A Polícia Militar de Santa Catarina foi acionada neste sábado (26) para atender uma ocorrência de maus-tratos contra animais. No local, foram encontrados três cães em situação crítica — dois já mortos e um agonizando. A suspeita é de envenenamento.
O caso ocorreu em uma rua da cidade (localidade ainda não divulgada oficialmente), onde os policiais constataram que um cão da raça pitbull estava morto, estirado do lado direito da via. No lado oposto, outro animal agonizava sobre o mato e recebia atendimento de uma moradora de 54 anos e uma amiga.
Nos fundos do terreno da mesma solicitante, havia ainda um terceiro cão, que foi socorrido por ela no dia anterior (sexta-feira, 25), mas que infelizmente não resistiu e morreu posteriormente.
Suspeita de envenenamento deliberado
De acordo com o relato da moradora à polícia, havia uma vasilha no local onde os animais possivelmente teriam sido alimentados com comida envenenada. Ainda segundo ela, vizinhos da região teriam se envolvido em discussões recentes sobre a presença dos cães de rua naquela área, embora os animais fossem considerados dóceis.
A Polícia Militar lavrou um Boletim de Ocorrência e o caso será investigado. A prática de maus-tratos contra animais é considerada crime ambiental, previsto na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com penas que podem ultrapassar 5 anos de prisão, em caso de morte do animal.
Denúncias podem ser feitas
A PM orienta que casos de maus-tratos contra cães, gatos ou outros animais sejam denunciados imediatamente. As denúncias podem ser feitas:
Pelo número 190 (Polícia Militar)
Pela Ouvidoria do Ministério Público de SC
Diretamente nas Delegacias de Polícia Civil
A Polícia Civil deve assumir a investigação para apurar responsabilidades. Caso confirmada a hipótese de envenenamento intencional, os envolvidos poderão responder criminalmente.