O partido NOVO poderá ganhar um reforço de peso com a chegada da deputada Carol De Toni à sigla. Ela, que lutou, esperou, mas não recebeu a indicação de Jorginho Mello (PL) ao Senado – os indicados serão Carlos Bolsonaro (PL) e Esperidião Amin (PP) – já teria até o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros integrantes do PL para deixar o partido e seguir seu rumo. E este novo norte seria sair do PL e concorrer ao Senado pelo NOVO, com grandes chances dela levar a vaga.
Além da disputa ao Senado, o partido pode vir em 2026 com mais uma novidade e ainda compor chapa para a majoritária no Estado, tendo o prefeito de Joinville, Adriano Silva, como candidato.
Apesar de nunca ter colocado o nome à disposição, Adriano apareceu bem colocado em uma das pesquisas realizadas, o que fez os olhos da presidência do NOVO brilharem e começaram a cogitar essa possibilidade. Claro, que tudo ainda muito internamente, mas entre eles, não se fala em outra coisa.
Até o momento, Adriano caminha ao lado de Jorginho, já declarou seu total apoio ao governador, mas quando se trata de política, não é de surpreender que o cenário venha a mudar. E se mudar, ele sabe que terá apoio, afinal, o prefeito recebeu uma votação recorde no maior colégio eleitoral de Santa Catarina.
Em suma, o NOVO poderá vir a dar alguma dor de cabeça ao PL no próximo pleito. Aguardemos!
Transporte público
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Consórcio Fênix assinaram a autorização de compra por operação de crédito, de 25 novos ônibus que farão parte da frota do serviço de transporte público da capital a partir do próximo ano. O BRDE fará o repasse de R$22,6 milhões via recursos do FGTS.
Os novos ônibus farão parte das empresas Canasvieiras, Estrela e Insular. De acordo com a prefeitura de Florianópolis, além dos 25 veículos, já foram adquiridos outros 21 ônibus somente em 2025, que somados aos deste novo lote totalizam 46 veículos, o que representa cerca de 8% da frota operante no município.
Catarinas Por Elas
Foi lançado esta semana o programa Catarinas Por Elas. A ação envolve as mulheres do primeiro escalão do governo e a vice-governadora, Marilisa Boehm. Elas assinaram um termo de compromisso, estabelecendo responsabilidades e ações coordenadas para a prevenção e o enfrentamento da violência contra as mulheres.
O grupo terá um comitê gestor, composto pelas Secretarias de Estado da Casa Civil, da Assistência Social, Mulher e Família, da Educação e da Segurança Pública e pela Polícia Militar e Polícia Civil, responsável pela definição de protocolos, estabelecimento de fluxos e de responsabilidades, colocando a vida das mulheres no centro das políticas públicas estaduais.
Marco Temporal
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 5 de dezembro o início do julgamento das ações que discutem o marco temporal para demarcação de terras indígenas.O julgamento será realizado de forma virtual pelo plenário da Corte. A votação eletrônica ficará aberta até o dia 15 de dezembro. A data do julgamento foi marcada após o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, liberar os processos para julgamento, que teve seu início em 2023. A pauta é de extrema importância para o Estado, impactando na realidade de centenas de famílias, muitas delas de produtores rurais.
Oportunidade
O Sistema Nacional do Emprego de Santa Catarina (Sine SC) possui 8.609 vagas de emprego abertas, incluindo 414 oportunidades para pessoas com deficiência (PCD). As oportunidades estão distribuídas por todas as regiões do estado, com destaque para o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis, bem como o Sul, que concentram os maiores volumes de postos disponíveis. Com 2.256 vagas, o Vale do Itajaí é novamente a região com maior oferta. O município de Balneário Camboriú se destaca com 654 vagas, seguido por Itajaí (267, com 81 para PCD), Blumenau (288, 44 para PCD) e Brusque (259). Outros municípios como Camboriú, Itapema, Pomerode e Indaial também apresentam alta demanda por trabalhadores em diferentes segmentos.
Segurança
A Polícia Civil recebeu novas viaturas, armamentos e equipamentos de segurança. Foram destinados R$23 milhões para a Segurança Pública da população.
Foram entregues oito novas viaturas descaracterizadas, que vão fortalecer a mobilidade operacional dos policiais. Também foram adquiridos, 3.080 coletes balísticos, 400 proteções balísticas, 22 kits de arrombamento, 375 carabinas calibre 5,56, 65 fuzis 7,62, 3 fuzis de precisão kraken e 330 estações de trabalho de alto desempenho.
A Polícia Civil de Santa Catarina também anunciou a criação de 26 novas delegacias de atendimento voltadas à mulher, de acordo com o tamanho da população atendida em cada município.
Economia
A atividade econômica de Santa Catarina, medida pelo IBC-R, indicador do Banco Central, registrou alta de 1,7% em setembro na comparação com agosto. O índice, que é considerado uma prévia do PIB, ficou acima do resultado brasileiro, que foi de queda de 0,2% no período. O desempenho da economia de SC foi o segundo melhor do país, atrás apenas do Amazonas.

