Rafael Andrade
Lauro Müller
Pela primeira vez, o sul de Santa Catarina receberá os melhores do rali do Brasil. Dez pilotos das quatro principais equipes de ponta do país treinarão em três circuitos, em Lauro Müller, entre os dias 8 e 10 de abril.
Serão 30 veículos de prova e dezenas de carros de apoio. O treino será chamado de ‘Desafio dos Gigantes’. “O diferencial deste evento é que vamos chegar à cidade com o objetivo de integrar a comunidade. As crianças das escolas receberão palestras de cultura esportiva. Os mecânicos da região já nos procuraram para saber como funciona a manutenção em veículos deste porte”, relata o coordenador do evento, Renato Perotti. Também serão proferidas pequenas palestras sobre as técnicas de pilotagem a cada tipo de solo.
Desta vez, apenas motos e quadriciclos passarão por aqui. A cidade foi escolhida por possuir praticamente todas as categorias de terrenos de rali. “O que nos chamou mais a atenção em Lauro Müller foi o relevo. Preparamos três circuitos diferentes para os treinamentos”, adianta Perotti.
Os treinamentos de rali no Brasil nunca foram abertos ao público. Desta vez, serão. A ideia da organização é planejar treinos do tipo no sul do estado duas ou três vezes por ano. Perotti, que também é proprietário de uma das equipes – a The Red Sector -, estima que cerca de R$ 50 mil serão gastos na cidade. “É mais uma forma de incrementar o turismo e o comércio”, ressalta. As outras equipes que estarão na região são: Infinity, Honda e Klaumann.
Só em fazendas
O treino em Lauro Müller serve de preparativo para o Rali dos Sertões. A prova nacional inicia a primeira etapa no dia 11 de agosto. Antes, as equipes só treinavam em fazendas particulares, fechadas ao público.

