Um professor da rede estadual foi afastado após denúncia de assédio contra uma aluna em uma escola pública de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O caso foi registrado no dia 16 de abril e está sob investigação da Polícia Civil.
Segundo as informações apuradas, o profissional é suspeito de ter cometido um toque inadequado no corpo da estudante dentro do ambiente escolar.
Caso é investigado pela Polícia Civil
A Polícia Civil instaurou procedimento para apurar os fatos. De acordo com o delegado responsável, situações que envolvem contato físico inadequado com estudantes podem configurar crimes graves.
Entre os enquadramentos possíveis estão:
- Importunação sexual
- Estupro de vulnerável (em caso de vítima menor de 14 anos)
A autoridade também alertou que outros comportamentos considerados inadequados, mesmo que pareçam sutis, podem ser analisados durante a investigação, dependendo do contexto e da intenção.
Secretaria confirma afastamento
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que o professor foi afastado de suas funções. A Coordenadoria Regional de Educação também instaurou um procedimento administrativo para apurar o caso.
A pasta destacou ainda que equipes especializadas foram acionadas para prestar apoio à estudante.
Atendimento à vítima e medidas adotadas
O Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (NEPRE) foi mobilizado para oferecer acolhimento e encaminhamento à rede de proteção.
A Secretaria reforçou, em comunicado, que repudia qualquer forma de violência no ambiente escolar e que atua na promoção de ações educativas para prevenção.
Como denunciar casos de violência
Casos de violência contra crianças e adolescentes devem ser denunciados. Em Santa Catarina, as principais formas de denúncia são:
- Delegacias especializadas
- Conselho Tutelar
- Disque 100 (atendimento 24 horas, com anonimato)
- Polícia Militar (190), em situações de emergência
A orientação é que qualquer suspeita seja comunicada às autoridades para investigação e proteção das vítimas.

