O prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola (PSD), se aventurou em uma experiência, no mínimo, curiosa. Ele se disfarçou de morador de rua e perambulou pelas ruas da cidade para “entender” e sentir na pele como vivem essas pessoas em situação de rua e como ajudá-las. A ação é nobre, mas não é totalmente válida, porque cada uma daquelas pessoas carregam uma marca diferente, o peso de escolhas e experiências anos de vida que as levaram até ali, então, algumas horas de disfarce não seria capaz de captar. Porém, se ele queria testar a própria equipe, o método de abordagem e quais opções podem ser dadas, hoje, pela sua gestão a estas pessoas, sua “imersão” pode ter valido a pena, sim.
Depois de algumas horas recebendo ajuda da população, Vaguinho concluiu que as pessoas vão para Criciúma porque a sociedade lá é solidária, mas não disse se isso é algo positivo ou prejudicial, afinal, o objetivo é não ter pessoas perambulando pelas ruas da cidade, aumentando a criminalidade e a sensação de insegurança. Ele também afirmou que vai estabelecer diálogo com o Governo do Estado e com a União para buscar políticas públicas eficientes e recursos que auxiliem os municípios a manter as próprias ferramentas já existentes, como a Casa de Passagem, o Centro POP, a Central de Empregos e clínicas de desintoxicação.
Depois dessa, ele poderia fazer outro teste e ficar na fila de espera para uma consulta no posto de saúde. Ou, quem sabe, correr para a UPA na hora da emergência. Quem sabe ele detectaria os problemas na saúde do município. Aliás, essa moda poderia, inclusive, pegar, não é mesmo?
Morro dos Cavalos no centro de antiga conversa
Já tá velha essa conversa, mas vamos lá. Jorginho Mello (PL) vai aproveitar a vinda do ministro dos Transportes, Renan Filho, na próxima quinta-feira, 31, para a inauguração do Complexo do Badenfurt, em Blumenau, que faz parte da duplicação da BR-470, para dizer que pretende assumir a construção do contorno viário do Morro dos Cavalos. Contudo, para que isto aconteça, ele quer que o Governo Federal devolva os R$ 384 milhões investidos ainda no governo Moisés. Ora, em outra ocasião o próprio ministro havia dito que o pessoal de Brasília pretende, sim, devolver esses recursos, mas em forma de obras e investimento na infraestrutura do Estado, só Jorginho que ainda bate na mesma tecla de querer “praticamente” esse dinheiro em espécie.
O projeto do novo binário ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já nas próximas semanas.
Novamente fica claro que essa queda de braço entre Governo Federal e Estadual só prejudica a população. É preciso chegar em um acordo sobre quem e como será dado o primeiro passo para resolver o problema do Morro dos Cavalos. Não dá pra deixar como está e ficar em meio a discussões esperando a próxima tragédia acontecer.
Prerrogativas
A OAB/SC realiza, nesta quinta e sexta-feira (31/7 e 1°/8), um evento inédito para debater e sensibilizar sobre a importância das prerrogativas da advocacia, que consistem em um conjunto de direitos que garantem as condições adequadas para o exercício profissional e o atendimento pleno dos cidadãos representados. A I Conferência Estadual de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia terá formato híbrido, com palestras presenciais, no auditório da Seccional em Florianópolis, e transmissão on-line.
Durante o evento, o presidente Juliano Mandelli irá inaugurar a Central de Prerrogativas da OAB/SC, um novo espaço físico para dar atendimento aos profissionais.
São Francisco do Sul
O Porto de São Francisco do Sul atende a todos os requisitos estabelecidos para a Certificação ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e 14001 (Gestão Ambiental). A conclusão é da empresa ONC Certificação, que realizou uma auditoria completa nos diferentes setores do terminal portuário neste mês de julho.
O Porto conquistou as certificações ISO em 2022, o que possibilitou o ingresso no seleto grupo dos três portos públicos certificados – os outros são o Porto do Itaqui (MA) e o Porto de Suape (PE). Nos dois anos seguintes, após auditorias externas, foram renovadas as manutenções.
CREA Summit 2025
A terceira edição do CREA Summit – evento de inovação voltado às engenharias, agronomia e geociências– foi aberta oficialmente na noite de sexta-feira, 25, no Expocentro de Balneário Camboriú. Com recorde de inscrições, superando a marca de 3 mil participantes, a cerimônia contou com diversas autoridades municipais e estaduais, representantes de conselhos e entidades do setor, profissionais e estudantes da área. O evento foi marcado por discursos que destacaram a importância dos engenheiros de todas as especialidades para o desenvolvimento do País.
Agricultura familiar
Santa Catarina vai receber aproximadamente R$ 7 milhões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para 26 projetos que serão executados em Santa Catarina agora a partir do começo do segundo semestre, conforme anunciou nesta terça-feira (29) a Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os projetos, de cooperativas e associações que envolvem 705 pequenos produtores catarinenses, entregarão 1,284 mil toneladas de alimentos a 72 entidades – cozinhas solidárias, bancos de alimentos, creches, Centros de Referência de Assistência Social (Cras e Creas) e Apaes, em 61 municípios.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) desempenha papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar, promovendo a inclusão social e a segurança alimentar em Santa Catarina.
Sem noção
Como diriam por essas bandas, “só dando com um gato morto nas costas até miar, né”?!
Eduardo Bolsonaro confessou em entrevista que está batalhando para que os senadores brasileiros que foram para os EUA, entre eles o catarinense Esperidião Amin (PP), não cheguem a um acordo sobre as tarifas que o presidente norte americano quer impor aos produtos brasileiros. Ou seja, o Bolsonaro Jr. prefere ferrar o país inteiro defendendo as ideologias de uma parcela de militantes.
Logo se vê o quanto entende de economia. É por isso que, não à toa, a agenda da comitiva está mantida em sigilo.