Planejamento pessoal: como manter o foco e cumprir as metas em 2025

FOTO Freepik Notisul
Estabelecer objetivos realistas e mensuráveis é um caminho para ter mais sucesso este ano

Estabelecer metas para um novo ano é uma prática comum e, segundo estudos, pode trazer benefícios. Uma pesquisa internacional revelou que pessoas que criam objetivos  focados em adotar novos hábitos ou introduzir mudanças positivas têm mais sucesso.

Terminar a graduação, começar a dirigir, mudar de casa, viajar e aprender um novo idioma são exemplos de metas que podem ser estabelecidas para este ano. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em conjunto com a QuestionPro, oito em cada dez brasileiros (79%) acreditam que 2025 será um ano melhor para atingir os objetivos pessoais.

Mas, para tirar esses objetivos do papel, é preciso ter atenção a alguns detalhes. Especialistas apontam que, para concluir as metas traçadas, é preciso que elas sejam reais e mensuráveis. Além disso, é importante pensar em estratégias para ajudar a alcançar os objetivos.

Estabeleça metas reais e mensuráveis

As metas do planejamento pessoal podem abranger diferentes áreas, mas, conforme apontam especialistas, é importante pensar com calma e manter a mente organizada nesse momento. Em entrevista à imprensa, a psicóloga especialista em terapias cognitivo-comportamentais, Débora Sperb, diz que adotar o método SMART  é um dos caminhos mais assertivos para obter sucesso.

O termo que dá nome a esse método é uma sigla que exemplifica o modelo de planejamento. A letra S significa Specific, que diz que os objetivos devem ser claros e precisos, sem ambiguidades. A letra M,  Measurable, destacando que as metas precisam ser mensuráveis. A letra A, Achievable, reforça que os objetivos devem ser atingíveis e realistas, considerando os recursos disponíveis.

O R do SMART significa Relevant, que diz respeito ao fato de que as metas precisam ser relevantes e alinhadas com as prioridades. Por fim, o T representa o Time-bound, que mostra que os objetivos devem ter um prazo definido para serem atingidos.

Débora oferece como exemplo a meta “fazer mais exercícios no ano”. De acordo com a especialista, esse objetivo é amplo e, para facilitar sua conclusão, é possível estruturar um caminho como “no próximo ano, irei caminhar 30 minutos, três vezes por semana”, ou seja, deve-se pegar um objetivo maior e dividi-lo em pequenas etapas.

Tenha essas metas organizadas em algum local

Além de traçar metas reais e mensuráveis, também é importante ter esses objetivos organizados em algum lugar. Bloco de notas do celular ou no computador, agenda e mural são alguns exemplos para ajudar a manter as metas organizadas e em contato frequente. De acordo com a psicóloga Rosana Tamyres, em entrevista à imprensa, ter contato com os objetivos traçados para o ano é uma forma de manter a motivação para conquistá-los. 

Não é à toa que, em dezembro do ano passado, a Geração Z flou muito sobre os chamados vision boards, uma espécie de quadro dos sonhos que mostra, em imagens, as metas de uma pessoa. Só no TikTok, o termo “vision board” teve mais de 1,5 milhões de publicações, que incluíam conteúdos ensinando como fazer ou apenas compartilhando o modelo feito com os seguidores.

Além desse método visual que caiu no gosto da geração Z, também é possível adotar outras ferramentas. Há diferentes sites que possibilitam montar um fluxograma gratuito para planejar, organizar e visualizar as metas para 2025.

Acompanhe o progresso das metas regularmente

Para garantir que as metas serão alcançadas, é aconselhável adotar o hábito de acompanhar o progresso regularmente. Em entrevista à imprensa, a psicóloga Laura Sanches pontua que é importante revisitar as metas ao longo do ano e entender se os objetivos traçados ainda condizem com os valores e a visão para o futuro.

É importante ser verdadeiro nesse momento e, caso exista algum tópico que não condiz mais com a realidade, a profissional aponta que o ideal é trocá-lo por outro para facilitar a conclusão dos objetivos e evitar frustrações.