A partir desta quinta-feira (16), professores de todo o país poderão solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil, documento oficial criado pelo governo federal para reconhecer e valorizar os profissionais da educação. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia pelo Dia do Professor, no Rio de Janeiro.
Documento tem validade de dez anos
A carteira será destinada a 2,7 milhões de docentes das redes públicas e privadas, de todos os níveis de ensino. O documento terá validade de dez anos e poderá ser solicitado pelo site Mais Professores.
Para pedir a carteira, o profissional deve ter CPF regular e comprovar que está em exercício da docência em instituição de ensino reconhecida. O sistema de solicitação ficará disponível a partir de quinta-feira (16).
Benefícios exclusivos aos docentes
O governo destacou que a Carteira Nacional Docente dará acesso a benefícios exclusivos, como meia-entrada em eventos culturais, descontos em hotéis, condições especiais em serviços financeiros e ferramentas de trabalho.
Empresas que aderirem ao programa #TôComProf exibirão o selo em seus estabelecimentos, indicando a oferta de vantagens aos professores. O desconto mínimo deverá ser de 10% sobre o valor de tabela, por até 12 meses. O edital de adesão das empresas segue aberto até 30 de novembro.
Programa Mais Professores e novas universidades
Durante o evento, Lula também anunciou novos investimentos no Programa Mais Professores, lançado em janeiro, e reafirmou o compromisso do governo com a criação da Universidade Federal Indígena e da Universidade do Esporte ainda em 2025.
“A educação é o começo, é o caminho que aponta uma luz no fim do túnel. Da parte do nosso governo, não faltará atitude para melhorar a educação neste país”, afirmou o presidente.
O portal Mais Professores também ganhou uma versão reformulada, com um painel interativo que facilita o acesso a cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado.
Premiação a 100 mil professores
Na cerimônia, o governo premiou 100 mil professores da rede pública que atuam em escolas com melhores índices no Ideb, considerando o contexto socioeconômico das unidades.
Cada docente recebeu um cartão do Banco do Brasil com R$ 3 mil para compra de equipamentos como computadores e tablets.
Para participar das próximas seleções, o professor deve preencher o formulário “Mais Professores – Valorização”, disponível no mesmo sistema da Carteira Nacional Docente.