O Porto de Itajaí sediou na terça-feira (27) o lançamento do Programa Rotas para a Inovação, uma iniciativa que visa fomentar a inovação e o desenvolvimento de pequenos negócios ligados ao setor portuário. A ação é realizada pelo Sebrae/SC, por meio do Sebrae Startups, em parceria com o Porto de Itajaí e o Elume – Centro Regional de Inovação.
O principal objetivo do programa é acelerar a adoção de novas tecnologias, melhorar processos internos das empresas e fortalecer a competitividade no complexo portuário da Foz do Rio Itajaí. A iniciativa também busca aproximar startups e negócios inovadores de potenciais clientes, promovendo o ecossistema de inovação na região.
Workshops e conexões estratégicas
Ao todo, o Programa Rotas para Inovação contará com quatro encontros presenciais, que incluem workshops voltados à identificação de desafios, conexão entre demandas do setor e soluções tecnológicas de startups e instituições de ensino. Um dos encontros será inteiramente dedicado ao fomento de projetos inovadores.
Durante a cerimônia de lançamento, foi disponibilizado um formulário digital para que empresas e empreendedores interessados possam se cadastrar e participar das atividades.
Apoio ao empreendedorismo
Presente no evento, a gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi Dall’antonia, destacou o papel do Sebrae na promoção de negócios inovadores. “Estamos muito orgulhosos em participar desse lançamento e ver tantos parceiros unidos em prol da inovação e sustentabilidade. Nossa função é disponibilizar ferramentas que incentivem a adoção de soluções criativas e transformadoras para os negócios”, declarou.
Ela também ressaltou que o Sebrae/SC oferece suporte técnico, capacitações e consultorias voltadas ao fortalecimento da competitividade de micro e pequenas empresas.
Porto como hub de inovação
Para o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, o lançamento do programa representa um marco importante para o futuro da logística e da economia regional. “O Porto de Itajaí se posiciona como um hub de conexão, um ponto de encontro para empresas inovadoras de diferentes portes. Juntos, vamos impulsionar novos negócios, gerar empregos, aumentar a renda e fortalecer a economia de Itajaí, de Santa Catarina e do Brasil”, destacou.
João Paulo também celebrou a recuperação administrativa e operacional do porto, o que possibilitou o avanço de projetos como este. “Cumprimos a nossa obrigação: pagar as contas em dia, respeitar a mão de obra trabalhadora e possibilitar que as empresas retomassem suas operações no Porto. Agora, podemos voltar a sonhar com o futuro.”
Inovação como motor do crescimento
O diretor financeiro da Invest Itajaí e do Elume, Claudiomir Pedroni, enfatizou que o programa nasce da necessidade de soluções colaborativas para os desafios atuais. “O complexo portuário é o motor do desenvolvimento. Mas, como todo gigante, para continuar crescendo forte e competitivo, precisa de novas tecnologias e novos processos”, afirmou.
Segundo Pedroni, o Programa Rotas para Inovação cria uma ponte entre as demandas do setor e as soluções propostas por startups e instituições de pesquisa. “Este programa é o ponto de encontro que conecta a demanda à solução”, completou.
Após a cerimônia, os participantes realizaram uma visita técnica ao Porto de Itajaí, conhecendo de perto as oportunidades e os desafios de inovação do setor.
Parcerias estratégicas
O Programa é realizado pelo Sebrae/SC, Porto de Itajaí, Santos e Elume, e conta com o apoio de instituições como IFSC (Campus Itajaí), Udesc (Balneário Camboriú), UFSC (Joinville), Univali, Marinatech, Rede Midhub, Núcleo de Tecnologia e Inovação da ACII, Polo Regional ACATE Foz do Itajaí e SC Mais Inovação.