No último final de semana, o MDB de Santa Catarina (MDB/SC) realizou uma grande mobilização no Expocentro de Balneário Camboriú. Com mais de seis mil participantes, foram apresentados os pré-candidatos do partido à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.
Para o presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi (MDB/SP), a mobilização catarinense mostra que a sigla está organizada e pronta para disputar as próximas eleições com protagonismo.
O governador Jorginho Mello (PL), também esteve presente no evento e fez questão de ressaltar que o MDB foi fundamental na sua eleição ao Senado Federal e tem sido um grande parceiro tanto na gestão estadual quanto nas bancadas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e da Câmara Federal. Jorginho aproveitou para reforçar que estará com o MDB em 2026, ou seja, a conversa sobre seu vice ser indicação do Manda Brasa está cada vez mais firme e a lista de apoiadores de Jorginho só aumenta.
Resta acompanhar qual será a definição dele sobre Carol De Toni, já que, até o momento, ela ainda não foi comunicada sobre seu futuro pelo partido.
Aliás, Carol De Toni (PL) está percebendo da forma mais difícil que a sua lealdade não será recompensada da forma que ela imaginava. Sem indicação ao Senado, mesmo estando a frente nas pesquisas, e sem chance de entrar como vice na chapa com o governador Jorginho Mello (PL), agora, a deputada avalia a possibilidade de sair do partido pelo qual trabalhou nos últimos anos.
Nada mais justo (ou injusto)!
Para Mudar de Vida
O deputado Mário Motta (PSD) está de malas prontas para a China, onde fará o lançamento do projeto Para Mudar de Vida. O parlamentar participará como palestrante do maior congresso educacional da Ásia, o China Annual Conference & Expo for International Education (CACIE) 2025, de 29 a 31 de outubro, em Pequim. Nesta iniciativa, 120 estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de realizar um intercâmbio no país asiático, estudar em conceituadas instituições de ensino e estagiar em multinacionais do ramo da tecnologia.
Eles serão selecionados e passarão por uma qualificação em áreas estratégicas como mecatrônica, eletrônica e mecânica, além de ajudar a abrir ainda mais as portas da indústria catarinense para o mercado global.
Negociações
A Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) publicou uma Portaria que disciplina a celebração de Negócios Jurídicos Processuais (NJP) envolvendo débitos objeto de cobrança em execuções fiscais.
Entre as inovações, destaca-se a possibilidade de negociação de débitos, inclusive de ICMS, com planos de pagamento de até 120 meses — ou 145 meses para empresas em recuperação judicial — além de ajustes que podem envolver a liberação ou substituição de garantias em execuções fiscais.
A Portaria integra o Programa de Governança Jurídica e Defesa Estratégica do Estado (PROGEDES) e está alinhada ao Programa Concilia + SC, que vem promovendo instrumentos inovadores de autocomposição e modernização da cobrança da dívida ativa.
Inteligência Artificial
A cidade de Rio do Sul é pioneira no país no uso da inteligência artificial para ajudar em pesquisas no portal da transparência da administração pública. Desde a última quinta-feira (23), os cidadãos podem fazer consultas sobre gastos, contratos e licitações, contratação de funcionários, cumprimento de prazos em obras públicas, execução de convênios, publicação de atos oficiais e diversas outras rotinas da gestão com apoio de uma assistente inteligente.
A nova funcionalidade é uma aplicação da IA Dara, desenvolvida pela govtech IPM Sistemas.
Inovação jurídica catarinense
A advogada Natália Dodl e Souza, responsável pelo Núcleo de Gestão Jurídica do Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, conquistou a categoria prata no Prêmio DNA+ Fenalaw, na categoria IA Aplicada. O reconhecimento veio com o projeto “Cris”, realizado em parceria com o engenheiro Vinicius Ragghianti, uma inteligência artificial desenvolvida para ler intimações e realizar o lançamento automático de prazos processuais. A iniciativa reflete o avanço da aplicação de tecnologia e automação no setor jurídico, demonstrando como a inovação pode otimizar a rotina dos escritórios e aumentar a eficiência na gestão de demandas.
Outubro Rosa
Neste Outubro Rosa, os hospitais filantrópicos de Santa Catarina intensificaram ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama, evidenciando seu papel no atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As entidades que representam o setor, AHESC (Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina) e FHESC (Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina), têm incentivado suas redes associadas a realizar campanhas de rastreio, exames e atividades educativas que estimulem o diagnóstico precoce.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 3.860 novos casos de câncer de mama no estado em 2025.
Economia
Santa Catarina manteve o ritmo acelerado da economia brasileira em 2025, alcançando alta de 4,9% na atividade econômica entre janeiro e agosto, quase o dobro da média nacional.
O dado, divulgado pelo IBGE, consolida o Estado como o segundo de maior crescimento do país, atrás apenas do Pará. No entanto, o resultado vem acompanhado de alertas: em agosto, houve retração de 1,3%, uma das maiores quedas mensais do Brasil.

