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O Porto de Imbituba encerra 2025 consolidado como um dos principais motores da logística catarinense. O desempenho do ano foi impulsionado por avanços estruturais, modernização tecnológica, expansão das conexões marítimas e resultados operacionais expressivos, elevando o porto a um novo patamar de competitividade nacional e internacional.
Um dos principais marcos foi a autorização estratégica concedida pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Santa Catarina, permitindo a realização de 40 manobras experimentais com navios porta-contêineres de até 366 metros de LOA (comprimento total da embarcação). A medida habilita o porto a receber navios de grande porte, ampliando significativamente sua inserção nos principais corredores logísticos globais.
Investimentos estruturais e expansão histórica
O ano de 2025 marca o início do maior ciclo de obras da história do complexo portuário. O Cais 3 recebe mais de R$ 115 milhões em investimentos públicos, sendo R$ 91 milhões destinados às obras de recuperação, reforço estrutural, ampliação, instalação de colunas de contenção e construção de dolfins de atracação e amarração. A intervenção amplia o comprimento operacional do cais de 200 para 335 metros.
A partir de 2026, será contratada também a dragagem e a derrocagem para o aprofundamento do Cais 3, com execução prevista durante a paralisação das operações entre dezembro de 2026 e março de 2027.
Paralelamente, o Cais 2 avança na instalação de um novo dolfim de amarração, enquanto o Cais 1 passa por obras de ampliação da área de acostagem, elevando a profundidade para 15 metros. As intervenções, que somam cerca de R$ 15 milhões adicionais, permitirão a atracação simultânea de até quatro navios e ampliarão a eficiência operacional do porto.
Somados os investimentos em dolfins, dragagem, derrocagem, drenagem, recuperação do molhe de abrigo e melhorias nas portarias, o Porto de Imbituba projeta mais de R$ 300 milhões em investimentos públicos.
Governança fortalecida e novas rotas logísticas
Outro avanço institucional relevante foi a assinatura do novo Convênio de Delegação entre União, Estado e a SCPAR Porto de Imbituba, que unifica a administração e a exploração dos portos de Imbituba e Laguna pelos próximos 25 anos, fortalecendo a governança portuária catarinense.
No campo logístico, o porto incorporou a nova linha marítima semanal Puma, que se soma às rotas Brazex e ALCT-2, fortalecendo a conexão entre Uruguai, Nordeste brasileiro e mercados da Ásia, com foco em cargas de maior valor agregado.
Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, os resultados refletem planejamento e qualificação técnica.
“Os avanços refletem uma operação disciplinada, equipes altamente qualificadas e investimentos que modernizam todo o complexo portuário, ampliando a competitividade e a sustentabilidade das operações.”
O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Christiano Lopes, reforça que o desempenho de 2025 consolida o porto como ativo estratégico para Santa Catarina.
“O Porto de Imbituba tem se consolidado como um ativo estratégico para o Estado, gerando competitividade para a indústria, fortalecendo o agronegócio e ampliando nossa presença nos mercados internacionais.”
Modernização tecnológica e desempenho operacional
A modernização tecnológica avançou com a inauguração de um novo datacenter, investimento de R$ 8,5 milhões, que integra soluções digitais de última geração, amplia o processamento de dados em tempo real e reforça a conectividade entre operadores e empresas que atuam no complexo portuário.
No desempenho operacional, entre janeiro e outubro, o porto movimentou 6,17 milhões de toneladas e realizou 268 atracações. Outubro foi o mês mais movimentado do ano, com 714,7 mil toneladas e 27 navios atendidos.
As exportações somaram 2,53 milhões de toneladas, impulsionadas por coque calcinado, coque não calcinado e farelo de milho. As importações atingiram 2,86 milhões de toneladas, crescimento de 2,5% frente a 2024, com destaque para hulha betuminosa, sal e insumos industriais. A carga conteinerizada ultrapassou 1,06 milhão de toneladas, representando 17,3% da movimentação total, enquanto os granéis sólidos responderam por 77,8%.
No comércio exterior, o Porto de Imbituba movimentou mais de US$ 1,44 bilhão em 2025, reforçando sua relevância para a balança comercial catarinense.
Relação com a comunidade e perspectivas
Além dos resultados logísticos, o porto ampliou sua integração com a comunidade local. Mais de R$ 170 mil foram destinados a entidades por meio do Arraiá do Porto, e mais de 8 mil visitantes participaram do programa “Porto de Portas Abertas”. Ao todo, projetos culturais, esportivos e sociais receberam cerca de R$ 700 mil em investimentos ao longo do ano.
Com expectativa de ultrapassar 7 milhões de toneladas movimentadas em 2025 e com obras estruturantes em andamento, o Porto de Imbituba encerra o ano fortalecido e preparado para um novo ciclo de crescimento, inovação e integração logística no Sul do Brasil.

