Wagner da Silva
Braço do Norte
Sem intenção de aumentar o índice da educação, mas com a meta de ajudar as escolas do Brasil a traçarem projetos para melhorar a qualidade do ensino, a Provinha Brasil será aplicada em Braço do Norte. Ontem, uma reunião entre os gestores da educação efetuarão uma reunião para definir quando e como o exame será realizado.
Participarão os 256 alunos das segundas séries do ensino fundamental. A prova será aplicada na sexta-feira da próxima semana. Até lá, os diretores repassarão orientações aos professores sobre a importância da avaliação e o procedimento a ser adotado durante a prova.
Para a secretária de educação da prefeitura, Cristini Kuerten Maia, o exame, realizado no início e no final do ano letivo, tem a função de servir como instrumento para auxiliar o município na discussão e criação de políticas públicas para assegurar a qualidade do ensino. A Provinha Brasil não se trata de uma avaliação dos alunos ou dos professores, isoladamente.
“O objetivo é avaliar a habilidade de aprendizagem desenvolvida pelo aluno, onde ele necessita melhorar. Precisamos conscientizar os professores sobre seu papel como parte integrante deste processo de evolução. A Provinha Brasil, não tem o objetivo de questionar a do professor”, reforça.
A diretora de ensino fundamental, Rosane Alberton Cunha, orienta que o trabalho das profissionais inicia após a prova. “Com o diagnóstico podemos evoluir no processo de alfabetização. A construção é constante, pois cada aluno tem suas próprias limitações. Um é diferente do outro. E a Provinha Brasil nos auxiliará a descobrir quais são estas necessidades”, considera Rosane.
Reunião
Os gestores da educação de Braço do Norte, já começaram a organizar a reunião pedagógica para discutir os pontos no ensino a serem reavaliados. O encontro ocorrerá no próximo mês.

