O prefeito Jorge Luiz Stolf, o vice-prefeito Rafael Nones e uma secretária de Rio dos Cedros, no Vale do Itajaí, foram afastados dos cargos nesta terça-feira (6). A medida faz parte da Operação “Passe de Mágica”, da Polícia Civil, que investiga suspeitas de corrupção, fraude em licitações e lavagem de dinheiro.
A Justiça também determinou o afastamento de um servidor municipal, a suspensão de contratos e pagamentos a empresas investigadas e o bloqueio de bens e valores de até R$ 34,6 milhões.
A decisão inclui ainda o sequestro de 26 imóveis relacionados à investigação.
Polícia Civil apura três frentes
Segundo a Polícia Civil, a investigação começou em 2025 e durou cerca de 15 meses. A apuração foi dividida em três frentes.
Uma delas envolve a suspeita de aquisição de imóveis por meio de terceiros. Conforme a investigação, esses imóveis teriam sido posteriormente valorizados por atos e obras realizados pelo próprio poder público municipal.
A segunda frente apura o possível direcionamento de licitações e contratos de obras para empresas ligadas aos investigados.
A terceira investiga a possível ocultação de valores por meio de dinheiro em espécie e de empresas utilizadas para movimentar recursos.
As suspeitas ainda são objeto de investigação.
Operação cumpre 37 mandados
A operação mobilizou ações para cumprir 37 mandados de busca e apreensão. Além dos afastamentos, a Justiça impôs outras medidas cautelares aos investigados.
Entre as determinações estão a proibição de contato entre pessoas investigadas e a suspensão de contratos e pagamentos relacionados às empresas sob apuração.
O bloqueio patrimonial foi estabelecido até o limite de R$ 34,6 milhões. O sequestro de 26 imóveis também foi autorizado judicialmente.
As medidas têm como objetivo preservar elementos relacionados à investigação e evitar a movimentação de bens e valores que possam estar vinculados aos fatos apurados.
Prefeitura teve atendimento afetado
A sede da Prefeitura de Rio dos Cedros ficou fechada e sem atendimento ao público na manhã desta terça-feira (6), segundo as informações divulgadas durante a operação.
Rio dos Cedros está localizada no Vale do Itajaí e tem cerca de 10,8 mil moradores.
Os nomes da secretária e do servidor municipal afastados não foram divulgados nas informações disponíveis.
A prefeitura foi procurada para se manifestar sobre a operação.
Investigação envolve suspeitas de corrupção
A Operação “Passe de Mágica” investiga, em tese, crimes relacionados a contratos públicos, licitações, lavagem de capitais e movimentação patrimonial.
Até o momento, os afastamentos e demais medidas são cautelares e fazem parte da investigação. A apuração deverá esclarecer a participação de cada investigado e a eventual existência de irregularidades nos contratos e negócios analisados.
As acusações são objeto de investigação, e os envolvidos têm direito à defesa e à presunção de inocência.

