernização da gestão pública, com a criação do novo Portal de Emendas, sistema digital desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Informação da Casa para centralizar, organizar e acelerar o repasse de recursos aos municípios catarinenses. A iniciativa, construída em parceria com o Governo do Estado e com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), substitui antigos processos físicos por um fluxo eletrônico seguro e rastreável, garantindo mais eficiência e transparência na aplicação do dinheiro público. Até o momento, mais de 150 municípios já aderiram à plataforma, que atende a uma determinação dos órgãos de controle e estabelece um novo padrão de governança.
