Tubarão
Em época de preparação para a volta às aulas, livrarias e papelarias permanecem cheias. Os preços do material escolar aumentam de forma significativa se comparado com outras épocas do ano. E quem não gosta de economizar?
Apenas com pesquisas é que o consumidor consegue diminuir custos na hora da compra. O Procon de Tubarão fez esse trabalho nas livrarias tubaronenses e encontrou preços mais baixos em 32 itens necessários na mochila de qualquer aluno.
O levantamento feito pelo órgão foi realizado quarta-feira e ontem, nas cinco maiores livrarias de Tubarão. A constatação é que a compra do material escolar pode variar até R$ 22,00.
De acordo com a coordenadora do Procon, Reneuza Borba, é importante os pais terem cuidado na hora da compra, pois algumas vezes há abuso por parte das escolas. O material abusivo é todo aquele que não tem conexão com a atividade pedagógica.
“A escola pode até pedir papel higiênico, por exemplo, desde que seja destinado a algum exercício educativo”, explica. É obrigação da escola informar em quais atividades de ensino o produto será usado.
Em caso de produtos lícitos, o consumidor pode negociar com a instituição. “Se não estiver em condições de pagar, ele pode pedir para fornecer o material no decorrer do ano”, garante Reneuza. É importante lembrar que a escola não pode solicitar a compra de materiais de uso coletivo, exigir a aquisição de produtos de marca específica e determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado.
Dicas para economizar
• Consulte diversos pontos de venda, como papelarias, depósitos, lojas virtuais, lojas de departamento.
• Confirme junto à escola se toda a lista é mesmo necessária.
• Verifique quais os produtos da lista você já possui em casa que podem ser reaproveitados.
• Participe da troca de livros didáticos com pais que possuem filhos em idade escolar diferente.
• Reúna-se com outros pais para uma compra coletiva. Alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades.
• Em geral, materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados apresentam preços mais elevados.
