quinta-feira, 27 novembro , 2025

Porque os microinfluenciadores são importantes para o marketing

Maria Carolina Avis
Professora do Centro Universitário Internacional Uninter e especialista em marketing digital

Você já precisou de indicação de alguém para resolver algum assunto ou adotou algum hábito por influência de uma celebridade? E quantas vezes você foi influenciado por alguém de prestígio na sua cidade, faculdade ou rede de amigos, por exemplo?

A autoridade exercida por blogueiros e influencers nas estratégias de marketing é cada vez maior, não dá para negar. Enquanto o poder de influência das grandes celebridades está diminuindo, os microinfluenciadores são cada vez mais procurados pelas grandes marcas.

Os microinfluenciadores são aquelas pessoas com até 100 mil seguidores — e tornaram-se a minha aposta para o marketing daqui para frente. São usuários de redes sociais que compartilham conteúdos sobre seus interesses.

Mesmo com poucos seguidores, conseguem uma alta taxa de engajamento e principalmente de conversão, se compararmos com os grandes influencers. Além disso, os microinfluenciadores têm maior proximidade com o público e relacionamento mais próximo com os seguidores, já que seu fluxo de mensagens é menor do que o dos “grandes” influencers.

De acordo com pesquisa da Markerly, quanto mais seguidores um influenciador tem, menor é seu número de curtidas e comentários. A empresa analisou mais de 8.000 contas no Instagram que tenham mais de 1.000 seguidores.

As contas que têm entre 1.000 e 10.000 seguidores alcançaram 4% de engajamento, enquanto aquelas com mais de 10.000 atingiram apenas 2,4%. Para os perfis com mais de 1.000.000 de seguidores o engajamento é de apenas 1,7%.

Outro ponto a se considerar é que geralmente os grandes influenciadores cobram caríssimo para uma única publicação e não querem experimentar os produtos. Já um microinfluenciador está disposto a entender sobre a marca, experimentar os produtos e divulgá-los caso goste.

Um levantamento da Expercity mostrou que microinfluenciadores alcançam 22,2 vezes mais conversões do que influenciadores comuns ao recomendar um produto. A mesma pesquisa mostrou que 82% dos consumidores estão dispostos a seguir indicações de um microinfluenciador.

Os grandes influenciadores têm uma vida totalmente diferente de muitos de seus seguidores, enquanto os microinfluenciadores são “gente como a gente”: produzem um conteúdo único e autêntico, já que são pessoas com rotinas mais próximas das nossas.

Cada um tem suas características. O microinfluenciador tem um conhecimento em uma área, logo, trabalha conteúdos em nichos. Já o grande influencer tem seguidores de todos os perfis, já que o volume é alto. Portanto se sua marca vende um produto ou serviço para um público específico e tem uma verba diminuída, aposte em microinfluencers.

Ter um alto número de seguidores não garante que o número de vendas também seja alto. Mas ter relevância em um determinado nicho é fundamental para as marcas.

Continue lendo

Pelo Estado – Partido NOVO cheio de surpresas para 2026

 O partido NOVO poderá ganhar um reforço de peso com a chegada da deputada Carol De Toni à sigla. Ela, que lutou, esperou, mas...

Gravatal reforça combate à dengue em rodada da Liga Verde Vale

A Vigilância em Saúde de Gravatal reforçou o combate à dengue no último fim de semana durante a rodada do Campeonato Regional Liga Amadora...

Polícia Civil de SC prende membro de organização criminosa investigada na operação “Omertà”

IMAGEM PCSC Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, nesta quinta-feira (27/11), um integrante de uma organização criminosa de...

Capivari de Baixo promove ação gratuita de reconstrução de aréola para mulheres mastectomizadas

IMAGEM SDSCB Divulgação Notisul Tempo de leitura: 4 minutos Mulheres de Capivari de Baixo que passaram por mastectomia poderão ter as aréolas redesenhadas por meio de...

Black Friday: como evitar compras por impulso

A Black Friday, marcada para esta sexta-feira (28), deve movimentar milhões de consumidores em busca de descontos. Para evitar compras por impulso e aproveitar...

Braço do Norte recebe Denílson, Túlio Maravilha, Índio e Popó em evento solidário

A cidade de Braço do Norte receberá um time de estrelas neste domingo (30). A partir das 15h30, o Estádio Municipal será palco do...

Preços do petróleo caem enquanto negociações de paz na Ucrânia alimentam preocupações com oferta russa

Os preços do petróleo registraram leve queda nesta quarta-feira (27), refletindo a expectativa de que um possível avanço nas negociações de paz entre Rússia...

Parlamento da UE pede proibição de redes sociais para crianças menores de 16 anos

O Parlamento Europeu aprovou, nesta quarta-feira (26), uma resolução ampla — e não vinculativa — que pede a proibição total do acesso às redes...
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp