Laguna
O número de casos de dengue confirmados em Santa Catarina sobe a cada dia. Já são 174 registros, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Destes, 109 foram contraídos no próprio estado. Com o crescimento da doença, o Programa de Combate à Dengue de Laguna fez um remanejamento e aumentou o número de armadilhas espalhadas pela cidade, de 130 para 150.
“Estamos atendendo um grande número de denúncias. Em todas as situações coletamos larvas de mosquitos, mas nenhum do tipo Aedes aegypti foi encontrado. Laguna não tem nenhum registro”, destacou o coordenador do programa, Marcos Aurélio de Souza.
Com o objetivo de monitorar e eliminar o mosquito, uma equipe com cinco agentes de endemia e um coordenador monitoram essas armadilhas e 30 pontos estratégicos, entre cemitérios, ferros-velhos, borracharias e locais de grande circulação próximos à rodovia. A vistoria em armadilhas é realizada uma vez por semana e os pontos estratégicos a cada 15 dias.
Os locais mais propícios ao surgimento do mosquito, conforme Souza, são próximos à rodovia federal onde há grande fluxo de veículos, caminhões e ônibus. “Eles costumam vir na carona dos veículos. As praias com muita movimentação de turistas também são propensas”, explica.