Início Geral Mais de 200 pinguins são encontrados mortos em praias de SC

Mais de 200 pinguins são encontrados mortos em praias de SC

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul

Mais de 210 pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos em duas praias de Santa Catarina em apenas dois dias. Foram 136 em Jurerê, em Florianópolis, na quarta-feira (20), e mais de 80 na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, na segunda (18).

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), os encalhes nesta época do ano não são incomuns, já que os animais migram da Patagônia argentina em busca de alimento e águas mais amenas, passando pelo litoral brasileiro entre o outono e o inverno.

Cenário recorrente

De acordo com a R3 Animal, responsável pelo monitoramento em Florianópolis, desde junho já foram registrados 1.132 pinguins nas praias da capital catarinense. Apenas 79 estavam vivos e foram encaminhados para reabilitação, mas a maioria não resistiu.

Em São Francisco do Sul, monitorada pela Univille, o cenário é semelhante. Dos 608 pinguins encontrados em 2025, apenas nove sobreviveram após atendimento veterinário.

“A mortalidade atinge principalmente os mais jovens, que se perdem do grupo, não encontram alimento e chegam às praias debilitados, sofrendo de afogamento e hipotermia”, explicou Tiago Lisboa, técnico da R3 Animal.

Impacto humano

Além das dificuldades naturais da migração, os animais também sofrem com a ação humana. Muitos pinguins morrem afogados após serem capturados acidentalmente em redes de pesca.

“É um dado alarmante. Precisamos que as denúncias de pesca irregular sejam feitas aos órgãos responsáveis para reduzir esse tipo de ocorrência”, destacou Jenyffer Vierheller Vieira, coordenadora do PMP-BS da Univille.

O que fazer ao encontrar um animal encalhado?

  • Não tente devolver o pinguim ao mar;

  • Não coloque o animal em contato com gelo;

  • Afaste crianças, pets e curiosos;

  • Ligue para o resgate do PMP-BS: 0800 642 3341.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile