terça-feira, 27 janeiro , 2026

Polícia Civil apresenta avanços na investigação sobre maus-tratos ao cão Orelha

FOTOS PCSC Divulgação Notisul

 Tempo de leitura: 4 minutos

A Polícia Civil de Santa Catarina realizou, nesta terça-feira (27/01), uma coletiva de imprensa para apresentar os avanços da investigação sobre o caso de maus-tratos contra o cão comunitário Orelha, ocorrido na Praia Brava, em Florianópolis. O episódio, registrado no início de janeiro, teve grande repercussão social e mobilizou diversas frentes da instituição.

O animal foi vítima de agressões graves e, devido à extensão dos ferimentos, não resistiu e morreu durante o atendimento médico-veterinário.

Investigações apuram maus-tratos e outros ilícitos

Diante dos fatos, a Polícia Civil instaurou procedimentos policiais para apurar os maus-tratos e outros ilícitos possivelmente praticados pelo mesmo grupo, conforme indícios colhidos ao longo da investigação.

Com a constatação de suspeita de envolvimento de adolescentes, foi instaurado auto de apuração de ato infracional pela Delegacia de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei da Capital (DEACLE).

Paralelamente, a Delegacia de Proteção Animal (DPA) instaurou inquérito policial para apurar coação no curso do processo, atribuída a familiares dos adolescentes investigados, que teriam pressionado testemunhas.

Mandados e apreensões reforçaram provas

Na segunda-feira (26/01), a DPA e a DEACLE cumpriram mandados de busca e apreensão em residências dos adolescentes suspeitos e também de adultos investigados por coação. Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos, que passarão por análise e devem reforçar o conjunto probatório já reunido.

Inquérito por coação foi concluído

No âmbito da Delegacia de Proteção Animal, o inquérito policial foi concluído. Após interrogatório, três familiares dos adolescentes, sendo um advogado e dois empresários, foram indiciados pelo crime de coação no curso do processo. O procedimento foi encaminhado ao Fórum para as providências legais.

A delegada responsável pelo caso destacou o volume de trabalho envolvido.

“A Polícia Civil ouviu mais de 20 pessoas e analisou mais de 72 horas de imagens de 14 câmeras de monitoramento, públicas e privadas, apenas relacionadas ao caso do cão Orelha, o que totaliza mais de mil horas de gravações para análise, sem contar os demais crimes conexos”, afirmou a delegada Mardjoli Valcareggi.

Procedimento envolvendo adolescentes segue na DEACLE

Em relação aos adolescentes identificados, o procedimento segue em tramitação na DEACLE. Segundo a Polícia Civil, foi necessário cumprir medidas cautelares antes das oitivas dos suspeitos, e nem todos os mandados judiciais estavam disponíveis na semana anterior.

Polícia Civil reforça compromisso com a causa animal

Durante a coletiva, o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, ressaltou a prioridade da instituição na defesa da causa animal e destacou a criação das delegacias especializadas voltadas à proteção dos direitos dos animais.

“É vedada a divulgação de imagens, fotos e nomes dos adolescentes investigados. A responsabilização ocorre perante a autoridade judicial, conforme as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente”, enfatizou.

Autoridades participaram da coletiva

Também participaram da coletiva o Diretor de Polícia da Grande Florianópolis, Pedro Henrique de Paula e Silva Mendes; o diretor do Gabinete da Delegacia-Geral, Marcelo Nogueira; além da delegada Mardjoli Valcareggi, responsável pela investigação.

A Polícia Civil reiterou seu compromisso com uma investigação isenta, técnica e responsável, agradecendo à população pelas informações prestadas, que contribuíram para o avanço das apurações no caso Orelha e Caramelo, na Praia Brava.

Denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas à Polícia Civil ou por canais oficiais de proteção animal. A identidade do denunciante pode ser preservada.

Continue lendo

Árbitro de Laguna está entre os 20 primeiros profissionais da história da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (27) a profissionalização da arbitragem brasileira, um projeto inédito que começa a ser implantado em...

Pelo Estado – MDB está fora oficialmente fora do governo Jorginho 

 O MDB desembarcou oficialmente do governo Jorginho na noite desta segunda-feira, 26. O presidente estadual do partido, Carlos Chiodini, já entregou o cargo antes mesmo...

QUANDO ADIAR É TAMBÉM UMA FORMA DE SILÊNCIO 

A coluna atrasou. Fazia tempo que eu não agia assim, mas sou feita de carne e osso — e admitir isso já me exime de...

A caminhada de Nikolas e a pauta mais brochante da história

Desde a derrota eleitoral de Jair Bolsonaro, uma parte do eleitorado vive em permanente estado de espera. Sempre faltam 72 horas. Nunca acontece nada....

Laguna abre seleção para diretores escolares da rede municipal

IMAGEM PML Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos A Prefeitura de Laguna, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, abriu nesta segunda-feira (26)...

Polícia Civil divulga avanços das investigações do caso do cão Orelha na Capital

A Polícia Civil de Santa Catarina apresentou, na tarde desta terça-feira (27), os avanços das investigações relacionadas ao caso de maus-tratos contra o cão...

Arrancada Truck abre temporada 2026 em Morro da Fumaça

FOTO PMF Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos A Arrancada Truck dá a largada para a temporada 2026 com a realização da primeira etapa do...

Santa Catarina identifica casos de influenza A (H3N2) subclado K sem gravidade

IMAGEM SESC Divulgação Notisul  Tempo de leitura: 3 minutos A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) identificou casos de influenza A (H3N2), subclado...