IMAGENS Maurício Vieira Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, recebeu nesta segunda-feira, 1º de dezembro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, para uma reunião de trabalho no auditório Thereza Grisólia Tang, na sede do Judiciário catarinense.
O encontro reuniu 24 presidentes de tribunais de justiça estaduais e militares, em uma agenda institucional voltada ao alinhamento de diretrizes e troca de experiências entre as cortes brasileiras. 
Segundo o presidente do STF, a presença da equipe completa da Presidência do CNJ reforça o compromisso de atuação conjunta.
“Esta é uma reunião de trabalho, mas também um encontro importante com os presidentes e as presidentes dos Tribunais de Justiça dos Estados e da Justiça Militar. Viemos dialogar, trocar ideias e estabelecer premissas que devem ser construídas a quatro mãos”, ressaltou Fachin.
Evento faz parte da programação do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
A visita a Florianópolis integra a agenda do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que começou nesta segunda e segue até terça-feira (2), no Centro Integrado de Cultura (CIC).
A cerimônia de abertura ocorrerá às 18h30, com palestra da ministra Ellen Gracie, que abordará as transformações do sistema de Justiça nas últimas duas décadas. Em seguida, o professor Oscar Vilhena Vieira apresentará uma análise sobre os desafios e expectativas para o Judiciário nos próximos 20 anos.
Autoridades do Judiciário nacional participaram da reunião
Além do ministro Edson Fachin e do presidente do TJSC, participaram do encontro:
juiz Paulo Marcos de Farias, secretário de Estratégia e Projetos do CNJ;
secretária-geral do CNJ, Clara Mota;
representantes dos Tribunais de Justiça Militar de São Paulo e Minas Gerais, desembargadores Enio Luiz Rosseto e James Ferreira Santos.
Presidentes de TJs de 24 estados marcaram presença
Os Tribunais de Justiça dos Estados foram representados pelos seguintes magistrados:
Bahia (Cynthia Maria Pina Resende), Rio de Janeiro (Ricardo Couto de Castro), Maranhão (José de Ribamar Froz Sobrinho), Pará (Roberto Gonçalves de Moura), Pernambuco (Francisco Eduardo Gonçalves Sertório Canto), São Paulo (Fernando Antonio Torres Garcia e Francisco Loureiro), Minas Gerais (Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior), Goiás (Leandro Crispim), Mato Grosso (José Zuquim Nogueira), Rio Grande do Sul (Alberto Delgado Neto), Paraíba (Frederico Martinho Nóbrega Coutinho), Piauí (Aderson Antônio Brito Nogueira), Rio Grande do Norte (Ibanez Monteiro), Sergipe (Iolanda Santos Guimarães), Amazonas (Jomar Ricardo Saunders Fernandes), Paraná (Lídia Maejima), Acre (Laudivon Nogueira), Rondônia (Raduan Miguel Filho), Tocantins (Maysa Vendramini Rosal), Amapá (Jayme Henrique Ferreira) e Roraima (Leonardo Cupello).

