terça-feira, 17 fevereiro , 2026

Perder bichinho de estimação pode doer tanto quanto perder um ente querido

Perder um animal de estimação pode causar uma dor imensa no dono – e que poucas pessoas conseguem compreender. É comum ouvir comentários como: “Mas era só um animal”. A verdade é que quem tem um pet em casa ou já teve e enfrentou uma perda, sabe que essa pode ser uma das partidas mais angustiantes que você vai presenciar na vida.

Além de todo amor que você nutriu pelo animalzinho, há toda uma nova rotina para enfrentar sem ele ao lado. E isso pode doer bastante, tanto quanto a perda de um familiar ou ente querido. Em alguns casos, pode doer até mais!

Morte de pet dói como se fosse um familiar

O amor que você sente pelo seu animalzinho pode ser comparado ao amor de mãe e filho, segundo estudo publicado na revista Plos One. Os cientistas responsáveis pela pesquisa, que são da Universidade de Medicina Veterinária de Viena (Vetmeduni Vienna), investigaram o vínculo entre cães e seus donos e encontraram semelhanças impressionantes com a relação materna e paterna.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores fizeram uma série de testes com cãezinhos em dois momentos diferentes: com os donos presentes, e depois com eles ausentes.

A partir de algumas dinâmicas oferecendo recompensa alimentar, os bichinhos ficavam muito mais interessados em realizar a tarefa e pegar o biscoito quando os donos estavam ao lado deles. E isso, segundo os especialistas, mostra que o dono transmite mais confiança para o animal – exatamente como acontece com um filho.

Além disso, os pesquisadores afirmaram que cães adultos se comportam como crianças humanas. Mais uma justificativa para que você também se preocupe com seu cãozinho como se ele necessitasse dos cuidados que uma criança demanda – claro, com proporções bem diferentes, mas é possível que com o mesmo nível de apego.

Com tudo isso, fica impossível duvidar que a perda de um pet pode ser imensamente dolorosa para o dono, não é mesmo?

Luto pelo animal: por que dói tanto? Perda sem comparação

Quando nosso mascote nos abandona, o vazio que sentimos é enorme. Isso acontece porque o bichinho, seja gato ou cachorro, realmente se torna um companheiro no dia a dia. E quando ele não está mais lá, é natural que a ausência doa.

Sabemos também que a relação com os animais é bem mais simples do que com humanos – mesmo aqueles que mais amamos. Afinal, um pet não se queixa de nada, não briga com você, e somente te dá amor e afeto. Eles ocupam um espaço que nenhum humano consegue ocupar.

Falta de compreensão

Quem não vive uma relação tão próxima com um pet dificilmente entende e respeita a dor de quem perdeu seu animalzinho. Por isso muitas vezes essa perda é angustiante, uma vez que você não se sente acolhido e nem mesmo compreendido.

Por isso, nesses momentos, priorize conversar com quem já passou pela mesma situação que você. Isso, com certeza, será reconfortante e ajudará a amenizar a sua dor.

Mudanças em detalhes mínimos

Perder um animalzinho é muito mais do que aprender a lidar com sua ausência. Isso geralmente implica em uma mudança radical na rotina do dono, desde chegar em casa e ser recebido por ele, até ter que adequar sua vida para passeios, horários de comida ou outras demandas que os bichinhos podem exigir.

Tudo muda: costumes que desenvolvemos durante anos, desaparecem de forma brusca de um dia para o outro.

É preciso guardar as boas lembranças

Mesmo que em um primeiro momento pareça impossível apagar a dor da ausência, aos poucos ela vai sendo trocada pelas boas recordações. Ainda que você sinta que não há consolo para o que sente, é importante fazer tudo o possível para conservar na memória tudo de bom que seu pet te deixou.

Os animais chegam em nossas vidas para nos transformar em pessoas melhores, para alegrar nossos dias. Podemos ter um péssimo dia, mas quando chegamos em casa, sabemos que alguém estará feliz em nos ver e mudará nosso humor de forma instantânea. Por isso dói tanto perder estes seres especiais, porque ninguém pode substituis o que nos fazia sentir.

Continue lendo

Previsão do tempo para 17 de fevereiro indica calor e chuva no Sul de SC

IMAGEM Notisul Tempo de leitura: 2 minutos A previsão do tempo para 17 de fevereiro aponta um dia de calor, aumento de nebulosidade e chance de...

Horóscopo do dia 17/02: destaca introspecção e criatividade

IMAGEM Notisul Tempo de leitura: 3 minutos O horóscopo de terça-feira 17 de fevereiro indica um dia de intensidade mental e busca por originalidade. Sob a...

Angeloni de Tubarão promove feirão de empregos nesta quinta (19)

O Supermercado Angeloni de Tubarão realiza no dia 19  (quinta) um novo feirão de empregos com vagas para contratação imediata em diferentes setores da...

Baly “Tadala”: justiça libera energético após suspensão em Tubarão

A venda do energético Baly “Tadala” foi liberada por decisão liminar da Justiça da Comarca de Tubarão. A medida autoriza a empresa Bebidas Grassi...

Polilaminina: conheça tudo sobre a molécula que pode transformar o tratamento da lesão medular

A polilaminina para lesão medular tem sido apontada como uma das pesquisas brasileiras mais promissoras na área da regeneração nervosa. Desenvolvida pela Universidade Federal...

Jogos digitais na educação estimulam aprendizado e pensamento crítico

Os jogos digitais na educação deixaram de ser vistos apenas como entretenimento e passaram a ocupar espaço estratégico no desenvolvimento infantil e juvenil. Quando...

Confira os resultados dos jogos de ida das semifinais do Catarinense

A semifinal do Catarinense 2026 começou com equilíbrio e vantagem mínima nos jogos de ida. Neste fim de semana, Camboriú e Barra empataram em...

Torcedor do Brusque imita avião em jogo contra Chapecoense e clube repudia atitude

Um torcedor do Brusque fez um gesto simulando a queda de um avião durante o jogo contra a Chapecoense, no sábado (14), pela semifinal...