Cerca de 1.400 pneus inservíveis foram recolhidos e encaminhados ao destino final nesta segunda-feira (3), em Capivari de Baixo, por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD). A ação foi coordenada pela Prefeitura Municipal com apoio de parceiros estaduais e ambientais.
Ação superou resultado do ano anterior
Equipes da administração municipal realizaram uma força-tarefa para recolher pneus armazenados em diferentes pontos da cidade e entregá-los à empresa responsável pela destinação correta.
O número surpreendeu positivamente: em 2023, o município havia recolhido cerca de 440 pneus, mil a menos do que o registrado em 2025.
Recolhimento ajuda a combater o Aedes aegypti
De acordo com a Comissão Municipal do PLD, o recolhimento tem como objetivo principal evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Pneus acumulados com água parada representam alto risco para a proliferação dessas doenças.
Além do impacto na saúde pública, a ação garante o destino ambientalmente adequado dos materiais, prevenindo danos ao solo e ao meio ambiente.
Programa segue com novos dias de coleta
A iniciativa é uma parceria entre o Município de Capivari de Baixo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a Reciclanip.
Moradores que ainda possuem pneus para descarte podem entregá-los nos próximos dias 4, 6, 11 e 13 de novembro, sempre das 8h às 12h, no ponto de coleta do programa, localizado na Rua João Ernesto Ramos, nº 376, nos fundos do antigo Fórum (Recreio do Trabalhador).

